segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Dilma e Kassab devem vir à Paraíba na sexta-feira

Dilma e Kassab devem vir à Paraíba na sexta-feiraA presidente da República, Dilma Rousseff (PT), deve vir à Paraíba nesta sexta-feira (4) para entregar 1948 casas do programa Minha Casa, Minha Vida construídas em parceria com o Governo do Estado no bairro das Três Irmãs, no município de Campina Grande. A confirmação da visita da presidente, no entanto, só será dada ao Governo do Estado nesta quarta-feira (2), de acordo com informações da presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehap), Emília Correia Lima. Já a vinda do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, está confirmada na agenda oficial do Ministério.
Para elaborar a agenda da presidente, uma comitiva do Palácio do Planalto chega à Paraíba nesta terça-feira (dia 1º), para visitar os locais e se reunir com representantes do Governo do Estado para acertar detalhes acerca da vinda da presidente da República.   
  De acordo com a presidente da Cehap, Emília Correia Lima, as 1948 casas formam os conjuntos Raimundo Suassuna e Acácio Fegueiredo. O Governo do Estado investiu na infraestrutura dos conjuntos, área de lazer, canal, duas escolas e dois postos de saúde.  

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

Com show de Flávio José, Ricardo entrega à população 'Trevo das Mangabeiras'

Com show de Flávio José, Ricardo entrega à população 'Trevo das Mangabeiras'Trevo das Mangabeiras, uma das obras de mobilidade urbana mais esperadas pela população da Capital, será inaugurado nesta segunda-feira (31), às 18h30, pelo governador Ricardo Coutinho. Depois da solenidade com as autoridades, haverá show do cantor Flávio José. A obra entregue representa um investimento de mais de R$ 25 milhões em recursos próprios do Governo do Estado e beneficiará cerca de 200 mil pessoas, especialmente aquelas que moram nos bairros da Zona Sul.
O diretor de Operações e Transporte do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), Hélio Cunha Lima, destacou que o Trevo das Mangabeiras contribuirá para o desenvolvimento sócio econômico da cidade. "Com a inauguração do Trevo, teremos a ampliação da infraestrutura viária, modernização da mobilidade urbana e redução do tempo de deslocamento e dos índices de acidentes. Com isso, haverá mais prosperidade e elevação da qualidade de vida da população local. Outro benefício é o maior conforto e segurança aos usuários, além da modificação da paisagem urbana daquela região da Capital", comentou.
Hélio Cunha lembrou ainda que a implantação do Trevo das Mangabeiras faz parte das obras de mobilidade urbana da Região Metropolitana de João Pessoa, dentro do Programa Caminhos da Paraíba. As demais intervenções são a construção do Viaduto do Geisel, que está sob a responsabilidade da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan); instalação já concluídas de duas passarelas na BR-230, beneficiando a comunidade de Boa Esperança e Renascer; e o Binário de Bayeux, também pronto e em operação.
Região de intenso fluxo de veículos - O Trevo fica localizado na região de interseção das Avenidas Hilton Souto Maior, Josefa Taveira e Walfrido Brandão, ao lado da sede da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap). Diariamente, circulam por essa área cerca de 30 mil veículos entre carros, camionetas, ônibus, caminhões e motos.
O projeto urbano utiliza técnica de engenharia que possibilita o escoamento do tráfego viário em todas as direções. Isso proporciona maior fluidez nas interseções das Avenidas Josefa Taveira e Hilton Souto Maior Filho.
Entre os principais serviços realizados na construção do Trevo das Mangabeiras estão o rebaixamento da Avenida Hilton Souto Maior Filho e implantação das alças de acessos laterais; construção de viaduto em concreto protendido; cravação de estacas em concreto armado para muro de arrimo; pavimentação asfáltica das pistas de rolamento; sistema de drenagem para águas profundas e superficiais; iluminação ornamental; passarelas e calçadas para pedestres; ciclovias; paisagismo; além de sinalização horizontal e vertical.
Intervenções em ruas do entorno - Para que a obra de construção do Trevo das Mangabeiras fosse realizada, foram necessárias várias intervenções logísticas preliminares. O Governo do Estado precisou, por exemplo, fazer algumas desapropriações na área para o escoamento de veículos. Foram asfaltados, recapeados ou implantados 8 km de via, o equivalente a 27 de ruas do entorno para desvios de coletivos, carros e motocicletas. O objetivo foi evitar o estrangulamento do fluxo de automóveis, que é intenso na região.
Click

Saúde prorroga prazo para vacinar contra poliomielite na Paraíba

Campanha de vacinação contra a poliomielite começou neste sábado (15) (Foto: Reprodução/TV Fronteira)O prazo de vacinação contra poliomielite foi prorrogado na Paraíba até o dia 10. O prazo terminaria nesta segunda-feira (31), mas foi estendido porque foram vacinadas apenas 78,26% das 261.141 crianças que são a meta da campanha.
Os pais ou responsáveis de crianças que tenham entre seis meses e cinco anos devem procurar um posto de vacinação contra a poliomelite e atualizar a caderneta de vacinação.
Em João Pessoa existem 114 salas de vacinação  à disposição da população. De acordo com a a coordenadora de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, Chiara Dantas, a Paraíba está em segundo lugar no ranking dos estados em vacinação contra a paralisia infantil no Brasil. O número de crianças vacinadas em João Pessoa deve sair após o fim da campanha, mas Chiara Dantas está otimista com o resultado.
A imunização contra a poliomelite é feita em gosta e não causa dor à criança. A vacina confere proteção contra os sorotipos 1, 2 e 3, e sua eficácia é em torno de 90% a 95%, com a administração das três doses. este é o 36º ano de campanha nacional de vacinação contra a pólio e o 26º ano sem a doença no país.
A vacina é contraindicada para crianças portadoras de infecções agudas com febre acima de 38º; com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo de estreptomicina ou eritromicina; que, no passado, tenham apresentado qualquer reação anormal à vacina;imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunossupressores ou com deficiência imunológica congênita; e crianças com história de paralisia flácida associada à vacina, após dose anterior da poliomielite oral.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

G1Pb

Sine-PB oferta 461 vagas de trabalho em todo o estado; maior contratação é para CG

Sine-PB oferta 461 vagas de trabalho em todo o estado; maior contratação é para CGO Sistema Nacional de Empregos da Paraíba (Sine-PB) disponibilizou nesta sexta-feira (28) uma lista contendo 461 vagas de emprego ofertados no Estado, com maior número de vagas para interessados em trabalhar na cidade de Campina Grande (237), seguido das cidades de João Pessoa (137), Patos (15) e Cabedelo (10).
As vagas destacadas em Campina Grande são para auxiliar de linha de produção (100), operador de máquinas em geral voltado para "Jovens Aprendiz" (100) e leiturista (40). Ainda há vagas destinadas especialmente para pessoas com deficiência para os cargos de assistente administrativo (3), auxiliar de limpeza (3) e auxiliar de linha de produção (22).
Inscrições - Os interessados devem procurar a sede do Sine-PB, localizada na Avenida Duque de Caxias, 305, no Centro de João Pessoa (próximo ao Shopping Terceirão), portando RG e CPF. Mais informações podem ser obtidas também pelos telefones (83) 3218-6619, 3218-6618 ou 3218-6624 (em João Pessoa) e (83) 3531-4386 (em Cajazeiras).
Confira a oferta de vagas:
SINE BAYEUX 
01-GERENTE FINANCEIRO
03-AUXILIAR DE LINHA DE PROCUÇÃO
01-FUNILEIRO DE AUTOMÓVEIS
01-LANTERNEIRO DE AUTOMÓVEIS
01-MECÂNICO ELETRICISTA DE DIESEL
01-MECÂNICO DE AUTO EM GERAL
01-PINTOR DE AUTOMÓVEIS
01-MECÂNICO DE AUTO

SINE CAMPINA GRANDE 
03-ASSISTENTE ADMINISTRATIVO ( pessoas com deficiência)
03-AUXILIAR DE LIMPEZA (pessoas com deficiência)
22-AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO( pessoas com deficiência)
100-AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO
01-BALCONISTA
01-CONFEITEIRO
01-CALDEIREIRO DE MANUTENÇÃO
01-CHEFE DE DEPARTAMENTO PESSOAL
01-COZINHEIRO DE RESTAURANTE
01-COZINHEIRO NO SERVIÇO DOMÉSTICO
01-FARMACEUTICO
01-GESSEIRO
40-LEITURISTA
01-OPERADOR DE CALDEIRA
01-OPERADOR DE MÁQUINAS DE DOBRAR CHAPA
100-OPERADOR DE MÁQUINAS FIXAS EM GERAL ( Jovens Aprendiz)
01- TOSADOR DE ANIMAIS DOMÉSTICOS

SINE PATOS 
10-ATENDENTE DE LANCHONETE

SINE SANTA RITA 

25- AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO
01- SUPERVISOR DE VENDAS

SINE CABEDELO
01-OPERADOR DE CAIXA (pessoas com deficiência)
01-AUXILIAR DE LIMPEZA
01-FISCAL DE LOJA
02-VENDEDOR INTERNO
02-AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO
02-AUXILIAR DE EXPEDIÇÃO
01-CREDIÁRISTA

SINE CAJAZEIRAS
01-COZINHEIRO INDUSTRIAL
01-NUTRICIONISTA
04-VENDEDOR EXTERNO

SINE SOUSA
 
01-GERENTE DE LOJA
01-VENDEDOR INTERNO

SINE  JOÃO PESSOA
01 - AGENTE DE PORTARIA
01 - ASCENSORISTA
01 - AUXILIAR DE CONTAS
30 - AUXILIAR DE DEPÓSITO
03 - AUXILIAR DE LIMPEZA
01 - AUXILIAR FINANCEIRO
01 - BANHISTA DE ANIMAL
30 - COSTUREIRA EM GERAL
01 - COSTUREIRA DE CONFECÇÃO EM SÉRIE
04 - COZINHEIRO DE RESTAURANTE
01 - DESIGNER DE INTERIORES
06 - EMPACOTADOR
02 - EMPREGADO DOMÉSTICO
01 - ENCARREGADO DE ELETRICISTA
01 - ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
01 - VENDEDOR INTERNO
01 - TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO
01 - TOSADOR DE ANIMAIS DOMÉSTICOS
01 - TORNEIRO MECÂNICO
17 - PEDREIRO
01 - SUPERVISOR COMERCIAL
02 - MANICURE
08 - OPERADOR DE CAIXA
05 - MECÂNICO DE AUTOMÓVEL
02 - MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS
12 - FISCAL DE PREVENÇÃO DE PERDAS
02 - INSTALADOR DE EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÃO

Convite para entrega de Trevo das Mangabeiras gera birra entre Ricardo e Cartaxo

Convite para entrega de Trevo das Mangabeiras gera birra entre Ricardo e CartaxoO prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, afirmou na manhã desta segunda-feira (31) durante solenidade na Comunidade do Timbó, que não recebeu convite formal para a inauguração do Trevo das Mangabeiras. A obra foi feita com recursos próprios do Governo do Estado na ordem de R$ 26 milhões e será entregue hoje às 18h30.
Apesar de ter sido "esquecido" o prefeito declarou que não guarda ressentimento, já que "quando um não quer dois não brigam".
Cartaxo ainda fez questão de lembrar as obras que tem feito na cidade, "nós estamos entregando uma obra importante também para João Pessoa, que se soma às obras de mobilidade que a prefeitura tem feito na cidade, mais de sete binários, ou seja, uma coisa se soma a outra".
O prefeito ainda ressaltou que "no que diz respeito à solenidade de inauguração do Trevo, até agora nós não recebemos o convite formal por parte do Governo do Estado, mas havendo o convite formal a prefeitura se fará presente".
Já o governador Ricardo Coutinho ao ser indagado se o prefeito havia sido convidado para a solenidade, afirmou que como não faz parte do cerimonial, não saberia dizer sequer se a presidenta Dilma Housseff foi convidada.
Ricardo, no entanto, ressaltou não saber nem se foi feito convite para a solenidade e que "temos uma grande conclamação feita através das mídias sociais para que aqueles que ajudaram, que não tentaram impedir uma obra tão importante possam estar presentes celebrando com toda João Pessoa".

Click

Mercado vê menos inflação neste ano e queda maior do PIB em 2015 e 2016


Os economistas do mercado financeiro baixaram, na semana passada, sua estimativa de inflação para este ano, mas também previram uma contração maior do Produto Interno Bruto (PIB) tanto em 2015 quanto em 2016, segundo o relatório de mercado, documento que é fruto de pesquisa do Banco Central com mais de 100 instituições financeiras - divulgado nesta segunda-feira (31).

Para a inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a previsão do mercado financeiro recuou para 9,28% na semana passada, contra 9,29% na semana anterior. Foi a segunda queda consecutiva deste indicador.
Mesmo com a queda na previsão de inflação para este ano, se confirmado o resultado, será o maior índice em 12 anos, ou seja, desde 2003 – quando somou 9,30%. Para 2016, porém, os economistas elevaram sua expectativa de inflação de 5,50% para 5,51% na quarta alta seguida.
Segundo economistas, a alta do dólar e, principalmente, dos preços administrados (como telefonia, água, energia, combustíveis e tarifas de ônibus, entre outros) pressiona os preços em 2015. Além disso, a inflação de serviços, impulsionada pelos ganhos reais de salários, segue elevada.
Pelo sistema que vigora no Brasil, a meta central para 2015 e 2016 é de 4,5%, mas, com o intervalo de tolerância existente, o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5%, sem que a meta seja formalmente descumprida. Com isso, a inflação deverá superar o teto do sistema de metas em 2015, algo que não acontece desde 2003.
Produto Interno Bruto
Para o comportamento da economia neste ano, os analistas passaram a estimar, na semana passada, uma retração de 2,26%. Foi a sétima queda seguida deste indicador. Até então, a expectativa do mercado era de um recuo de 2,06% para o PIB de 2015. Se confirmado, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990 – quando foi registrada uma queda de 4,35%.
Para 2016, os economistas das instituições financeiras passaram a prever uma contração de 0,40% no Produto Interno Bruto do país. Na semana anterior, haviam estimado uma retração de 0,24% para a economia no próximo ano. Para se ter uma ideia, no início deste ano, a previsão dos economistas era de uma expansão de 1,8% para a economia brasileira no ano que vem.
Se a previsão se concretizar, será a primeira vez que o país registra dois anos seguidos de contração na economia – a série histórica oficial, do IBGE, tem início em 1948. O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos em território brasileiro, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia brasileira.
Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que aeconomia brasileira registrou retração 1,9% no segundo trimestre de 2015, em relação aos três meses anteriores, e o país entrou na chamada "recessão técnica", que ocorre quando a economia registra dois trimestres seguidos de queda. De janeiro a março deste ano, o PIB teve baixa de 0,7% (dado revisado).
Taxa de juros
Após o Banco Central ter subido os juros para 14,25% ao ano no fim de julho, o maior patamar em nove anos, o mercado manteve a estimativa de que não devem ocorrer novos aumentos de juros em 2015. A próxima reunião do Copom está marcada para esta semana. Para o fim de 2016, a estimativa ficou estável em 12% ao ano - o que pressupõe reduções da taxa Selic ao longo do ano que vem.
A taxa básica de juros é o principal instrumento do BC para tentar conter pressões inflacionárias. Pelo sistema de metas de inflação brasileiro, a instituição tem de calibrar os juros para atingir objetivos pré-determinados. As taxas mais altas tendem a reduzir o consumo e o crédito, o que pode contribuir para o controle dos preços.
Câmbio, balança e investimentos
Nesta edição do relatório Focus, a projeção do mercado financeiro para a taxa de câmbio no fim de 2015 permaneceu em R$ 3,50 por dólar. Para o término de 2016, a previsão dos analistas para a taxa de câmbio ficou estável em R$ 3,60.
A projeção para o resultado da balança comercial (resultado do total de exportações menos as importações) em 2015 permaneceu em US$ 8 bilhões de resultado positivo. Para 2016, a previsão de superávit ficou estável em US$ 16,80 bilhões.
Para este ano, a projeção de entrada de investimentos estrangeiros diretos no Brasil permaneceu em US$ 65 bilhões. Para 2016, a estimativa dos analistas para o aporte ficou estável também em US$ 65 bilhões.
G1

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Economia brasileira cai 1,9% no segundo trimestre


O Produto Interno Bruto do Brasil teve queda de 1,9% no segundo trimestre de 2015, na comparação com o primeiro trimestre, informou hoje (28) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador mostra que a soma das riquezas produzidas no Brasil nos meses de abril, maio e junho foi R$ 1,428 bilhão.
Nos primeiros seis meses de 2015, a retração acumulada da economia brasileira foi 2,1%, segundo o IBGE. O Produto Interno Bruto do segundo trimestre de 2015 ficou 2,6% abaixo do que foi registrado no mesmo período do ano passado. A queda do PIB em relação ao trimestre anterior é a maior desde o primeiro trimestre de 2009.
A maior queda foi registrada na indústria, que teve redução de 4,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. A agropecuária teve queda de 2,7% e o setor de serviços recuou 0,7%. O consumo do governo cresceu 0,7%.
As exportações de bens e serviços aumentaram 3,4% no segundo trimestre, em relação ao três primeiros meses do ano, e as importações caíram 8,8%. A despesa de consumo das famílias caiu 2,1% ante o trimestre anterior.
A retração da indústria foi mais intensa na construção civil, que apresentou desempenho 8,4% menor que no primeiro trimestre. A indústria da transformação teve queda de 3,7%. A indústria da construção e a indústria da transformação respondem juntas por 75% do volume industrial brasileiro.
No setor de serviços, o comércio caiu 3,3%, os serviços de transporte, armazenagem e correio recuaram 2% e os serviços de informação, 1,3%. Os serviços de administração, saúde e educação pública tiveram a maior alta, de 1,9%.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o setor agropecuário foi o único a apresentar alta, de 1,8%. De acordo com o IBGE, o bom desempenho de alguns produtos com safra no segundo trimestre e a produtividade contribuíram para o resultado. Em um ano, houve crescimento de 11,9% para a soja, 5,2% para o milho e 4,4% para o arroz. A produção de café e feijão caíram 2,2% e 4,1%, respectivamente.
A queda da indústria em relação ao ano passado chegou a 5,2%, puxada pela indústria de transformação, que recuou 8,3%. O setor de serviços caiu 1,4% em relação a 2014, com queda de 7,2% no comércio atacadista e varejista.
O desempenho das exportações e importações na comparação interanual foi influenciado por uma desvalorização cambial do real de 38% entre o segundo trimestre de 2014 e o deste ano. As exportações de bens e serviços subiram 7,5% e as importações caíram 11,7%.
As despesas de consumo das famílias também tiveram queda maior na comparação com 2015 que em relação aos primeiros meses de 2014. De acordo com o IBGE, o indicador recuou 2,7%, a segunda queda consecutiva. Fatores como inflação, juros, crédito emprego e renda pesaram para que o resultado fosse negativo.

AgênciaBrasil

TRE-PB aprova recadastramento biométrico em 98 cidades do Estado

Resultado de imagem para tre pbO Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou nesta quinta-feira (27) a Resolução nº10/2015, que regulamenta a revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos em noventa e oito municípios do estado, a saber: Alagoa Nova, Alcantil, Algodão de Jandaíra, Amparo, Aparecida, Araçagi, Areia de Baraúnas, Areial, Assunção, Bananeiras, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Bayeux, Boa Ventura, Boqueirão, Borborema, Cabaceiras, Cacimba de Areia, Cacimbas, Cajazeirinhas, Camalaú, Caraúbas, Caturité, Congo, Coxixola, Cubati, Cuitegi, Curral de Cima, Curral Velho, Desterro, Diamante, Dona Inês, Esperança, Guarabira, Gurjão, Imaculada, Itaporanga, Jacaraú, Juazeirinho, Junco do Seridó, Lagoa de Dentro, Lagoa, Lastro, Livramento, Lucena, Mãe d'Água, Marizópolis, Matinhas, Maturéia, Montadas, Monteiro, Nazarezinho, Olivedos, Parari, Passagem, Patos, Paulista, Pedra Branca, Pedro Régis, Pilões, Pilõezinhos, Pombal, Quixaba, Remígio, Riacho de Santo Antônio, Salgadinho, Santa Cruz, Santa Luzia, Santa Rita, Santa Terezinha, Santo André, São Bentinho, São Domingos de Pombal, São Domingos do Cariri, São Francisco, São João do Cariri, São José do Tigre, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São José dos Cordeiros, São Mamede, São Sebastião de Lagoa de Roça, São Sebastião do Umbuzeiro, São Vicente do Seridó, Serra Branca, Serra Grande, Soledade, Sousa, Sumé, Taperoá, Teixeira, Tenório, Várzea, Vieirópolis e Zabelê.
A decisão considera, entre outros itens, o que disciplina o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como sendo procedimentos para a realização da atualização ordinária do cadastro eleitoral com implementação de nova sistemática de identificação do eleitor.
A Resolução, encaminhada à publicação, determina a obrigatoriedade aos eleitores, em situação regular ou liberada, inscritos nas localidades envolvidas ou para elas movimentados.
Os eleitores deverão apresentar, no ato da revisão, a seguinte documentação: carteira de identidade ou carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional; certificado de quitação do serviço militar (para os do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos); certidão de nascimento ou casamento, extraída do Registro Civil; instrumento público pelo qual se comprove ter o eleitor idade igual ou superior a 16 (dezesseis) anos, e do qual constem, também, os demais elementos necessários à sua qualificação; e documento do qual se infira a nacionalidade brasileira do requerente.
No momento da atualização dos dados, o eleitor será fotografado e serão colhidas as impressões digitais dos dez dedos por meio de leitor óptico, ressalvada a impossibilidade física, além de ser tomada a assinatura digitalizada.

Assessoria

Ministro confirma proposta de novo imposto para financiamento da saúde

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, confirmou nesta quinta-feira (27) a proposta do governo de um novo imposto para financiar a saúde. A motivação do novo imposto são as dificuldades do governo para cobrir as despesas de 2016.
O novo imposto seria cobrado sobre as transações bancárias, exatamente como a antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
O ministro defende uma alíquota de pelo menos 0,38%, o último percentual da CPMF, que vigorou por dez anos e acabou em 2007, quando foi derrubada pelo senado. Segundo ele, o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa de mais dinheiro.
O imposto deve nascer com um novo nome – CIS (Contribuição Interfederativa da Saúde) – e arrecadar até R$ 85 bilhões por ano. Diferente da CPMF, cuja arrecadação era destinada somente para o governo federal, a nova proposta prevê a divisão dos recursos entre municípios, estados e governo federal – tudo tem que ser investido em saúde.
A intenção é incluir a contribuição na proposta do governo para o orçamento do ano que vem, que chega ao Congresso na segunda-feira. Para entrar em vigor, terá de ser aprovada pelos parlamentares em dois turnos.
O vice-presidente Michel Temer disse que a discussão ainda está aberta. "Por enquanto éburburinho. Vamos esperar o que vai acontecer nos próximos dias. Nós não examinamos esse assunto ainda. Evidentemente, a primeira ideia é sempre essa: não se deve aumentar tributo. Mas, por outro lado, há muitas vezes a necessidade – não estou dizendo que vamos fazer isso –, há necessidade de apoiar medidas de contenção", afirmou.
Os presidentes da Câmara e do Senado reagiram contra. "A solução é a retomada da confiança para a retomada da economia, não aumentar a carga tributária do contribuinte. Então, eu pessoalmente sou contrário à recriação da CPMF neste momento e acho pouco provável que tenha apoio na Casa.", disse Eduardo Cunha.
"Eu tenho muita preocupação com aumento de imposto, com aumento da carga. O Brasil não está preparado para voltar a conviver com isso. Nós estamos numa crise econômica, profunda, e qualquer movimento nessa direção pode agravar a crise", afirmou Renan Calheiros.
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), defende a ideia. "Acho que tinha que ser uma contribuição social para a saúde vinculada constitucionalmente. (...) Estou com projeto prontinho, está no forno, e eu estou apenas avaliando, porque como eu sou do governo, para não dar ideia de que é o governo que está apresentando, mas é uma iniciativa que eu quero tomar nos próximos dias", declarou.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avalia como "absurda" a volta da CPMF porque aumenta custos e tira a competitividade. Segundo a entidade, o país precisa de corte nos gastos públicos para equilibrar as contas públicas e não de aumento de impostos.
Arrecadação líquida da CPMF e do IOF no período entre 1994 e 2010 (Foto: Editoria de Arte / G1)

Sine CG tem 344 vagas de emprego para esta sexta-feira

Resultado de imagem para vaga de emprego
O Sistema Nacional de Emprego em Campina Grande tem 344 vagas de emprego para esta sexta-feira (28). Os cargos com maior número de ofertas são auxiliar de linha de produção e operador de telemarketing, com 100 oportunidades cada um.
Para concorrer às vagas, os interessados devem ir ao Sine Campina, na Rua Afonso Campos, 143, no Centro da cidade, ou ligar para o telefone 3310-6277 e obter mais informações. Para o cadastro, o candidato deve levar currículo, RG, CPF e carteira de trabalho.
Veja o quadro abaixo:
Quant. de Vagas
CARGO OFERECIDO
ESCOLARIDADE
EXPERIÊNCIA
SALÁRIO
1
ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS
SUP.COMP.RH
6 MESES
 A COMBINAR
50
ARMAZENISTA
DEFICIENTE FÍSICO
6 MESES
 A COMBINAR
11
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
NANISMO
6 MESES
 A COMBINAR
1
ATENDT.DE FARMAC.BALCONISTA
P/CIDADE DE ESPERANÇA
6 MESES
A COMBINAR
1
AUXILIAR DE COZINHA
ENS.FUND.INCOMP.
6 MESES
 A COMBINAR
8
AUXILIAR DE LIMPEZA
ENS.MED.COMP.
6 MESES
 A COMBINAR
100
AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO
ENS.FUND.COMP.
6 MESES
 A COMBINAR
1
BARMAN
ENS.FUND.COMP.
6 MESES
 A COMBINAR
1
CABELEIREIRO
ENS.FUND.COMP.
6 MESES
 A COMBINAR
2
CAMAREIRA DE HOTEL
ENS.FUND.COMP.
6 MESES
 A COMBINAR
1
CARTAZISTA
ENS.MED.COMP.
6 MESES
 A COMBINAR
1
CINEGRAFISTA (CAMERAMAN CINE.
SUP.COMP.(ARTMIDIA)
6 MESES
 A COMBINAR
11
COSTUREIRA DE MAQ.INDUSTRIAIS
ENS.FUND.COMP.
6 MESES
A COMBINAR
1
COZINHEIRO GERAL
ENS.FUND.INCOMP.
6 MESES
 A COMBINAR
2
ELETRICISTA
ENS.MED.COMP.
6 MESES
A COMBINAR
1
EMPREGADO DOMT.SERV.GERAIS
ENS.MED.COMP.
6 MESES
 A COMBINAR
1
FARMACÊUTICO
SUP.COMP.FARMÁCIA
6 MESES
A COMBINAR
1
FATURISTA
ENS.MED.COMP.
6 MESES
 A COMBINAR
3
GARI
DEFICIENTE FÍSICO
6 MESES
 DOS DOIS.
1
OFFICE-GIRL
ENS.MED.COMP.
6 MESES
 A COMBINAR
16
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS
DEFICIENTE FÍSICO
6 MESES
 A COMBINAR
1
OPERADOR DE CAIXA
ENS.MED.COMP.
6 MESES
 A COMBINAR
5
OPERADOR DE MAQ. FIXAS
JOVEM APRENDIZ
18 A 24 ANOS
 A COMBINAR
1
OPERADOR DE TELEMARKETING
ENS.MED.COMP.
6 MESES
 A COMBINAR
100
OPERADOR DE TELEMARKETING
ENS.MED.COMP.
CURRICULUM
A COMBINAR
1
PIZZAIOLO
ENS.FUND.COMP.
6 MESES
A COMBINAR
1
PORTEIRO
DEFICIENTE FÍSICO
6 MESES
A COMBINAR
1
QUIMICO INDUSTRIAL
SUP.INCOMP.QUIMICA
6 MESES
A COMBINAR
1
TÉC.DE MAT. DE COMPUTADOR
ENS.MED.COMP.
6 MESES
A COMBINAR
1
TÉC.DE MAT. INFORMÁTICA
ENS.MED.COMP.
6 MESES
A COMBINAR
1
VENDEDOR PRACISTA
ENS.MED.COMP.
6 MESES
A COMBINAR
14
VENDEDOR PRACISTA
ENS.MED.COMP.
6 MESES
A COMBINAR
1
GARÇONETE
ENS.MED.COMP.
6 MESES
A COMBINAR
344