segunda-feira, 11 de maio de 2015

Prefeitura Municipal de João Pessoa recebe três prêmios com o Portal da Transparência


Resultado de imagem para prefeitura de joao pessoaUm ambiente virtual onde a população pode acompanhar onde o dinheiro público está sendo investido na execução de obras, serviços e convênios. Desta forma funciona o Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Por sua utilidade pública voltada a transparência das informações municipais, a plataforma de dados já recebeu três prêmios nacionais e estaduais. No ano passado, o Portal da Transparência (http://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br) obteve o primeiro lugar no quesito transparência, segundo o Fórum Estadual de Combate a Corrupção. Ainda em 2014, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), que atua no monitoramento do orçamento público, classificou João Pessoa como a terceira cidade com mais transparência orçamentária, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e São Luiz, no Maranhão. 

O Instituto Contas Abertas, de Brasília, selecionou a Capital paraibana como uma das cinco mais transparentes do país. O secretário da Transparência, Éder Dantas, destacou que o portal amplia o acesso à informação pública. “Neste ambiente, o cidadão pode acompanhar a utilização do dinheiro público e contribuir para o controle social dos gastos, garantindo assim a transparência da gestão. Temos ainda o Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) e o Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate a Corrupção”, ressaltou. 

Visando melhorar e democratizar a gestão, a Secretaria de Transparência ainda realiza seminários, debates e audiências públicas com o objetivo de incorporar as sugestões dos cidadãos às políticas públicas. 

O que é – O Portal da Transparência é uma ferramenta para prestação de contas, por meio da qual a população tem acesso às informações sobre despesas, receita, convênios, editais, licitações, Semanário Oficial e obras do Governo Municipal. Ano passado, o portal passou por modificações como o novo layout e a inclusão de informações sobre projetos da PMJP, lista de pessoal, gastos com diárias e publicações da Setransp. Sua criação está de acordo com a Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009, a chamada Lei Capiberibe, que determina a disponibilização, em tempo real, de informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 

Pedidos de informação– Na página principal do Portal da Transparência, o usuário encontra o Sistema de Informação ao Cidadão (SIC), por meio do qual pode solicitar alguma informação que não tenha encontrado no portal. Para o usuário gerar uma demanda, basta preencher um formulário com seus dados pessoais e, em seguida, acompanhar o andamento de sua solicitação. O SIC funciona com base nas leis 12.527/2011 (Lei de Acesso a Informação) e 12.645/2013 (Lei Municipal de Acesso a Informação).



Secom/JP

Plano de saúde deve custear tratamento psiquiátrico enquanto houver prescrição

Resultado de imagem para planos de saudePlano de saúde deve custear tratamento psiquiátrico enquanto houver prescrição médica de continuidade. Com base nesse entendimento, a 11ª Vara Cível de Brasília condenou a Sulamérica a pagar as despesas hospitalares de um segurado e a indenizá-lo por danos morais no valor de R$ 6 mil pela recusa indevida.
A paciente alegou que foi internada na Mansão Vida, no dia 17 de fevereiro de 2014, para tratamento psicológico de psicose bipolar, mas a Sulamérica apenas cobriu os custos da internação integral pelo prazo de 30 dias. Conforme relatório médico, a paciente não tinha condições de receber alta, devendo continuar internada por tempo indeterminado. Foi solicitada a prorrogação da internação e que os custos fossem totalmente pagos pelo plano de saúde. No entanto, o plano efetuou somente o pagamento parcial.
A Sulamérica apresentou contestação alegando que no contrato firmado pelas partes existem cláusulas que preveem os riscos, as condições e os limites de cobertura, com as quais concordou a autora e que estão em harmonia com as disposições previstas na Lei 9.656/98. O contrato em questão prevê somente a cobertura integral por 30 dias para internação psiquiátrica, sendo que após esse período haverá coparticipação do beneficiário em 50% do valor das despesas, o que está de acordo com o teor do artigo 16 da Lei dos Planos de Saúde e com a Resolução Normativa 262 da ANS. Por fim, entendeu que a conduta que a segurada imputa à seguradora não é capaz de causar qualquer dano a sua personalidade, o que exclui por completo a indenização pelos danos morais e requereu a improcedência do pedido.
O juiz decidiu que "cláusula que prevê a limitação do prazo de internação por apenas 30 dias é abusiva, pois coloca a consumidora em desvantagem exagerada, além de restringir os direitos inerentes à natureza do contrato, a ponto de tornar impraticável a realização de seu objeto".
Na visão do juiz, "o dano moral é facilmente perceptível, pois dúvida não há de que, em face do ocorrido, a parte autora se viu numa situação não apenas incômoda e constrangedora, porque a sua expectativa de estar protegida pelo seguro de saúde foi frustrada. A recusa indevida à cobertura médica pleiteada pelo segurado é causa de danos morais, pois agrava a sua situação de aflição psicológica e de angústia no espírito". Cabe recurso da sentença.Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-DF.
Processo 2014.01.1.041287-6

Conjur

PB: Sindicato dos Bancários promove eleição nesta semana

PB: Sindicato dos Bancários promove eleição nesta semanaNesta quarta e quinta-feira (13 e 14), acontece a eleição da nova Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro no Estado da Paraíba (Sintrafi-PB)- mais conhecido como Sindicato dos Bancários, para o quadriênio 2015 - 2019. O processo eleitoral com chapa única ocorrerá das 9 às 18h, com mesas coletoras de votos instalada na sede do sindicato, em João Pessoa e mais 13 urnas itinerantes espalhadas pelo estado.
A nova chapa traz em sua composição uma renovação de cerca de 30% da atual diretoria, mesclando a experiência e oxigenando a disposição de luta com sangue novo. Denominada Luta, Transparência e Autonomia, a chapa é encabeçada pelo funcionário do Bradesco, Marcos Henriques e Silva, atual presidente do Sindicato, secretário de finanças e administração da CUT Paraíba e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE). 
A eleição
Somente terão direito ao voto, os trabalhadores sindicalizados há pelo menos quatro meses e que estejam com as mensalidades sindicais em dia. Para votar, o bancário habilitado pode usar sua carteira sindical, o crachá de identificação funcional ou a carteira de identidade. Qualquer uma dessas opções garante o direito ao voto. O processo eleitoral acontecerá simultaneamente nas regiões do Sertão, Cariri, Curimataú, Brejo e Litoral paraibano.
COMPOSIÇÃO DA CHAPA 1 – LUTA, TRANSPARÊNCIA E AUTONOMIA

Diretoria Administrativa
Presidente: Marcos Henriques e Silva (BRADESCO)
Sec. Geral: Marcelo de Lima Alves (HSBC)
Sec. De Finanças: João Batista Crispim de Almeida (CAIXA)
Sec. Imprensa: Rogério de Lucena Lima (BRADESCO)
Sec. Estudos Sócio-Econômicos: Silvana Maria Ramalho Rodrigues (CAIXA)
Sec. Formação Sindical: Lindonjhonson Almeida de Araujo (BRADESCO)
Sec. Patrimônio: José César Estrela de Oliveira (ITAÚ)
Sec. Mulher Bancária: Magali Pontes da Silva (BB)
Sec. Assuntos Jurídicos: Jurandi Pereira do Nascimento Filho (BB)
Sec. Assuntos do Interior: Carlos Hugo Carvalho Guimarães (ITAÚ)
Sec. Política Social: Robson Luis Andrade Araujo (BNB)
Sec. Esporte e Lazer: Paulo Henrique Rocha Costa (BB)
Sec. Cultura: Paulo César Soares de França (BB)
Sec. Relações Inter-Sindicais: Paula Chaves Nóbrega (CAIXA)
Sec. Aposentados: Sivaldo Torres Soares (SANTANDER)

Diretoria Administrativa – Suplentes
Washington Luiz Andrade da Silva (HSBC)
Lucius Fabiani de V. Sousa (CAIXA)
José Ronaldo Barbosa (BRADESCO)
Edson Borges Silva (ITAÚ)
Marco Antonio Melo de Oliveira (SANTANDER)
Francisco de Assis Chaves da Costa (BB)
Felipe Rangel Pontes Lins (BRADESCO)
Natascha Brayner Sobreira (CAIXA)
Genário Moreira de Lima (SANTANDER)
Otacílio de Souza Formiga Neto (BB)
Carlos Henrique Bento Barão (ITAÚ)
Renata Ribeiro B. da Silveira (SANTANDER)
Carlos Antônio de Oliveira Guedes (BB)
Cicero Ezequiel Filho (CAIXA)
Yamagutt Olinto dos Santos (BRADESCO)

Conselho Fiscal Efetivo
Bertolúcia Mariz de Melo (SANTANDER)
Edinalda Dantas Medeiros (BRADESCO)
Antônio Mario M. e Silva (BB)

Conselho Fiscal Suplente
Paulo Romero Urquiza de Sá (BNB)
Adriana Coelho Maletta (BB)
Francisco Assis Dalbergio M. Cavalcante (CAIXA)

Click

Programação do São João de Campina é divulgada com redução de 25% de atrações

Programação do São João de Campina é divulgada com redução de 25% de atraçõesO coordenador do São João, Temístocles Cabral, anunciou na tarde desta segunda-feira, 11, a programação oficial do São João, versão 2015, em solenidade no espaço Paulo Pontes, subsolo do Teatro Severino Cabral, oportunidade em que ocorreu uma coletiva com a Imprensa sobre o evento. Este ano, a programação de shows teve uma redução de 25%, implicando a suspensão em duas segundas e uma terça-feira.
As principais atrações de anos anteriores estarão presentes na versão 2015, como Elba Ramalho, Assisão, Flávio José, Jorge de Altinho, Os Três do Nordeste, além das atrações locais como Amazan, Tom Oliveira, Biliu de Campina, Luan Estilizado, dentre outros.

Explicou o coordenador do evento, Temi Cabral, que atendendo à orientação do prefeito Romero Rodrigues, e do vice-prefeito Ronaldo Cunha Lima Filho, a programação foi equilibrada dentro de forma que atendesse a todas as faixas etárias de público. Ao mesmo tempo, Temi pediu a compreensão e agradeceu aos artistas, que tem no Maior São João do Mundo uma vitrine, mas a programação foi formatada dentro daquilo que permitiam as circunstâncias, de um ano de que crise que enfrenta o País.

Por seu turno, o coordenador de Comunicação da Prefeitura, Marcos Alfredo, destacou o apoio que o evento vem recebendo, e procedeu a exibição da programação, comunicando aos jornalistas que ela também encontra em folder e no site da Prefeitura. Informou ainda que o site d´ O Maior São Joao do Mundo vai ficar no ar o ano inteiro.
Este ano o evento vai prestar uma homenagem a William Medeiros, o criador do Milharildo e Sabugildo, milhos da marca do São João.
GRADE DE PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO

   
DATA
ATRAÇÃO
Sex
05/jun
Biliu de Campina
Jairo Madruga
Jorge de Altinho
Os 3 do Nordeste
Luan e Forró Estilizado
Sáb
06/jun
Erika Marques
Ton Oliveira
Flávio José
Forró da Curtição
Dom
07/jun
Culé de Xá
Felipe Lemos
Gabriel Diniz
Banda Palov
Seg
08/jun

Ter
09/jun
Forró das Mulheres - Eloisa Olinto, Sandra Belê e Janine e Banda
Qua
10/jun
Forró da Galera - Forrozão Karkará
Galã pense numa Farra
Ramon Schinayder
Qui
11/jun
Jurandir da Feira
Vinicios e Sobral
Assisão
Banda Encantus
Sex
12/jun
Geovane Júnior
Os Nonatos
Alexandre Tan-Forró dos Namoraos
Forró do Bom (Aduílio Mendes, Katia Cilene, Vini Show)
Sáb
13/jun
Festa Sistema Correio
Os 3 do NE, Capilé, Coroné Grilo, Forró Bakana, João Marcelo & Juliano
Dom
14/jun
Diogo Cirne
Edglay Miguel
Banda Magnifícos
Dorgival Dantas
Seg
15/jun

Ter
16/jun
Impacto X
Coco Seco
Forró Instigação
Qua
17/jun
Forró da Galera - Forró pra Curtir
Afrodite
Fabiano Guimarães
Aviões do Forró
Qui
18/jun
Cicinho Lima
Raniere Gomes
Denys Paraíba
Bonde do Brasil
Sex
19/jun
Poeta Francinaldo
Ioranes - Forró do Imperador
Amazan
Nando Cordel
Sáb
20/jun
Pinto do Acordeon
Genival Lacerda
Eliane
Alceu Valença
Saia Justa
Dom
21/jun
Novinho da Paraíba
Forró da Barka
Maciel Melo
Joverlaine & Mania de Sertanejo
Seg
22/jun
Tribo Cordel
Beto Brito
Orquestra Sânfonica Balaio Nordeste
Luisinho Calixto
Ter
23/jun
Antonio Barros e Ceceu
Tony Dumond
Capilé
Elba Ramalho
Qua
24/jun
Chico Sales
Biliu de Campina
Zé Ramalho
Mara Pavanelly
Qui
25/jun

Zé Calixto
Banda Magia
Os Gonzagas
Netinho Lins
Sex
26/jun
Marco Freire e Banda
Edmar Miguel
Lucy Alves
Espora de Ouro
Sáb
27/jun
Cezinha
Cavalo de Pau
Shilton Fernandes
João Lima
Dom
28/jun
Renata Arruda
Forró Sacaneado
Solteirões do Forró (Zé Cantor e Walkyria Santos)
Niedson Lua
Seg
29/jun
Forró Quente
Gatinha Manhosa
Forrozão das Antigas
Gente Boa
Ter
30/jun
Projeto Fé e Cultura - Fábio de Melo, Projeto Acreditar CAE Helena Holanda
Qua
01/jul
Forró da Galera - Bruno Melo
Matheus Felipe e Forró Ousado
Forró do Eskulaxo
Desejo de Menina
Qui
02/jul
Vates & Viola
Cabruêra
Candeeiro Natural
Sex
03/jul
Inaudete Amorin
Geraldinho Lins
Edra Veras
Coleguinhas
Sáb
04/jul
Coroné Grilo
Waldonys
Forró Zueira
Saia Rodada
Dom
05/jul
GG e Banda Forró do Gordinho
Raiany Stefany
Forró da Manha
Garota Safada

Click