terça-feira, 28 de abril de 2015

VLT volta a circular na grande João Pessoa nesta quarta-feira, diz CBTU

Segundo a CBTU, durante todo o percurso era grande a quantidade de pessoas esperando para ver o VLT (Foto: Everaldo Ricardo/CBTU)O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da região metropolitana volta a circular nesta quarta-feira (29), de acordo com o Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O trem volta a funcionar depois de danos causados por usuários serem consertados e da poda de árvores que atrapalhavam a passagem em um trecho de 1 km do percurso.
De acordo com Gerente de Operação e Manutenção da CBTU, Othomagno Viegas, os danos causados ao VLT já foram reparados e ele está pronto para o retorno. “Ele continuará funcionando em horários que não são de pico, de segunda a sexta, das 8h40 às 16h, alternando com o trem antigo”, afirma.
Já a poda das árvores foi autorizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e realizada entre o fim de semana e esta terça-feira (28). Antes do retorno, todo o trecho foi inspecionado pela Companhia, que verificou a limpeza e o bom estado do trecho para o funcionamento do VLT.
“Ele continuará funcionando em horários que não são de pico, de segunda a sexta, das 8h40 às 16h, alternando com o trem antigo”, afirma o gerente.
G1Pb

Exame de DNA confirma paternidade de bebê deixado em calçada na PB

No último dia 6, o pai da criança se apresentou no Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caop) do Ministério Público da Paraíba e se submeteu a um exame para comprovar a paternidade. O resultado do exame saiu na segunda-feira (27) e no mesmo dia a Justiça fez a determinação para que o bebê fosse entregue ao pai.
O bebê recém-nascido foi encontrado abandonado, ainda com o cordão umbilical, em uma calçada da rua Golfo Amundsen, no bairro de Intermares, conforme informações tenente Viviane Vieira, da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar. À época, a criança foi atendida pelo Samu e levada para o Hospital Edson Ramalho, onde foi integrado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e posteriormente transferida para a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Depois de receber alta hospitalar, a criança foi recebida em uma casa de acolhimento.

Mãe identificada
No último dia 22, o delegado responsável pelo caso, Ademir Fernandes, informou que a mãe do recém-nascido abandonado foi identificada e ouvida pela Polícia Civil. "Eu conversei com ela por um período de cinco horas e tirei todas as minhas dúvidas sobre as motivações do abandono". disse o delegado, que informou que a identidade da mãe só deve ser revelada após a conclusão das investigações.
G1Pb

Programação do São João de Patos 2015 é lançada na Paraíba

Resultado de imagem para são joão de patos"Este ano, todo o evento irá homenagear Pinto do Acordeon, cujo tema 'Por amor ao forró – Viva Pinto do Acordeon' marcará o tom das nossas atrações, com muito forró e a alegria típica do homenageado", destacou a prefeita Francisca Motta.
Segundo a organização, haverá melhorias na estrutura do evento; atrações nacionais revezadas em dois palcos; e entrada de bebida no Terreiro do Forró (local do evento) respeitando as normas de segurança das polícias Civil e Militar, quanto aos recipientes de vidro.

A programação folclórica do São João de Patos terá Passeio de Carroças, Ônibus do Forró, Concurso São João na Minha Rua, Concurso São João no Meu Comércio, Terreirinho do Forró e Feira de Calçados.
Cerca de trinta e cinco atrações locais, regionais e nacionais se apresentam. Entre os artistas locais, foram divulgados Balanço de Mulher, Forró da Macambira, Forró da Nanah, Forró do Dan, Forró do Precateado, Forrozão S.A, Gê Maria, Marquito do Forró, Matéia do Forró, Sela Dourada, Sola de Pé, Teinha do Forró, Tiete e os Timbaleiros, Uz Frajolas e Zé Nilton.
Programação do São João de Patos 2015
19 de junho (Sexta-feira)
João Lima (Neto de Pinto do Acordeon)
Roberto Vaneirão
PINTO DO ACORDEON
AVIÕES DO FORRÓ

20 de junho (Sábado)
Espora de Ouro
Bruno Mello
Netinho Lins & Forró da Cancha
LUAN & FORRÓ ESTILIZADO
VICTOR & LEO

21 de junho (Domingo)
FORRÓ BAKANA
RAMON SCHNAYDER
BRUNO & MARRONE

22 de junho (Segunda-feira)
OS 3 DO NORDESTE
BONDE DO BRASIL
GABRIEL DINIZ

23 de junho (Terça-Feira)
Forró Saudade
Forró do Dono
FORRÓ PEGADO
ELIANE A RAINHA DO FORRÓ
VICENTE NERY
G1Pb

Vereador pede diálogo para impedir despejo de famílias em Mangabeira


O vereador Edson Cruz (PP) usou a Tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta terça-feira (28), para pedir diálogo entre o Poder Judiciário e os Governos Estadual e Municipal para impedir o despejo de famílias da Comunidade Aratu, localizada em Mangabeira.
Segundo o parlamentar, na Comunidade moram 1.200 famílias - cerca de 5.000 pessoas - há mais de 15 anos.
"Em nenhum momento, houve invasão por parte das famílias. Houve ocupação que já acontece por mais de 15 anos. A associação de moradores do local, por exemplo, foi fundada em 1990. Segundo a Cartilha da Regulamentação Fundiária, eles já mereciam a legalidade", enfatizou o vereador.
Para Edson Cruz, é preciso estabelecer um diálogo entre o Poder Judiciário com os Governos Estadual e Municipal para a solução do impasse.
"É preciso se unir para estabelecer um diálogo que  permita a legalização fundiária das famílias no local ou o planejamento de um projeto para uma futura remoção das famílias, sem causar prejuízos a nenhum morador daquela Comunidade", sugeriu o parlamentar.
Em 30 de janeiro deste ano, 38 casas na comunidade - um espaço de 741 m² - foram demolidas em cumprimento a um pedido de reintegração de posse, que foi solicitado pela Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap). O local pertenceria à Cehap e será usado para construir unidades habitacionais.

Assessoria

Terremoto de 4,3 na escala Richter é registrado no Peru


Um terremoto de magnitude 4,3 graus na escala Richter foi registrado na madrugada de hoje (28) no departamento de Ucayali, na Região Leste, informou o Instituto Geofísico do Peru.
Segundo o órgão, o epicentro do sismo ocorreu a 25 quilômetros a leste da localidade de Aguaytía e a 135 quilômetros de profundidade.
Até o momento, as autoridades locais e o Instituto Nacional de Defesa Civil não registraram vítimas nem danos materiais devido ao terremoto.

Agência Brasil

Prédios alugados em JP para cultos religiosos poderão ter isenção de IPTU

Prédios alugados em JP para cultos religiosos poderão ter isenção de IPTU
A vereadora Eliza Virgínia (PSDB) pediu a isenção do pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) sobre imóveis utilizados como templo ou sede de qualquer culto religioso. O assunto permeou o pronunciamento da parlamentar na sessão ordinária desta quarta-feira (28), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). 
"Uma das queixas é que algumas dessas entidades não possuem a propriedade de seus templos, mas alugam imóveis que servem de sede e pagam o que não poderia ser cobrado a instituições religiosas, algo que já é determinado por Lei Municipal. Mesmo estando em espaço físico alheio, e que seus responsáveis não sejam os proprietários do imóvel, devem ser considerados imunes ao imposto", explicou Eliza.
Segundo a parlamentar, a questão sobre os imóveis alugados ainda não está inserida na Lei, o que justifica a sua proposta de Projeto de Lei Complementar (PLC). A matéria versa a respeito do Código Tributário de João Pessoa, e por consequência, vai abranger a Lei Orgânica Municipal (LOM), alterando e acrescentando dispositivos à Lei 53, de dezembro de 2008.
Eliza citou que já há jurisprudência sobre o assunto no País e explicou que a proposta sugere acrescentar à LOM a promulgação de uma emenda que verse sobre: a isenção do pagamento de IPTU aos imóveis locados por concessão de direitos, destinados com a finalidade de templo de qualquer culto, desde que comprovada a atividade religiosa e a legalidade de pessoa jurídica dos responsáveis.
"A iniciativa permite fomentar os trabalhos desenvolvidos pelas instituições religiosas, que estimulam o crescimento moral e ético da sociedade, substituindo até muitos dos papéis comunitários e sociais do poder público. Essas igrejas contribuem com o bem-estar, paz e equilíbrio social", comentou a vereadora.

Assessoria

Morre, aos 82 anos, o ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra


Resultado de imagem para morre antonio abujamra jaAtor, diretor de teatro e apresentador, Antônio Abujamra morreu nesta terça-feira (28/4), aos 82 anos, em São Paulo. O artista foi encontrado morto em sua casa pelo filho André. A causa da morte ainda não foi divulgada. As informações são do jornal Diário de São Paulo
Nascido em Ourinhos (SP), Antônio apresentava com irreverência, uma de suas marcas, o programa Provocaçãoes, na TV Cultura, desde 2000.

Abujamra iniciou a carreira no teatro em Porto Alegre, a fama dentro e fora dos palcos veio por conta das encenações irreverentes e pelo humor crítico em relação aos problemas e aos tabus sociais. Multifacetado, atuou como autor, iluminador, tradutor e diretor teatral. Nas artes cênicas, ficou conhecido por ter introduzido métodos teatrais de Bertolt Brecht e Roger Planchon no Brasil. Ele também foi um dos principais diretores da antiga TV Tupi.

Brasileiro Rodrigo Gularte é executado na Indonésia, diz TV


Segundo imprensa local, execução de Gularte poderia ocorrer ainda neste mês (Foto: AFP)O brasileiro Rodrigo Gularte, de 42 anos, foi executado na Indonésia na madrugada desta quarta-feira (29) – horário local, tarde de terça-feira (28) no horário de Brasília, segundo a emissora local TV ONE e o diário "Jakarta Post". Ele foi condenado à morte por tráfico de drogas, e a pena foi executada por um pelotão de fuzilamento.
De acordo com a emissora 9news, da Austrália, outros sete condenados foram executados. A única mulher condenada, Mary Jane veloso, não teria sido executada porque a pessoa que a recrutou para transportar drogas se entregou às autoridades.
O paranaense Gularte foi preso em julho de 2004 depois de tentar ingressar na Indonésia com 6 quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte em 2005.
Ele é o segundo brasileiro executado no país este ano – em janeiro, Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi fuzilado. Ele também cumpria pena por tráfico de drogas.
Gularte foi diagnosticado com esquizofrenia por dois relatórios médicos no ano passado. Em março, uma equipe médica reavaliou o brasileiro a pedido da Procuradoria Geral indonésia, mas o resultado deste laudo não foi divulgado.
Familiares e conhecidos relataram que Gularte passava seus dias na prisão conversando com paredes e ouvindo vozes. Dizem que ele se recusava a tirar um boné, que usava virado para trás, alegando ser sua proteção.
Angelita Muxfeldt, prima de Gularte, passou os últimos meses na Indonésia tentando reverter a decisão. Ela esteve com ele pela última vez na tarde de terça, no horário local, horas antes da execução.
Angelita contou que não disse ao primo claramente o que iria ocorrer, e que ele não sabia o que iria acontecer, apesar de ter sido informado no sábado (25) da execução iminente. Segundo a brasileira, ele sofre de delírios e não entendeu que seria executado, acreditando que ainda seria solto.
Além do brasileiro, sete outros suspeitos foram executados. Todos foram condenados por tráfico de drogas e tiveram seus pedidos de clemência rejeitados. Eles são os australianso Myuran Sukumaran e Andrew Chan, os nigerianos Martin Anderson, Okwudili Oyatanze, Sylvester Obiekwe Nwolise e Jamiu Owolabi Abashin e o indonésio Zainal Abidin. A filipina Mary Jane Veloso foi poupada.
A Austrália e as Filipinas também tentaram diversos recursos para adiar as execuções, além de realizarem pressão diplomática, mas sem sucesso.
G1

IFPB abre 233 vagas para servidor público e pode realizar novo concurso ainda este semestre

IFPB abre 233 vagas para servidor público e pode realizar novo concurso ainda este semestreO Diário Oficial publicou nesta terça (24), a abertura de 223 novos códigos de vagas para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) que, em breve, vai chamar novos servidores para compor os quadros da instituição. O IFPB foi a instituição federal de ensino que recebeu o maior quantitativo de vagas segundo a portaria expedida pelo Ministério da Educação.
Os códigos de vagas são para as funções de: assistente de aluno, assistente de laboratório, auxiliar de biblioteca, auxiliar em administração, auxiliar em assuntos educacionais, assistente em administração, desenhista-projetista, revisor de textos Braille, técnico de laboratório, técnico de tecnologia da informação, técnico em agropecuária, técnico em edificações, técnico em enfermagem, técnico em mecânica, técnico em segurança no trabalho, tradutor e intérprete de Linguagem de Sinais, analista de tecnologia da informação, arquivista, assistente social, engenheiro, médico, pedagogo, secretário executivo, técnico em assuntos educacionais, tecnólogo-formação e professor.
Os novos servidores vão reforçar, prioritariamente, o quadro de pessoal dos campi em implantação de Santa Rita, Itabaiana, Esperança, Itaporanga e Catolé do Rocha, além de promover a recomposição dos quadros dos demais campi em funcionamento no estado.
De acordo com as normas internas antes de qualquer nomeação, haverá a abertura de um edital de remoção interna dos servidores para em seguida chamar os concursados e só então realizar um novo certame. 
A expectativa é que ainda neste primeiro semestre comece a ser montado o edital para novo concurso público para áreas onde não existam candidatos habilitados.
A liberação dos novos códigos de vaga foi motivo de um encontro informal ocorrido no começo deste mês entre o reitor Cícero Nicácio do Nascimento Lopes e o Ministro da Educação, Cid Gomes, durante a inauguração da Escola Técnico Estadual Vale do Mamanguape, na Paraíba.
Na oportunidade o reitor Cícero Nicácio solicitou ao ministro a liberação de novos códigos de vaga para a contratação de servidores concursos pelo IFPB, O pedido foi acolhido pelo ministro Cid Gomes que autorizou a liberação imediata de 139 códigos de professores e 94 códigos de técnico-administrativos.

Click

'Messenger', app do Facebook, passa a fazer chamadas de vídeos

Messenger, aplicativo de bate-papo do Facebook, passa a fazer chamadas de vídeo. (Foto: Divulgação/Facebook)
Facebook ampliou as possibilidades de os usuários conversarem pelo seu app de chat "Messenger". A rede social anunciou nesta segunda-feira (27) que o serviço de comunicação passará a fazer videoconferências pela internet, mas a novidade funciona apenas em dispositivos móveis.
Até agora, era possível apenas realizar ligações telefônicas pela internet (VoIP) -- ou seja, os créditos não são debitados, mas há consumo do pacote de dados. "Agora você pode ter conversas cara a cara com seus amigos e pessoas com quem se importa, via Messenger", afirmaram, em comunicado conjunto, Stan Chudnovsky, diretor de produto, e Param Reddy, gerente de engenharia do Facebook.
Com isso, o Messenger passa a disputar espaço com o Skype, comunicador da Microsoft. Outro aplicativo do Facebook, o WhatsApp, passou a realizar ligações de voz recentemente.
"Se você estiver trocando mensagens com alguém e perceber que apenas palavras não são suficientes, você pode simplesmente escolher o ícone de vídeo no topo à direita da tela e começar uma ligação de vídeo diretamente de uma conversa existente", explicam.
A novidade foi liberada tanto para as versões do aplicativo para Android e iOS de 18 países (Bélgica, Canadá, Croácia, Dinamarca, Estados Unidos, França, Grécia, Irlanda, Laos, Lituânia, México, Nigéria, Noruega, Omã, Polônia, Portugal, Reino Unido e Uruguai). O Brasil não está na lista, mas, segundo a rede social, o novo recurso chegará ao país nos próximos meses.
Na semana passada, o Brasil foi escolhido, ao lado de Nigéria e EUA, para realizar os testes de um novo aplicativo, o "Hello". A função do serviço é ser um identificador inteligente de ligações telefônicas. Não só identifica o autor da chamada como também fornece informações sobre ele.
A adição da nova ferramenta ao Messenger faz parte da estratégia do Facebook de tornar o aplicativo cada vez uma plataforma autônoma. Nessa linha, a rede social já implantou a transferência de dinheiro a amigos e a possibilidade de enviar GIFs e animações. Está por vir ainda a introdução do serviço que transformará o aplicativo em uma espécie de serviço de atendimento ao consumidor.

Messenger, aplicativo de bate-papo do Facebook, passa a fazer chamadas de vídeo. (Foto: Divulgação/Facebook)

G1