sábado, 11 de abril de 2015

Obama e Raúl Castro em encontro histórico



Obama e Raúl Castro em encontro históricoNa primeira conversa entre os presidentes de Cuba e Estados Unidos em mais de 50 anos, Raúl Castro e Barack Obama reiteraram a promessa de avançar na reaproximação dos dois países. O encontro histórico ocorreu neste sábado (11), na VII Cúpula das Américas, no Panamá.

Em uma pequena sala de reunião, no Centro de Convenções da Cidade do Panamá, Obama e Castro sentaram lado a lado em um encontro significativo que o presidente norte-americano chamou de "virar a página" nas divisões entre os dois países.

"Está é, obviamente, uma reunião histórica", disse Obama logo após os dois se sentarem. "Foi a minha crença de que era a hora de tentar algo novo, que era importante para nós nos envolvermos mais diretamente com o governo cubano. E principal, [nos envolvermos] com o povo cubano."

Em seguida, Raúl Castro afirmou concordar com tudo que Obama disse. "Cuba e EUA vão manter reuniões para avançar no restabelecimento das relações diplomáticas entre Havana e Washington", relatou Castro.

"Vamos fazer reuniões como países vizinhos devem fazer para estabelecer reuniões com vizinhos. Mas é necessário sermos pacientes", afirmou Castro para emendar: "Em alguns pontos vamos concordar, em outros discordar. Podemos discordar em um momento de uma coisa e continuar discutindo esse assunto para, no futuro, chegar a um acordo."

Por fim, Castro pediu ajuda de países presentes na Cúpula. "Espero que, com a ajuda de outros países presentes aqui, possamos nos aproximar mais."

No dia 17 de dezembro, Obama declarou o fim da "abordagem ultrapassada" dos Estados Unidos a Cuba, anunciando o restabelecimento de relações diplomáticas, bem como os laços econômicos e de viagens para a ilha – uma mudança histórica na política dos EUA, que visa pôr fim a um meio século de inimizades da Guerra.

Enquanto Obama fazia o comunicado na Casa Branca, o presidente cubano Raúl Castro também discursava para sua própria nação em Havana. Naquele dia, Obama e Castro falaram ao telefone por mais de 45 minutos.

Em discursos concomitantes transmitidos para o mundo todo, os líderes de Cuba e EUA falaram sobre o embargo da nação americana à ilha caribenha, iniciado em 7 de fevereiro de 1962.

O anúncio foi resultado de mais de um ano de negociações secretas entre os EUA e Cuba. O restabelecimento das relações diplomáticas foi acompanhada pela libertação do americano Alan Gross e de um espião norte-americano feita por Cuba e EUA, que também tinha três espiões presos na Flórida.

Uma fonte norte-americana destacou que o papa Francisco e o Vaticano desempenharam papel fundamental como intermediários para a reaproximação entre os dois países. O papa também enviou carta com um apelo pessoal a Barack Obama e a Raúl Castro, e o Vaticano acolheu delegações dos dois países para finalizar a reaproximação.

Libertação

Alan Gross, preso pelo governo cubano desde 2009, foi libertado em 17 de dezembro como parte de um acordo com Havana e que abre o caminho para uma grande reformulação na política dos EUA em relação à ilha, altos funcionários do governo disseram à CNN.

O ex-espião esteve preso por quase 20 anos no país comunista, disseram funcionários da administração Obama. Gross é um homem não-americano, cuja identidade permanece em segredo de acordo com os funcionários, que falaram sob condição de anonimato porque não estavam autorizados a discutir o assunto publicamente.

Embargo precisa ser votado no Congresso norte-americano

Conhecido pelos cubanos como "el bloqueo" (o bloqueio), o embargo norte-americano a Cuba foi uma medida adotada pelos EUA no auge da Guerra Fria que interditou totalmente a relação econômica, financeira e comercial entre os dois países, separados por uma fronteira marítima de apenas 535 km.

A medida foi imposta no início dos anos 1960, depois do revolucionário e então recém-empossado líder cubano, Fidel Castro, iniciar uma aproximação com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), representada pela Rússia.

Após uma restrição inicial para a importação de açúcar cubano ao território norte-americano, instituída pelo então presidente dos EUA Dwight Eisenhower em 1960, John F. Kennedy ampliou as restrições para o grau máximo dois anos depois, suspendendo relações de nações anteriormente tão próximas – antes da Revolução Cubana que removeu a ditadura de Fulgencio Batista do poder, Cuba era conhecido como um "quintal dos EUA", onde empresários exploravam seus recursos e as elites passavam temporadas gastando dólares em seus cassinos e hotéis de luxo.

Devido ao aumento da tensão por influência entre soviéticos e norte-americanos, em 1962 Cuba foi protagonista daquela que ficou conhecida como a Crise dos Mísseis.

Em resposta à instalação de mísseis nucleares na Europa e à tentativa dos EUA de derrubarem Castro em Cuba, no ano anterior, os russos colocaram mísseis em território cubano apontados diretamente para os EUA em outubro.

A tensão acabou levando os EUA a impor restrições para viagens de seus cidadãos ao país caribenho, bem como à restrição comercial total entre as nações-membro da Organização dos Estados Americanos (OEA) com os cubanos. Também colaborou para a assinatura do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, cujo objetivo foi conter a corrida armamentista mundial, em 1968.

O embargo total, no entanto, prosseguiu, com presidentes norte-americanos assinando continuamente sua prevalência ao longo dos anos. Entre eles, o próprio Barack Obama, eleito chefe do Poder Executivo do país em 2008 com a promessa de terminar com o longo bloqueio à nação caribenha, conhecida pelos mais diversos problemas sociais.


IG

Pastelaria chinesa no RJ usou carne de cachorro como recheio


Pastelaria chinesa no RJ usou carne de cachorro como recheioUma investigação do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro identificou uma pastelaria no Rio de Janeiro onde cachorros que haviam sido mortos a pauladas eram congelados para a produção de recheios para pastéis e outros salgados. A lanchonete ficava em Parada de Lucas, na zona norte da capital fluminense, e era comandada por chineses. De acordo com o depoimento do dono do estabelecimento, que já cumpre pena no Complexo de Gericinó, o uso de carne de cães na produção de pastéis é prática comum em lanchonetes chinesas espalhadas pela cidade. As informações são do jornal O Globo.
Em depoimento, o dono da lanchonete chegou a dizer que não sabia que o abate de cachorro era proibido no Brasil. Mais tarde, porém, ele admitiu que sabia da ilegalidade e que recolhia os animais nas ruas da zona norte.
Segundo a procuradora Guadalupe Louro Couto, a descoberta foi em 2013 e causou angústia em toda equipe de fiscalização. "Já vi muita coisa ruim, principalmente em trabalho que realizei em fazendas do Mato Grosso. Mas o que eu encontrei naquela pastelaria foi o pior de tudo. Para começar, havia uma cela, como se fosse uma cadeia, com grades e cadeado, montada dentro da lanchonete, onde o trabalhador ficava encarcerado. Além disso, ele convivia com o cheiro dos cachorros mortos, que ficavam ao lado dele. Eu não aguentei. Quando senti o cheiro, comecei a passar mal e pedi para sair do estabelecimento. Ao abrirmos as caixas de isopor, vimos os cachorros congelados. Ficamos perplexos. Foram vários crimes cometidos ali", disse a procuradora ao jornal.
A pastelaria foi descoberta durante uma operação contra o trabalho escravo envolvendo chineses no Rio de Janeiro. A quadrilha investigada é acusada de aliciar pessoas na província de Guagdong e trazê-las para o Brasil, onde são exploradas em regime de trabalho escravo. Ao todo, três inquéritos que investigam a prática foram abertos em 2013 e encaminhados à Justiça Federal. Segundo o jornal, os chineses são convencidos a vir com propostas de salários de R$ 2 mil, moradia e alimentação de graça. Ao chegar, porém, eles recebem a notícia de que vão trabalhar por três anos sem receber pagamentos em pastelarias da cidade para cobrir as despesas das passagens aéreas.
Os chineses que foram libertados devem receber indenizações dos ex-patrões após acordo feito com o Ministério Público do Trabalho. Algumas vítimas, porém, foram incluídas em programas de proteção à testemunha por causa de ameaças.
Atuação no aeroporto
Segundo a denúncia, a quadrilha tem acesso a áreas privativas do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. A Polícia Federal, responsável pelo setor de imigração, disse que não comenta investigações em andamento. Segundo uma das vítimas, um intérprete do consulado chinês seria um dos comerciantes do esquema. Questionado, o consulado disse que não disponibiliza tradutores para depoimentos à polícia ou à Justiça.
O caso da pastelaria em Parada de Lucas foi o que deu início às investigações em 2013, quando o MPT denunciou o chinês VanRuilonc, de 32 anos, dono do estabelecimento. Segundo a vítima de Ruilonc, ao chegar ao Rio, um homem pegou seus documentos e "superando as restrições de imigração, promoveu-lhe a entrada em território nacional". Além de ficar presa, a vítima recebia pauladas e chibatadas, além de queimaduras com cigarros. Atualmente, o trabalhador está no programa especial de proteção à testemunha e seu algoz foi condenado a oito anos e seis meses de prisão.
O segundo inquérito foi aberto em 2014, quando o MPT foi informado de que um adolescente chinês havia fugido de uma pastelaria em Itaguaí. O dono do estabelecimento investigado possuiu mais dez lojas no estado. Já a terceira investigação, iniciada em abril deste ano, apura suposto caso de trabalho escravo em uma pastelaria de Copacabana. "O estabelecimento tinha 12 funcionários, dos quais três eram chineses. Eles recebiam tratamento diferente. Ao contrário dos brasileiros, não tinham salário e trabalhavam todos os dias", disse a procuradora Juliana Mobelli.
Os donos dos estabelecimentos devolveram os passaportes dos empregados e se comprometeram a regularizar a situação trabalhista.

Terra

Acidente na ladeira entre Mangabeira e Valentina deixa uma pessoa morta e quatro feridas


Acidente na ladeira entre Mangabeira e Valentina deixa uma pessoa morta e quatro feridasUm acidente envolvendo um caminhão baú, uma motocicleta e um carro de passeio no início da tarde deste sábado deixou uma vítima fatal e mais quatro pessoas feridas. O acidente aconteceu na ladeira que liga os bairros de Mangabeira e Valentina Figueiredo em João Pessoa.
A vítima fatal foi uma mulher que pilotava a motocicleta e que sofreu múltiplas fraturas com o impacto.
O acidente teria sido motivado por uma ultrapassagem indevida. O caminhão teria batido no carro e arrastado a moto, de acordo com informações da polícia. Com o impacto, os veículos foram parar em uma ribanceira.
Viaturas do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estiveram no local para prestar os primeiros socorros e encaminhar as vítimas para os hospitais especializados.


Click

Integrante de quadrilha de assalto a bancos de São Paulo é preso pela PRF na Paraíba


Um homem condenado a mais 30 anos por assalto a bancos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã deste sábado (11), durante fiscalização de rotina, na BR 101, em Mamanguape.
O foragido da Justiça desde 2006 era passageiro de um ônibus que fazia a linha entre Natal (RN) e João Pessoa, quando foi abordado. Durante a fiscalização, os agentes da PRF descobriram que o mesmo usava diversos documentos falsos, dentre eles, cédula de identidade, CPF, carteira de reservista do Exército e título de eleitor. As cédulas eram verdadeiras, mas os dados eram todos fictícios. O homem, que é de São paulo, estava no Nordeste desde o mês passado e é integrante de uma quadrilha especializada em assaltos a banco. Ele tem várias participações confirmadas em assaltos naquele estado.
Em um aparelho celular que estava com o foragido foram encontradas várias fotografias de veículos e funcionários uniformizados de uma empresa chamada Telecom, do Rio Grande do Norte. Estas fotos seriam utilizadas como referências para a confecção de réplicas de uniformes e veículos de serviço, com o nome da Telecom, para que a quadrilha tivesse seu acesso facilitado em locais alvos das ações criminosas. Foram levantados fortes indícios de que a quadrilha poderia atuar também dentro do estado da Paraíba.
O preso foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil em Mamanguape.

Assessoria

Datafolha: aprovação do governo Dilma se mantém em 13%



 Foto: Ueslei Marcelino / ReutersDe acordo com a pesquisa, entre os que avaliam negativamente o governo, não existe uma predominância de perfil: atinge todos os segmentos analisados. Mas, embora a avaliação seja ruim, os números indicam que houve uma interrupção na queda de popularidade do governo.      Entre os pesquisados, 27% consideram o governo regular e 1% não souberam responder. Para o levantamento foram entrevistadas 2.834 pessoas, de 171 municípios, entre os dias 9 e 10 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Históricamente, o baixo índice de popularidade da presidente tem comparação com o pior período do governo itamar Franco, em 1993, com 12% de aprovação em meio ao escândalo do Orçamento, e de Fernando Henrique Cardoso (FHC), em 1999, com a desvalorização do real. Pouco antes de sofrer o impeachment, em 1992, Fernando Collor tinha 9% de aprovação.
Terra

Médicos pediram apoio psicológico a copiloto da Germanwings



Foto de arquivo mostra Andreas Lubitz, o copiloto do voo 4U9525, correndo na Airportrun, em Hamburgo (Alemanha), em setembro de 2009 (Foto: Michael Mueller/AP)A autoridade alemã de supervisão do transporte aéreo descobriu uma nota dentro de um dossiê da Lufthansa, matriz da companhia de baixo custo, sobre Lubitz.
Os médicos escreveram que "Lubitz precisa continuar o acompanhamento psicológico, apesar de ter sido declarado apto para voar". A autorização foi dada por um perito independente em 2009, após o piloto ter interrompido sua formação, por apresentar um quadro grave de depressão.
O jornal não revela se Lubitz realmente teve este acompanhamento psicológico depois dessa interrupção.
O Bilt am Sonntag chegou a fazer a pergunta à Lufthansa, mas um porta-voz da empresa recusou-se a fornecer detalhes sobre o assunto, "para não perturbar a investigação".
As primeira conclusões divulgados pela justiça francesa deixam entender que Lubitz provocou propositalmente a queda do avião, que voava de Barcelona a Düsseldorf, em 24 de março, matando 150 pessoas, depois de se trancar na cabine ao aproveitar a saída do piloto principal, supostamente para ir ao banheiro.
O Promotoria de Düsseldorf revelou há duas semanas que o piloto foi submetido "a um tratamento psicoterápico por muitos anos por ter tendências suicidas".
Poucos dias antes da tragédia, ele chegou a fazer buscas na internet sobre "maneiras de se suicidar" assim como sobre "as portas da cabine de comando e suas medidas de segurança".

G1

Aeronave com drogas cai no Norte do Piauí e dois morrem carbonizados



Avião de pequeno porte explodiu durante queda em Assunção do Piauí (Foto: Caetano Silva/Assuncaolivre.com)Um avião monomotor explodiu durante uma queda na madrugada deste sábado (11) na comunidade Lajeiro Branco, zona rural de Assunção do Piauí, Norte do estado . De acordo com Willame Costa, gerente de policiamento do interior, os corpos do piloto e de um passageiro foram encontrados carbonizados nos destroços da aeronave, além de um pacote com 30 kg de cocaína .
"Fiquei sabendo do acidente às 10h30 deste sábado e de imediato desloquei os delegados de Campo Maior e Castelo, Gustavo Jung e Laércio Evangelista, para confirmar o fato. Logo após as primeiras informações do local, comuniquei o delegado geral da Polícia Civil e a Polícia Federal. O secretário de segurança, Fábio Abreu, junto com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto, estão a caminho", relatou.
O delegado Willame Costa revelou que equipes da perícia criminal, do Instituto Médico Legal (IML) e policiais do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) também foram acionados e estão em direção ao local do acidente.
"Os dois corpos estavam carbonizados e somente exames de DNA podem comprovar a identidade deles. A pericia vai dizer se as vítimas morreram da queda ou da explosão da aeronave", destacou.
Moradores da região relataram ter escutado duas explosões, seguidas de barulho e clarão, mas apenas na manhã deste sábado (11) constataram ser um avião. Eles contaram que o avião estaria fazendo uma rota em direção a uma pista clandestina localizada numa propriedade, entre os municípios de Assunção do Piauí e São Miguel do Tapuio.
Tráfico de drogas
O coronel Paulo de Tarso, comandante de policiamento do interior, revelou que a Polícia Militar iniciou este ano uma investigação para apurar a construção de uma pista clandestina na localidade Palmeira de Cima, próximo onde aconteceu o acidente.
"Estavamos apurando a denúncia de que uma pista clandestina estava sendo construída para o tráfico de drogas. O local escolhido seria uma propriedade localizada na serra. Agora com este acidente aéreo, queremos identificar o dono do terreno e saber a sua ligação com o comércio de entorpecentes", contou.
G1

Aposta do PR acerta Mega-Sena e leva prêmio de R$ 46,9 milhões


Resultado de imagem para mega senaUma aposta da cidade de Toledo (PR) acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas na noite deste sábado (11) e levou sozinha um prêmio de R$ 46.904.093,93. A Caixa Econômica Federal sortou os números do concurso 1694 em São Lourenço do Sul (RS).
Veja as dezenas: 20 – 29 – 34 – 37 – 45 – 57.
A quina teve 348 apostas ganhadoras e o prêmio para cada uma delas é de R$ 14.457,94. A quadra teve 10854 apostas ganhadoras, cada uma delas com direito a R$ 662,21.
Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2,50.

G1

A pedido do PSDB, urnas de 2014 serão auditadas nos dias 15 e 16 na Paraíba


As urnas eletrônicas utilizadas em 40 seções eleitorais durante o 2º turno das eleições do ano passado na Paraíba passarão por um procedimento de auditagem nos próximos dias 15 e 16. A ‘conferência’ dos votos acontecerá no 5º andar da sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, no Centro, em João Pessoa.
A iniciativa é fruto de uma solicitação do PSDB em nível nacional e pretende verificar o resultado do pleito em todo o país.
De acordo com a lista encaminhada pelo TSE, a cidade com maior quantidade de sessões para serem auditadas é Campina Grande, onde 23 urnas serão averiguadas – 16ª zona eleitoral: 3ª, 59ª, 99ª e 190ª; 17ª zona eleitoral: 143ª, 171ª, 173ª, 177ª, 185ª, 191ª, 215ª, 223ª, 270ª, 321ª e 358ª; 71ª zona eleitoral: 5ª, 6ª, 44ª e 58ª; 72ª zona eleitoral: 1ª, 135ª, 171ª e 325ª. João Pessoa aparece em seguida com seis urnas – 64ª zona eleitoral: 383ª; 70ª zona eleitoral: 555ª e 609ª; 76ª zona eleitoral: 57ª e 239ª; 77ª zona eleitoral: 36ª.
Os outros municípios são: Alhandra – 73ª zona eleitoral: 6ª e 25ª; Araruna – 20ª zona eleitoral: 29ª e 41ª; Tavares – 34ª zona eleitoral: 93ª e 195ª; Bayeux – 61ª zona eleitoral: 208ª; Carrapateira – 40ª zona eleitoral: 6ª; Santa Rita – 2ª zona eleitoral: 59ª; Pedra Branca – 33ª zona eleitoral: 90ª; e Paulista – 31ª zona eleitoral: 14ª.