domingo, 29 de março de 2015

Pesquisa revela quais são os negócios promissores para 2015

Resultado de imagem para negócios promissores para 2015

O baixo crescimento da economia brasileira assustou os empresários em 2014, mas apesar disso, foram criados mais de um milhão de negócios no país, no ano passado. Os Microempreendedores Individuais (MEI) resolveram sair do fundo de quintal e decidiram se formalizar. A informação é de um estudo divulgado pelo Sebrae, e a tendência de formalização de negócios deve continuar em 2015. A pesquisa foi feita com base em dados do Banco Central, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Receita Federal. Ela também indica que alguns setores da economia prometem ser lucrativos este ano, apesar do ambiente menos favorável que nos últimos tempos. Segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, são atividades ligadas às necessidades básicas da população. Entre elas estão os setores de alimentação, construção (pequenas empresas de edificações e obras de reparação); instalações (elétrica, sanitária, hidráulica e gás); estética; reparações (veículos, computadores e equipamentos de informática); bijuterias; reciclagem; e vestuário. De acordo com Barretto, o comércio virtual também é uma tendência para 2015.

Nova técnica promete implantar embriões sem doenças genéticas no útero materno

Nova técnica promete implantar embriões sem doenças genéticas no útero materno

Adiar a maternidade para além da idade padrão recomendada pelos médicos - até 35 anos - é comum. No entanto, conforme os anos passam, a probabilidade de ter um filho com algum problema genético aumenta.
A medicina, então, procurou meios de conseguir informações mais precisas do embrião para que pudesse afastar as possibilidades de alterações genéticas e escolher justamente aquele mais saudável para implantar no útero da mãe, quando ela tem dificuldade para engravidar.
Em palestra no 1º Workshop Internacional de Genética Reprodutiva, Ciro Martinhago, geneticista do Hospital Albert Einstein e da Chromossome Medicina Genética, explica o que é a nova técnica que provavelmente entrará em vigor comercialmente ainda em 2015.
Na técnica antiga, pelo fato de o embrião ter poucas cópias do DNA, os cientistas precisavam criar várias cópias do material genético para poder fazer o sequenciamento. Por causa do procedimento, porém, muitos erros aconteciam e o resultado final não era fiel à realidade.
"O embrião tem no máximo 10 cópias, e não milhões. Era preciso pegar esse DNA e replicar milhares de vezes para poder fazer a análise", conta ele.
"Essa análise podia ter de 1% a 5% de erros. Quando se erra uma vez e vai se sequenciar o que saiu errado, criam-se clones desses erros", conta. No adulto, esclarece o médico, o sequenciamento é mais fácil, já que se pega milhões de cópias.
Mutação aleatória
A medicina genética hoje, no entanto, já tem insumos que conseguem fazer com que o erro seja o menor possível. "Começamos a conseguir sequenciar o genoma do embrião de uma forma mais fiel", diz Martinhago. Essa técnica, segundo Ciro, permite que os erros fiquem perto de zero, tornando os resultados da fertilização muito mais seguros. 
Martinhago explica que uma a cada 20 pessoas recebe uma mutação no genoma que o pai e a mãe não tinham. "Essa mutação é aleatória, em qualquer região do genoma. Se ela cai dentro de um gene importante, a pessoa vai ter a doença e 50% de chance de transmitir ao filho, mas não herdou dos pais", detalha. 
E é isso que a genética vai conseguir evitar nos embriões que serão implantados no útero materno. Eles serão analisados com menos erros e os com algum problema genético não serão implantados.
Hoje, a ciência já começa a driblar esses problemas por meio de químicas melhores. "Abre-se a possibilidade para ainda em 2015 sequenciar todo o genoma dos embriões, principalmente a região dos genes, que é de 3% a 4% de todo o nosso DNA", diz, ressaltando que a ciência ainda não sabe nada sobre as regiões restantes, que já foram inclusive chamadas de "lixo genético".

IG

Padre tira foto nú e é afastado do sacerdócio

padre
Os moradores da pequena cidade de Miracema, no Noroeste Fluminense, foram surpreendidos nesta semana, quando fotos do antigo padre da cidade vazaram através do WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens pela internet. O que chocou a população foi o fato do sacerdote, de cerca de 40 anos, estar posando nu nas “selfies”.
De acordo com o Bispado da Diocese de Campos dos Goytacazes, as fotos teriam sido divulgadas por uma mulher que se relacionava com o padre pelas redes sociais.
O Bispado informou, na tarde deste sábado (28), o afastamento do padre. Ainda de acordo com o Bispado, o padre disse que chegou a manter relação com uma mulher e declarou que o contato aconteceu de três a cinco vezes, apenas, através de redes sociais. Segundo o depoimento do padre aos seus superiores, o vazamento da foto teria sido uma armadilha para manchar sua imagem.
Os fatos ainda estão sendo apurados pela Diocese mas a suspensão do serviço do padre é certa. “Estamos investigando a gravidade do assunto, mas apenas o ato dele ter tirado a foto já é matéria contra o mandamento da Igreja Católica, constitui crime e exige punição”, esclareceu o Bispado em entrevista ao G1, mencionando que a mulher não se manifestou e as provas são, até o momento, a foto que circula nas redes sociais, além do depoimento do padre.
Segundo um membro da igreja de Natividade, que quis ter o nome em sigilo, o padre estava à frente da igreja da cidade há apenas duas semanas. Ele assumiu a função após a morte do pároco local. Até então o mesmo exercia suas funções na matriz de Miracema, onde as fotos andam circulando.
G1

O que esperar da gravidez semana a semana

gravidez semana a semana

Uma gestação normal dura em média 40 semanas. Muitos podem dizer que a gravidez não é de nove meses, mas sim de dez. A questão é que os meses podem ter de quatro a cinco semanas, por isso essa diferença. O bebê, no entanto, pode nascer a partir da 36ª sem ser considerado prematuro.

Veja como uma é a gravidez semana a semana

1. Semana um a quatro – 1º mês

É muito provável que nesse período, a mulher nem saiba que esteja grávida e nem apresentem qualquer sintoma que o embrião que estava no útero foi fecundado.

2. Semana cinco a oito – 2º mês

É nesse período que a maioria das mulheres descobre que está grávida. Mudanças hormonais se encarregam de apresentar os primeiros sintomas da gestação, náuseas, vômitos e sonolência são os principais.

Já a evolução da gravidez semana a semana, continua não sendo muito perceptível para afutura mamãe, mas seu bebê está em pleno desenvolvimento.

3. Semana nove a 12 – 3º mês

Ao final das 12 semanas, a mulher reduz drasticamente o risco de aborto. Com a placenta já bem alocada, o bebê já mede quase 10 cm e pesa cerca de 40 gramas.

4. Semana 13 a 16 – 4º mês

No quarto mês, o bebê já sabe chupar o dedo, tem digitais e começa a engolir o líquido amniótico, o que ajuda no desenvolvimento dos pulmões. Nesse período, é preciso fazer uma ecografia que faz a translucência nucal. Por meio dessa técnica, é possível diagnosticar a Síndrome de Down ainda na barriga da mãe.

5. Semana 17 a 21 – 5º mês

desenvolvimento do feto e da gravidez semana a semana estão a pleno vapor, o bebê já consegue ouvir sons, principalmente, a voz e a batida do coração da mãe.

6. Semana 22 a 26 – 7º e 8º mês

Nesse período, acompanhar a gravidez semana a semana é mais gostoso. O bebê responde a estímulos externos da mãe, tem rotina de sono e já abre e fecha os olhinhos.

7. Semana 27 a 35 – 7º e 8º mês

Aos sete meses, o bebê já está bem desenvolvido, se mexe com frequência, responde a estímulos e seu coraçãozinho bate super forte.

Já no 8º mês, pulmões e o sistema digestivo entram nos últimos detalhes das suas formações. A mulher começa a reter líquidos e ficar cada vez mais inchada. Os seios já estão produzindo leite.

8. Semana 36 a 40 – 9º mês

O acompanhamento da gravidez semana a semana está chegando ao fim. O bebê já está prontinho para nascer, medindo cerca de 50 cm e pesando entre três quilos e três quilos e meio.

Terra

Menina síria comove internautas ao confundir câmera com arma

 Foto: Twitter
Fotografia comoveu internautas e viralizou na rede

Na rede social, ela explica que a criança pensou que o fotógrafo estava segurando uma arma quando apontou a câmera em sua direção e pôs as mãos para o alto.
Mais de sete milhões de sírios já deixaram suas casas e mais de 200 mil já morreram desde o início da guerra civil iniciada em março de 2011.

Deputado do PEN justifica decisão de continuar na bancada de oposição em coerência as suas convições

Deputado do PEN  justifica decisão de continuar na bancada de oposição  em coerência as suas convições

Contrariando alguns dos deputados do PEN que anunciaram apoio ao governador Ricardo Coutinho (PSB), o deputado José Ademir, garantiu que permanecerá na bancada de oposição. O deputado que esta semana pediu licença da Assembleia Legislativa justificou a sua decisão, afirmando estar coerente as suas convicções.

Categórico, José Ademir que é politicamente ligado ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB), justificou o seu posicionamento por não acreditar e nem confiar no projeto político do atual governante. “Eu afirmo categoricamente, para não restar dúvidas, que vou continuar na oposição e fazendo oposição ao governador Ricardo Coutinho. Continuarei dessa forma fazendo oposição séria, responsável, criteriosa e até fazendo advertências ao governo por erros que comete exatamente na sua atuação administrativa”, disse.

deputado enfatizou ainda que foi eleito pelo povo e ao povo é quem deve satisfação. “Eu não posso trair a vontade a consciência popular. Eu não posso trair aqueles que confiam em mim: prefeitos, vices, vereadores, lideranças políticas, segmentos da sociedade e, sobretudo, o povo, que acompanham meus passos e a minha conduta parlamentar”, destacou

O parlamentar lembrou ainda que votou no candidato no qual o seu partido havia apoiado, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), e que não seria pelo fato de ter perdido as eleições que iria mudar seu posicionamento. “Continuarei coerente com as minhas convicções políticas”, disse.


PbAgora

“Caixa já liberou licitação para Praça da Juventude”, anuncia Zenóbio

Zenóbio
O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, declarou, neste final de semana, que a Caixa Econômica Federal já autorizou a licitação para contratar empresa que  construirá o centro esportivo da  cidade. O equipamento está orçado em mais de R$ 2 milhões e 400 mil reais através de recursos da União e com contrapartida da Prefeitura.
A “Praça da Juventude”, contará com quadra poliesportiva coberta, pista para salto triplo, pista para salto a distância, pista para caminhadas, quadra de vôlei de praia, área de exercícios e alongamento, campo de futebol society, pista para skate, teatro de arena com palco, centro de convivência com salas para ginástica, terceira idade, administração, reuniões, sanitários; quiosque de alimentação, entre outro.
Zenóbio destacou que o esforço para conseguir a liberação demorou cerca de um ano e meio, mas que, se tudo der certo, a licitação acontecerá no dia 24 de abril e a partir dessa data a obra terá início. Os recursos são oriundos de emenda do ex-deputado federal Ruy Carneiro.
MaisPB

Marinha Mercante e 7 órgãos abrem inscrições para 1,2 mil vagas

Resultado de imagem para inscrições abertas
Os salários chegam a R$ 23.997,19 no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Somente na Prefeitura de Santa Helena de Goiás (GO) são 352 vagas.
Marinha Mercante
A Marinha Mercante divulgou edital de processo seletivo para 80 vagas para admissão aos Cursos de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas (ASOM) e de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica da Marinha Mercante (ASON). As inscrições devem ser feitas de 30 de março a 29 de abril. O órgão ainda não informou qual o site ou endereço para os candidatos efetuarem as inscrições. O exame de conhecimentos será aplicado nos dias 30 e 31 de maio (veja a matéria completa).

Prefeitura de Dolcinópolis (SP)
A Prefeitura de Dolcinópolis (SP) divulgou edital de concurso público para 49 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações variam de R$ 728,36 a R$ 6.308,87. As inscrições podem ser feitas de 30 de março a 13 de abril pelo site www.mouramelo.com.br. Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetivo. O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado pelo mesmo período (veja o edital no site da organizadora).

Prefeitura de Raposos (MG)
A Prefeitura de Raposos (MG) fará concurso para 252 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 827,72 por plantão a R$ 1.792,42 por mês. Os candidatos podem se inscrever de 30 de março a 29 de abril pelo site www.jmsbhz.com.br. Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva. O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado (veja o edital no site da organizadora).

Prefeitura de Santa Helena de Goiás (GO)
A Prefeitura de Santa Helena de Goiás (GO) vai abrir um concurso para 352 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 788 a R$ 4.334. As inscrições podem ser feitas pelo site www.nucleodeselecao.ueg.br no período de 30 de março a 16 de abril. A validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período (veja o edital no site da organizadora).

Prefeitura de Santa Luzia (PB)
A Prefeitura de Santa Luzia (PB) divulgou edital de concurso público para 205 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações variam de R$ 788 a R$ 1.582,16. As inscrições estarão abertas de 30 de março a 19 de abril pelo site http://cpcon.uepb.edu.br. As provas objetivas serão aplicadas em 31 de maio (veja a matéria completa).

Prefeitura de Trindade (GO)
A Prefeitura de Trindade (GO) vai abrir concurso público para 28 vagas de agente de combate às endemias (nível médio). O salário é de R$ 1.014. Os candidatos poderão se inscrever de 30 de março a 18 de abril pelo site www.somarconsultoria.net.br. A prova teórica está prevista para o dia 31 de maio. O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado por igual período (veja o edital no site da organizadora).

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Brotas (SP)
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Brotas (SP) fará concurso para 13 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações vão de R$ 941,12 a R$ 4.097,83. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sigmaassessoria.com.br de 30 de março a 9 de abril. As provas estão previstas para o dia 26 de abril (veja o edital no site da organizadora).

Tribunal Regional Federal da 1ª Região
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) divulgou edital de concurso público para 228 vagas para juiz substituto federal. O salário é de R$ 23.997,19. As inscrições estarão abertas de 30 de março a 28 de abril pelo site www.cespe.unb.br/concursos/trf1_15_juiz. A prova objetiva seletiva será aplicada na data provável de 21 de junho, no período da manhã. O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período (veja a matéria completa).

G1

Antônio Sousa vê “equivoco” no fim da coligação para eleger deputados

Antônio Sousa
O tesoureiro do PMDB paraibano, Antônio Sousa, declarou, neste domingo (29), que é um “equivoco” o fim do das coligações proporcionais,conforme matéria aprovada no congresso nacional.  De acordo com as novas regras, o excedente de votos de um candidato não será aproveitado por outros.
“Não tem sentido. Nas eleições, tem cinco a seis partidos que tem condições de competir”, disse Antônio Sousa.
O ex-presidente do diretório estadual do PMDB defendeu, ou existissem menos partidos, ou dá a condição de todos participarem do processo de forma igual.
“Tem partidos pequenos que no tempo das eleições ficam pastando. Eu acho injusto. Ou você dá condição, ou você não deixa que um partido  disse se forme. Eu acho injusto do jeito que está”, afirmou.


Encontradas 78 amostras de DNA de vítimas de avião

Equipes de resgate trabalham no local da queda do avião da Germanwings nos Alpes franceses neste domingo. (Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters)

A promotoria de Marselha, na França, anunciou neste domingo (29) que investigadores conseguiram isolar amostras de DNA de 78 indivíduos distintos no local da queda do avião da Germanwings nos Alpes franceses. Elas serão agora comparadas com amostras de DNA fornecidas pelos familiares das vítimas para identificação.
Ainda segundo a fonte, a abertura de uma estrada para o acesso de veículos ao terreno onde estão os destroços está em andamento e deve ser concluída até a noite de segunda-feira (30). Com isso, será possível retirar as partes maiores da cabine, que não podem ser retiradas via transporte aéreo.
Desde que o desastre ocorreu na terça-feira, as equipes de busca estão trabalhando para coletar todas as provas possíveis para identificar os corpos. Dado o estado dos restos mortais e o relevo do local, muito acidentado, a tarefa está sendo muito difícil.
Restos humanos foram transportados até o momento também de helicóptero para Seyne-les-Alpes.
A polícia nacional instalou um laboratório, em um lugar secreto, onde "cerca de cinquenta médicos legistas, dentistas forenses, a polícia nacional que trabalha na identificação, e técnicos de investigação" que se mobilizam "para poder devolver os corpos de vítimas a suas famílias o mais rapidamente possível", afirmou à AFP Patrick Touron, vice-diretor do instituto de investigação criminal da polícia civil.
"Por causa da degradação dos corpos", qualquer elemento pode ser útil: impressões digitais, joias e elementos de identidade encontrados no local, segundo ele.
"É preciso levar em conta que nos desastres, tradicionalmente, 90% das identificações são feitas pelos dentes", mas no caso específico do Germanwings A320, por meio de DNA.
Copiloto
Ao mesmo tempo, a imprensa internacional publicou novos relatos de problemas enfrentados pelo copiloto que podem ter sido um fator na queda do avião.

Segundo o jornal francês "Le Parisien", Andreas Lubitz, de 27 anos, sofria de transtorno de ansiedade generalizada (TAG).
Os médicos que o atenderam em 2010 aplicaram injeções de olanzapina, que tem efeito antipsicótico, e recomendaram que Lubitz praticasse esportes para recuperar a autoconfiança.
Lubitz, que supostamente derrubou a aeronave de forma deliberada durante o trajeto entre Barcelona e Düsseldorf, também aparentava ter problemas com o sono, para o qual foi recomendado a usar o antidepressivo agomelatina.
A promotoria de Düsseldorf informou nesta sexta-feira (27) que encontrou documentos médicos "que apontam uma doença e o tratamento médico correspondente" na casa de Lubitz e na de seus pais, na cidade alemã de Montabaur.
O site do jornal alemão "Die Welt" informou na semana passada que agentes da polícia acharam vários remédios para tratar um grave "transtorno psicossomático" no apartamento em Düsseldorf.
Segundo o jornal americano "The New York Times", Lubitz também tinha problemas de visão que poderiam ter colocado em risco seu trabalho, no qual acumulava uma experiência de 630 horas de voo.

G1

João Pessoa tem 102 pontos que alagam frequentemente com chuvas

Homem sobe em banco para fugir da água da chuva na Avenida Epitácio Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Os moradores de João Pessoa já sabem que, quando chove, é preciso ficar atentos por onde andam. Muitos pontos acumulam água em excesso e prejudicam os motoristas e pedestres que tentarem se locomover pela cidade. A Prefeitura também já sabe disso. Segundo a Defesa CivilMunicipal, João Pessoa tem 102 pontos de alagamento recorrentes.
A estudante universitária Jennifer Carneiro, moradora do bairro dos Bancários, enfrenta problemas sempre que chove, apesar de não haver um ponto de alagamento na rua em que mora. “Prejudica todo mundo pra descer do ônibus e pra passar até de carro. Quando chove muito, o Bancários vira um inferno porque na maioria das ruas não tem boca de lobo e junta água. Fora também as pessoas na calçada que não podem passar, se não tomam banho de algum carro”, desabafou.
Ruas no bairro do Bancários fiacaram alagadas e o trânsito ficou lento (Foto: Frederico Martins/G1)
Os pontos estão espalhados por diversos bairros, mas o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, informou que atitudes estão sendo tomadas para minimizar os contratempos da população. “Já temos projetos para correção nos pontos mais críticos que já estão inclusive licitados”, garantiu.
Além da Avenida Sérgio Guerra, a principal dos Bancários, Noé citou como os lugares mais críticos a Avenida Ministro José Américo de Almeida, também conhecida como Avenida Beira Rio, nas proximidades da rotatória que dá acesso ao Altiplano; no entorno do Mercado da Torre; na Avenida João Machado; na Avenida Júlia Freire; na Avenida Coremas; na Avenida Sanhauá, em frente à Estação Ferroviária; na Avenida Hilton Souto Maior, a principal do José Américo; na região do Conjunto Esplanada; e na Avenida Epitácio Pessoa, principalmente em frente ao Colégio Nossa Senhora de Lourdes.
Para Noé, o problema tem sua origem no início da cidade, quando João Pessoa tinha menos habitantes e menos carros. “João Pessoa é uma cidade antiga. Por isso, a tubulação da parte de drenagem também é antiga. Em determinados pontos, a tubulação tem um estreitamento. Mas a cidade cresceu muito. Assim, a água retorna e causa o alagamento. Para corrigir isso, temos que localizar onde estão os pontos de estreitamento e quebrar a calçada e a rua para consertar o problema”, disse.

O professor do curso de Tecnologia em Design de Interiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Paulo Peregrino, que é pesquisador da área de engenharia urbana e ambiental, concorda em parte com o coordenador da Defesa Civil. Porém, ele acredita que toda ação do homem sobre o meio natural altera o seu curso e traz consequências. “Estas ações aceleram os processos e não respeitam otempo que a natureza requer para se adequar às mudanças de maneira normal”, comentou.
Ele cita como possíveis razões estruturais para este problema urbano a impermeabilização do solo, tanto das vias quanto dos próprios lotes, pois aumenta a velocidade do escoamento e reduz a capacidade de absorção; alterações do clima urbano decorrentes do processo de urbanização, causando muitas vezes uma maior precipitação; e ausência de drenagem de águas pluviais em alguns bairros.
Ele ainda menciona o desmatamento, que causa a perda da retenção da água por parte da vegetação e desacelera o escoamento superficial. Isso dificulta a absorção da água pelo solo natural e acelera a sua chegada aos cursos de água, superando a sua capacidade de vazão natural.

A população também ajuda a agravar a situação, segundo Peregrino. O acúmulo de lixo nas galerias de escoamento de águas pluviais, por exemplo, acaba reduzindo a sua eficiência quanto à vazão, e provoca o acúmulo de água nas vias de cotas mais baixas. As ligações clandestinas de águas pluviais nas galerias de esgoto também causam problemas. Entre outros, o transbordamento das águas sobre as vias.
“A cidade é um organismo, e deve ser entendida como tal, exigindo um planejamento feito de forma multidisciplinar, envolvendo profissionais de várias especialidades e também o cidadão comum, que possui a percepção da cidade na prática diária”, explicou Paulo Peregrino.

“Entretanto, não é só planejar, mas sobretudo efetivar as ações deste planejamento e acompanhar os seus resultados, diagnosticando, monitorando as respostas da cidade em relação ao planejamento traçado e fazendo ajustes sempre que necessário, num ciclo que retroalimenta o processo de planejar, pois via de regra é mais fácil e menos oneroso trabalhar de forma preventiva do que de forma corretiva”, complementou.

Ações da Prefeitura
A Operação “João Pessoa em Ação – Força Municipal de Prevenção de Riscos” reúne a Defesa Civil, quatro secretarias e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e executa ações, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população, segundo informações da Secretaria de Planejamento (Seplan). O objetivo é prevenir as áreas consideradas de risco e com possíveis pontos de alagamento durante o período chuvoso.
Estão entre as ações desassoreamento de rios, capinação, roçagem, remoção de entulhos, demolição de residências, poda de árvores, limpeza de canaletas, loneamento de barreiras, desobstrução de galerias pluviais, recuperação de bocas de lobo e assistência social.
A Seplan e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informaram que estão trabalhando com o projeto da Lagoa do Parque Solon de Lucena, que, depois de concluída a etapa de dessaroreamento, deve impedir novos alagamentos na área, além da reurbanização do Bairro São José.
A Seinfra ainda informou que tem trabalhado constantemente para manter bueiros e galerias limpas com uma programação diária e que realiza um trabalho preventivo de limpeza e drenagem em rios e canais em toda João Pessoa. O serviço pode ser solicitado pela população por meio do telefone 0800 031 1530. Os serviços de manutenção e conservação de galerias incluem a recuperação, limpeza com retirada de entulho e lançamentos, escovação e colocação de tampa e de grelha.

“O resultado desse trabalho é que em vários pontos da cidade não são mais registrados alagamentos, a exemplo da Beira Rio. A limpeza do Rio Jaguaribe já foi realizada e as obras de drenagem estão em andamento. Pode-se perceber que apesar das intensas chuvas dos últimos dias, a Beira Rio não alagou e o trânsito fluiu normalmente”, disse a Seinfra por meio de nota.

G1Pb