terça-feira, 14 de abril de 2015

TCE-PB anula concurso após aprovação de irmão de ex-prefeito




Resultado de imagem para concurso anuladoO concurso público da Prefeitura de Araçagi, no Brejo paraibano, foi anulado após decisão da 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) nesta terça-feira (14). A aprovação de candidatos parentes do prefeito, de membro da comissão organizadora e a constatação de que o candidato aprovado em 1º lugar para vaga de odontólogo foi também o elaborador de perguntas da prova, foram algumas das irregularidades encontradas.

O certame foi lançado pela gestão do ex-prefeito Onildo Câmara Filho, ao qual foi imputada pelo TCE-PB multa no valor de R$ 9.856,70. A reportagem do G1 tentou entrar em contato com o ex-gestor, mas ele não foi localizado. A empresa responsável pelo certame não atendeu às ligações.
O relator do processo foi o conselheiro substituto Oscar Mamede Santiago Melo, que destacou entre as práticas irregulares a aprovação do irmão do prefeito - o qual também era um dos membros da comissão do concurso, classificado em segundo lugar para o cargo de fiscal de tributos.
Na decisão, a Câmara determinou também a abertura de processo específico para apurar a idoneidade da empresa responsável pelo certame. A mesma já responde a processo por outras supostas irregularidades em concursos públicos.

G1Pb

Conheça a britânica que acordou '17 anos mais jovem'




Conheça a britânica que acordou '17 anos mais jovem'Em um belo dia, há sete anos, a britânica Naomi Jacobs, de 32 anos, acordou acreditando que tinha apenas 15. Na época, os médicos concluíram que ela estava sofrendo de um tipo muito raro de amnésia causada por estresse, a amnésia global transitória. Essa amnésia foi provocada pelo "fechamento" de uma parte do cérebro da britânica, fazendo com que ela perdesse, temporariamente, os últimos 17 anos de sua vida.

A britânica, que acabou se recuperando com o passar do tempo, escreveu um livro sobre a experiência, Forgotten Girl("Mulher Esquecida" em tradução livre). Em entrevista à BBC, ela contou como foi sua reação ao acordar com a memória de quando tinha 15 anos - e tendo de lidar com a "nova" realidade de mãe solteira vivendo no "futuro".

"Inicialmente, não reconheci o cômodo, o quarto onde eu tinha acordado, a cama onde eu tinha acordado. Saltei da cama em choque", conta Naomi sobre o primeiro dia de sua amnésia.

Naomi lembra que sua voz também soava diferente, não soava como a voz de uma adolescente.

"Esta foi a primeira coisa (que notei). Primeiramente soava estranho, pois eu falava alto e minha voz estava mais grave e rouca. Pensei que ainda estava sonhando quando vi meu rosto no espelho do banheiro."

Com a ajuda da família, Naomi começou a se recuperar lentamente. Aos poucos ela voltou a sair de casa. Familiares e amigos lhe explicaram o que aconteceu no mundo, como os ataques de 11 de setembro de 2001 ou as mudanças políticas e sociais na Grã-Bretanha.

"Facebook, Google e YouTube soavam como se fossem totalmente inventados, e a primeira vez que vi meu filho, Leo, jogando com o XBox e interagindo com a TV, fiquei tão chocada que até cuspi meu chá."

Naomi mantinha diários e, lendo estas páginas ela começou a reconstruir a própria personalidade, o relacionamento com o filho e até a questionar algumas de suas decisões.

"Com o passar do tempo, flashes de memória voltaram - apenas por alguns segundos, mas estavam lá. As memórias mais recentes voltaram primeiro, então vieram as mais velhas, até minha memória completa voltar."

Apesar de todos os sustos e o choque de não reconhecer nem o próprio filho, a britânica reconhece que teve uma chance incrível de ver o mundo através dos olhos de uma adolescente.

"Viver tudo de novo através dos meus olhos de 15 anos me deu uma nova perspectiva, e me permitiu fazer mudanças, melhorar minha qualidade de vida, para ter certeza de que isso não vai acontecer de novo".

E este foi apenas o começo da manhã na qual ela acordou pensando que tinha 15 anos de idade.

"Minha última memória foi de pegar no sono no meu beliche, que dividia com minha irmã, pensando nas provas de GCSE (primeira avaliação importante realizada no ensino secundário britânico)", afirmou.

'Mamãe' 
Mas, os sustos continuariam. Um dos maiores foi quando um menino pequeno correu na direção de Naomi dizendo "mamãe, mamãe".

"Fiquei totalmente chocada. (Senti) Tudo: de medo a alegria, ver esta criança que eu não lembrava ter dado à luz e saber que, sem dúvida, ele era meu filho, pois se parecia muito comigo, até o terror de ter responsabilidade por esta criança pequena."

"Nas primeiras 24 horas eu estava completamente em choque, convencida de que eu iria dormir naquela noite e acordar de volta em 1992, o que estava acontecendo, para mim, não era real."

Outro problema para Naomi era a tecnologia do século 21. Ela não se lembrava de smartphones, por exemplo.

"A última vez que vi um telefone celular, era do tamanho de um tijolo, aquela coisa grande e cinza com a antena preta. Então: telefones celulares, televisões digitais pareciam saídas de um desenho animado, meus olhos estavam acostumados com as (TVs) analógicas. Análise de códigos (de mercadorias), câmeras de segurança... Tudo era tão alienígena para mim!"

Parte da memória de Naomi dos últimos 17 anos tinha desaparecido. Mas, outra parte ainda funcionava. Por exemplo: ela conseguia dirigir e ainda se lembrava de senhas de banco recentes.

"Foi muito bizarro 'ter 15 anos' e realmente saber como dirigir. Fiquei com muito medo, não queria estar atrás do volante."

"Eu lembrava números de telefone. Também havia um número, quatro dígitos, em minha mente, que eram os números (da senha) do meu cartão de débito. Coisas que eram repetidas, memória automática, eu ainda mantinha estas memórias."

No entanto, Naomi perdeu a memória de "tudo o que tinha a ver com eventos da minha vida, tudo o que tinha alguma conexão emocional, como o nascimento do meu filho, mortes, casamentos...".

Em 2008, na época do episódio da amnésia, a britânica estava estudando psicologia. Mas sua perda foi tão profunda, que ela precisou da ajuda da irmã e da melhor amiga para lidar com o celular e seu e-mails.

Nova perspectiva 
Os médicos afirmaram que, na maioria dos casos de amnésia parecidos com os de Naomi, o paciente recupera as memórias poucas horas depois. Mas a britânica precisou de meses para se recuperar.

Neste intervalo, os médicos recomendaram que ela não forçasse sua memória ou mesmo lesse jornais, para evitar situações de estresse.

"Nos primeiros meses eu tentava desesperadamente entender minha vida. Durante a noite que ficava acordada e chorava, desejando estar de volta à escola, aos tempos em que minhas únicas preocupações eram os meninos que eu gostava ou ser flagrada bebendo no parque", disse.



BBC

Professores da Universidade Federal da Paraíba param atividades amanhã



Os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiram nesta terça (14/4) aderir à paralisação nacional dos trabalhadores brasileiros, convocada pelas centrais sindicais para ocorrer na quarta-feira (15/4) em todo o país. A proposta foi aprovada por ampla maioria na assembleia docente realizada pela manhã no auditório da Reitoria, em João Pessoa, e no campus de Bananeiras.
Para marcar o Dia Nacional de Paralisação, na quarta-feira, sindicatos de diversas categorias de trabalhadores da Paraíba vão promover um ato público, a partir das 9h, com concentração no Parque Solon de Lucena (Lagoa), no Centro de João Pessoa. A Adufpb (Sindicato dos Professores da UFPB) estará presente à atividade e convoca todos os professores a participarem.
O ato seguirá em direção à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Mais de mil trabalhadores e trabalhadoras de várias categorias - entre elas bancários, professores, construção civil, educação, comerciários, servidores municipais e federais - participarão do evento.
O Dia Nacional de Paralisação foi convocado pelas centrais sindicais em resposta à ação da Câmara dos Deputados, que aprovou no dia 8 de abril o Projeto de Lei 4330/04, que libera a terceirização de mão de obra no país. O Andes - Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior convocou toda a base a aderir ao movimento.
De acordo com o presidente da Adufpb, Jaldes Reis de Meneses, este é um momento em que o trabalhador brasileiro deve estar alerta e mobilizado. "Precisamos nos unir para impedir o desmonte dos direitos trabalhistas no Brasil que também atingirá o Serviço Público e a Universidade Brasileira", declarou.

Além de defender os direitos contra a desregulamentação do trabalho imposto pelo Projeto de Lei 4330, o Dia Nacional de Paralisação será contra as medidas provisórias 664 e 665 adotadas pelo governo Dilma que atacam o seguro desemprego, auxílio doença, pensões, PIS e outros direitos.

Assessoria

Professores municipais de João Pessoa decidem encerrar greve




Resultado de imagem para professores em greve em joão pessoaOs professores da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa decidiram, em assembleia na tarde desta terça-feira (14), encerrar a greve que já durava 30 dias. O fim da paralisação foi uma consequência de duas decisões judiciais que consideraram o movimento ilegal.

O assessor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa (SintemJP), Valberto Azevedo, informou que, apesar do fim da greve, a categoria ainda vai recorrer da última decisão. “A assessoria jurídica continuará buscando judicialmente o reconhecimento da legalidade do movimento. Só vamos voltar aos trabalhos em obediência e respeito ao tribunal”, declarou.
Já o secretário de articulação política da prefeitura de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, responsável pela negociação com os professores, não quis comentar a intenção dos grevistas seguirem na Justiça para que a o movimento seja considerado legal. "Terminou a greve, ótimo! Vamos agora cumprir o calendário letivo", disse. Para ele, "o bom senso prevaleceu, mas é uma pena que só foi tomada depois da decisão da Justiça".
No dia 30 de março, a desembargadora Maria das Graças Moraes Guedes notificou a categoria pela primeira vez. Nesta segunda-feira (13), uma nova decisão da mesma magristrada negou o recurso do SintemJP e ainda autorizou que a Prefeitura de João Pessoa cortasse o ponto dos grevistas.
A principal reinvindicação da categoria é de reajuste salarial de 13,01%. A proposta da Prefeitura de João Pessoa é de um aumento de 3%, sendo que esse percentual pode ser revisado em agosto dependendo do avanço dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

G1Pb

Câmara aprova excluir empresas públicas de projeto sobre terceirização




A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (14), com 360 votos favoráveis, 47 contrários e 4 abstenções, excluir as empresas públicas e sociedades de economia mista das regras previstas no projeto que regulamenta os contratos de terceirização. A exclusão ocorreu com a aprovação de um destaque de autoria do PSDB, que também foi apoiado pelo PT.

O destaque aprovado em plenário vale para empresas públicas e sociedades de economia mista controladas por União, estados, Distrito Federal e municípios. O texto-base do projeto que altera as regras para a terceirização foi aprovado na semana passada, mas a análise das propostas de alteração do projeto ficou para esta terça.


Conforme o líder do PSDB na Casa, deputado Carlos Sampaio (SP), o destaque aprovado em plenário não proíbe que o setor público realize terceirizações, mas impede que empresas controladas pelo governo façam a terceirização em todas as suas atividades, como prevê o projeto.

De acordo com o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), a exclusão das empresas públicas, entre as quais estão Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, busca valorizar o concurso como forma de ingresso na carreira.

“Queremos que o concurso público seja a porta de entrada não só na prefeitura, mas também no Banco do Brasil. Se acabarmos com o concurso como porta de entrada, abriremos caminho para o apadrinhamento”, argumentou.

Já o PMDB defendeu a manutenção do texto original.  Para o vice-líder do partido, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), a retirada das empresas públicas das regras que flexibilizam a terceirização vai prejudicar a competitividade e “otimização” de recursos.

“É um retrocesso. Significa engessar a máquina pública indireta. A direta, sim, tem que ter concurso, mas na indireta não. Vamos engessar num momento em que temos que racionalizar e otimizar recursos”, afirmou.

O relator do projeto, deputado Arthur de Oliveira Maia (SD-BA), se irritou com o apoio do PT ao destaque. Segundo ele, foi o próprio governo que pediu a inclusão das empresas públicas e sociedades de economia mista nas regras que permitem terceirizar qualquer atividade.

“Já que o PT prefere fazer o discurso contra o governo, não sou eu, que sou deputado de oposição, que vou apoiar o pedido que tinha sido feito pelo governo”, disse, defendendo a aprovação do destaque.
Criticada pelo PT e por parte das centrais sindicais, mas defendida por empresários e outros sindicatos, a proposta que regulamenta a terceirização permite que empresas contratem trabalhadores terceirizados para exercer qualquer função. Atualmente, esse tipo de contratação é permitida apenas para a chamada atividade-meio, e não atividade-fim da empresa, como, por exemplo, equipes de segurança e limpeza.
O texto sob análise da Câmara põe fim a essa limitação, permitindo que qualquer funcionário passe a ser terceirizado, mesmo quando ele exerce a atividade principal da companhia.

G1

Futuro presidente do PMDB em João Pessoa diz que legenda terá candidatura própria onde puder





Futuro presidente do PMDB em João Pessoa diz que legenda terá candidatura própria onde puder A declaração do prefeito Luciano Cartaxo (PT) de que o PMDB nunca foi aliado do governo municipal em João Pessoa foi rebatida, nesta terça-feira (14), pelo deputado estadual Gervásio Maia, que não gostou nada de ver seu partido preterido pelo petista.

Conforme o parlamentar, que deverá suceder Manoel Júnior na direção da legenda na Capital, lembrou que o partido apoiou a candidatura do PT no segundo turno das eleições, em 2012, já que no primeiro turno o partido tinha candidatura própria.

Apesar de considerar precipitado o debate sobre 2016, Gervásio deixou claro que o PMDB terá candidatura própria onde puder, onde não irá procurar fazer alianças. “As eleições estaduais são pautadas pelas municipais. Nos municípios que pudermos ter candidatura própria vamos trabalhar para que tenhamos, nos que não puder vamos procurar aliança com outros partidos”, disse.



Aneel aprova reajuste de tarifas de energia para cinco distribuidoras



Aneel aprova reajuste de tarifas de energia para cinco distribuidorasA Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (14) os índices de reajustes tarifários anuais de cinco distribuidoras de energia. Em fevereiro deste ano, a Aneel já havia aprovado uma revisão tarifária extraordinária para essas distribuidoras.
Para os clientes residenciais da empresa AES Sul Distribuidora, o reajuste será de 4,35%. A indústria terá um aumento de 4,36%. Os novos valores serão aplicados a partir de domingo (19) para 1,3 milhão de unidades consumidoras localizadas em 118 municípios do Rio Grande do Sul. A revisão extraordinária de 39,5% para a distribuidora vale desde o mês passado e foi a mais alta aprovada pela Aneel.
Também a partir de domingo haverá um aumento de 2,9% para os consumidores residenciais atendidos pela Usina Hidroelétrica Nova Palma. Para as indústrias, o reajuste será de 7,52%.

Os consumidores residenciais atendidos pela  Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) pagarão 10,35% pela energia a partir da próxima quarta-feira (22). O aumento para as indústrias será de 13,34%. A Coelba atende 5,5 milhões de unidades consumidoras em 415 municípios da Bahia.Os novos valores serão aplicados para 15 mil unidades consumidoras dos municípios gaúchos de Faxinal do Soturno, Nova Palma, Dona Francisca, Ivorá, Silveira Martins, São João do Polêsine, Restinga Seca e parte dos municípios de Santa Maria e Júlio de Castilhos.
O reajuste tarifário da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) será de 7,18% para consumidores residenciais e 14,41% para industriais. Os novos valores também serão aplicados a partir de quarta-feira (22) para 1,3 milhão de unidades consumidoras de 167 municípios do Rio Grande do Norte.
Também a partir de quarta-feira, os consumidores residenciais atendidos pela Energisa Sergipe pagarão 10,74% a mais pela energia elétrica. Para as indústrias, o aumento será de 17,46%. A distribuidora atende 713 mil unidades consumidoras localizadas em 63 municípios de Sergipe.
O reajuste tarifário anual das distribuidoras é calculado com base na variação de gastos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros como energia comprada, encargos de transmissão e setoriais.
Já a revisão extraordinária das tarifas, que está valendo desde o mês passado, foi aplicada por causa do custo extra que as distribuidoras tiveram pela falta de chuvas e o uso maior de usinas hidrelétricas. Os índices da revisão extraordinária para essas distribuidoras foram: 39,5% (AES Sul), 36,8% (Nova Palma), 5,4% (Coelba), 2,8% (Cosern) e 8% (Energisa Sergipe).

EBC

Ar-condicionado explode e fogo assusta estudantes do CE da UFPB


ar condicionado UFPBO aparelho de ar-condicionado de uma sala do Centro de Educação (CE)da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde são ministradas aulas do quinto período do Curso de Pedagogia, explodiu, no final da manhã desta terça-feira (14), e assustou os estudantes do curso, que realizavam protesto, o movimento #‎AbaixoaSAUNAdeAula, justamente devido ao calor nas salas de aula do CE.
A denúncia foi feita pela aluna Priscila Lima, do 5º período de Pedagogia, nas redes sócias.
“Gente, sou do 5° período do curso de Pedagogia. Eu e minha turma nos mobilizamos em torno do Centro de Educação em prol dos aparelhos de ar-condicionado. Nossa professora simplesmente parou de dar aula hoje por que estava impossível de se concentrar. Falamos com o diretor do Centro e ele nos informou que não poderia fazer nada, pois já havia comunicado a Prefeitura o problema. Resultado: Nosso ar condicionado que desde o início do período não funcionava, explodiu no fim da mobilização”, postou.
A aluna cobrou providências da UFPB com relação aos problemas. “Quem assume a responsabilidade disso? Não somos animais, somos alunos e não estamos exigindo nada além do nosso direito”, comentou.
Priscila Lima destacou que o movimento #‎AbaixoaSAUNAdeAula está convocando todos os alunos do Centro de Educação para realizar uma nova manifestação, nesta quarta-feira (15), a partir das 10h00 em frente a coordenação do curso. “Iremos até a reitoria ou prefeitura. Ficar do jeito que está é que não dá”, disse.

MaisPb

WhatsApp para Android ganha 'nova cara' e animações com Material Design




WhatsApp para Android de cara nova; confira as mudançasAs novidades não param de chegar para os usuários do WhatsApp na versão Android. Desta vez, foi o visual do app que mudou. O mensageiro do Facebook recebeu o Material Designinterface conhecida do Android 5.0 (Lollipop). A atualização ainda não chegou na Play Store para todos os usuários. Por enquanto, quem quiser atualizar o aplicativo deverá baixar um arquivo no site oficial.

Na interface principal, o que mudou foi a cor, que passou a ser verde escuro, e os ícones. As três abas (ligações, conversas e contatos) já estava disponível desde a última atualização. Já dentro das conversas, pouca coisa mudou. A principal novidade fica por conta do menu anexo, com novos ícones e animações para abrir e fechar. A notificação pop-up também está de cara nova.

Para baixar a atualização, o usuário deverá baixar o arquivo APK e fazer a atualização manualmente. Lembre-se que para isso a opção "fontes desconhecidas", no menu Segurança, deverá estar marcada. Até o momento, a atualização não está disponível paratablets.



Tech Tudo

Cresce o uso do cartão de crédito para cobrir o orçamento doméstico


Resultado de imagem para CARTÃO DE CRÉDITOEm época de dinheiro curto, muita gente usa o limite do cartão de crédito para cobrir os buracos no orçamento doméstico, o que pode ser uma grande armadilha, como explica o economista Samy Dana.
Quanto mais fácil, o dinheiro, mais caro ele fica. Se o dinheiro é oferecido muito fácil, tenha cautela e reflita porque pode sair muito caro. Alguns cartões de crédito chegam a multiplicar a dívida de um ano por sete, até por oito vezes o valor devido.
A tentação de pagar o mínimo também não é boa porque em pouco tempo a dívida cresce, no mínimo, três vezes.
Outra sugestão é evitar usar o limite do cartão de crédito ou do cheque especial, que muita gente usa, como salário porque isso não é seu, é um dinheiro que não lhe pertence. Use como uma emergência, mas mesmo assim com muito cuidado. Percebeu que não conseguiu pagar a fatura, vá ao banco, negocie uma taxa melhor e quite a fatura. Crédito pessoal ou consignado podem ser boas opções.

A dica é ter metade do salário como limite do cartão, o ideal é entre  20% e 30% porque se tiver uma porcentagem muito grande do salário de limite, fica mais difícil pagar. Por último, evite ter muitos cartões porque assim é fácil perder o controle.
O cartão de crédito é bom porque dá um certo fôlego financeiro e tem ainda os programas de fidelidade. Por outro lado, as taxas do rotativo são as mais altas do mercado e a fatura pode trazer problemas aos mais descontrolados.
Outras dicas:
1) Ao pagar com cartão de crédito, guarde sempre o canhoto. Faça um controle de todos os gastos em uma planilha até receber a fatura. Evite surpresas!
2) Não espere a anuidade do cartão ser renovada automaticamente, procure o banco antecipadamente porque muitas vezes esta tarifa pode ser negociada com desconto ou até com isenção, de acordo o perfil do cliente e relacionamento com o banco ou administradora.
3) Não se esqueça, como a maioria dos usuários, de trocar as milhas/ou pontos de fidelidade no cartão por benefícios.
4) Caso não tenha desconto à vista nem no cartão de débito, opte pelo pagamento no cartão de crédito, uma vez que você compra agora e paga somente no próximo mês. Caso seja um consumidor assíduo, um segundo cartão pode permitir a escolha da melhor data de compra.
5) Gaste no cartão somente o que pode pagar. Nunca deixe uma fatura em aberto, os juros do cartão são os mais altos (em alguns casos, ultrapassam 300% ao ano). Caso não tenha dinheiro em conta para cobrir toda a fatura, vá a um banco e pegue um empréstimo a uma taxa menor para quitar a dívida do cartão.
6) O limite não deve ultrapassar a metade do seu salário.
7) Tenha, no máximo, dois cartões e não aceite cartões de loja sem pensar antes.

G1