terça-feira, 21 de abril de 2015

Divorciados têm risco maior de ataques cardíacos, diz estudo


 Estudo aponta que risco causado por estresse com divórcio equivale ao de pressão alta e diabetes  (Foto: Thinkstock)Divorciados são mais propensos a sofrer ataques cardíacos do que pessoas que permanecem casadas, segundo uma pesquisa da Universidade Duke, nos Estados Unidos.
Uma análise de 15.827 pessoas mostrou que as mulheres são as mais afetadas, e este risco quase não foi alterado mesmo depois de elas casarem novamente.
O estudo, publicado no periódico científico Circulation, avalia que estresse crônico, como o enfrentado em processos de divórcio, tem um impacto de longo prazo no organismo.
Ao longo da pesquisa, realizada entre 1992 e 2010, cerca de uma a cada três pessoas se divorciou.
Os cientistas descobriram que mulheres que passaram por um divórcio têm 24% mais chances de sofrer um ataque cardíaco do que aquelas que ficaram casadas. O risco aumentou para 77% quando a mulher tinha enfrentado mais de um divórcio.
Entre homens, as chances aumentaram 10% após um divórcio e 30% após mais de um.
"É um risco significativo e comparável ao de ter pressão alta ou diabetes", diz a cientista Linda George, uma das autoras do estudo.
Um novo casamento teve um efeito positivo muito pequeno sobre este risco entre as mulheres, mas o eliminou entre os homens.
"Acredito que esta seja a parte mais interessante da pesquisa", avalia George.
Mas por quê?
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que mudanças no estilo de vida, como cortes na renda, não aumentaram o risco de infarto.
"Sabemos que o estresse psicológico pode afetar o sistema imunológico e levar a inflamações mais frequentes e um desequilíbrio hormonal", afirma George.
"Se esta função imunológica permanecer alterada por muitos anos, isso pode ter um preço para o organismo."
A pesquisadora destaca que a diferença do impacto do estresse entre homens e mulheres também é encontrada em casos de depressão e que o divórcio representa um "fardo psicológico" maior para as mulheres, apesar de não ser possível neste momento "entender o que de fato está ocorrendo".
Ao mesmo tempo, medicamentos podem reduzir o risco causado pela pressão alta, mas não há uma solução simples para a dor causada pelo divórcio.
A recomendação dos cientistas é buscar o apoio de amigos e familiares.
Para Jeremy Pearson, da British Heart Foundation, que promove estudos de males cardíacos, é sabido há algum tempo que a saúde mental pode afetar o coração.
"Mas os resultados deste estudo não são uma evidência definitiva (da ligação entre o estresse causado pelo divórcio e o maior risco de infarto). Precisamos de mais estudos antes de considerar o divórcio um fator de risco significativo para ataques cardíacos."

BemEstar

Menos da metade dos paraibanos já declarou o IR 2015, diz Receita Federal

Resultado de imagem para RECEITA FEDERALA dez dias do fim do prazo para apresentar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, menos da metade dos contribuintes da Paraíba já cumpriram com o compromisso com a Receita Federal. De acordo com boletim da Receita divulgado nesta segunda-feira (20) com base nas declarações enviadas até as 17h, 130.845 declarações já tinham sido entregues, o que representa 47,58 % do quantitativo esperado para este ano no estado.
O contribuinte tem até o dia 30 de abril para fazer a declaração. O programa deste ano da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física foi liberado no dia 2 de março.

No ano passado, 26.883.633 contribuintes enviaram a declaração até o fim do prazo, número aquém dos 27 milhões de formulários estimados pela Receita Federal. Em 2013, 26,1 milhões de pessoas físicas entregaram o documento.
O contribuinte que tiver dúvidas na hora de fazer sua Declaração do Imposto de Renda pode recorrer ao Perguntas e Respostas 2015, disponibilizado no site da Receita Federal. O manual contém 699 perguntas e respostas. Clique aqui para acessar.
G1PB

Prefeitura de João Pessoa pretende expandir rede de iluminação pública


Prefeitura de João Pessoa pretende expandir rede de iluminação pública
A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) planeja instalar 173 novos postes, 857 lâmpadas e 7 km de rede só este ano. A meta faz parte do plano de expansão de iluminação pública da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em diversos bairros da Capital.

Entre investimentos e manutenção na iluminação pública, a Prefeitura investiu em torno de R$ 6 milhões nos últimos dois anos. Foram serviços de implantação, reforma, melhoria e expansão da iluminação pública ornamental e convencional, com 3.211 pontos de iluminação, perfazendo 13.817 metros de rede.

Para garantir as ruas e avenidas bem iluminadas, gerando um visual mais bonito, segurança e, consequentemente, mais tranquilidade para a população, a Seinfra tem realizado diversas ações no parque de iluminação pública.

As melhorias no setor incluem trabalhos de inspeção, manutenção e reparos, tanto na iluminação pública ornamental quanto na convencional. Entre os serviços realizados constantemente estão à troca de lâmpadas, braços, reatores, cabos e implantação de postes, entre outros serviços essenciais para uma boa qualidade na iluminação pública.

Foram ainda trocadas lâmpadas de menor potencial por outras de maior. Nos principais corredores da cidade, as lâmpadas de vapor de sódio, que emitem luz amarelada, foram substituídas por lâmpadas de vapor metálico, que emitem luz branca.

Outra mudança foi à alteração dos braços que suportam as lâmpadas nos postes. As novas peças são mais longas, o que aumenta o alcance e possibilita a iluminação de uma área maior.

Secom-JP

Projeto na CMJP institui Semana do Bebê na Capital


Marmuthe 1O vereador de João Pessoa, Marmuthe Cavalcanti, apresentou na Câmara Municipal Projeto de Lei Ordinária (PLO 964/2015), que institui a ‘Semana do Bebê’ na Capital paraibana.
De acordo com a proposta, o evento deve ser realizado anualmente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), na segunda semana do mês de maio de cada ano.
Durante a ‘Semana do Bebê’ haverá ampla divulgação dos programas e serviços oferecidos às gestantes e crianças de 0 a 3 anos de idade, além de atendimento médico e psicológico para esse público-alvo.
“Os objetivos desta Semana são diversos: contribuir para um novo olhar em relação ao bebê e à criança pequena”, disse o parlamentar.

Censurado por Charliton, Anísio diz que alguns petistas prejudicam o PT


Anísio MaiaO deputado estadual Anísio Maia (PT), reagiu a declarações do presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Charliton Marchado, que censurou o parlamentar por ele assinar CPI para apurar possíveis irregularidades do Empreender Paraíba.
Anísio Maia disse que estranha os questionamentos de Marchado e revelou que o seu posicionamento é antigo pois, segundo Anísio,  ele já havia afirmado que votaria a favor de qualquer CPI na Casa ou cobrança de transparência.
“Ele agora cobra que eu quebre esse compromisso e jogue por terra o que falta a muitos parlamentares que é a coerência política .Hoje ser contra qualquer investigação é nadar contra a história. Lamento inclusive o velho discurso de atribuir golpismo em toda investigação e    cobrança  de transparência. Aliás esse comportamento de alguns petistas está prejudicando muito nosso partido”, afirmou.
Anísio Maia também alegou que o fato dele fazer parte do governo não significa concordar em tudo com a gestão estadual.
“Entendo que ajudar um governo não é ser subserviente e sim estar atento para sugerir propostas, apontar falhas e cobrar iniciativas”, destacou Anísio acrescentando:
“Acho que nosso partido tem que estar atento para as mudanças necessárias e operá-las em tempo hábil, pois quem defende essa velha política terá os dias contados”.
Confira abaixo resposta de Anísio Maia
Estranho o nosso presidente cobrar dos seus deputados que sejam incoerentes e alheios aos questionamentos da sociedade. 
Aliás esse meu posicionamento é antigo. Desde que assumi o meu primeiro mandato afirmei que votaria a favor de qualquer CPI ou cobrança de transparência . 
Ele agora cobra que eu quebre esse compromisso e jogue por terra o que falta a muitos parlamentares que é a coerência política .
Hoje ser contra qualquer investigação é nadar contra a história.
Lamento inclusive o velho discurso de atribuir golpismo em toda investigação e    cobranca de transparência. 
Aliás esse comportamento de alguns petistas está prejudicando muito nosso partido.
Para mim todos nós devemos ser favoráveis a medidas de investigação e transparência porque isso é ruim para os corruptos mas muito bom para nossa sociedade .
Todo gestor político deve encarar uma investigação como coisa normal e até salutar.
Entendo que ajudar um governo não é ser subserviente e sim estar atento para sugerir propostas, apontar falhas e cobrar iniciativas.
Concluindo, acho que nosso partido tem que estar atento para as mudanças necessárias e operá-las em tempo hábil, pois quem defende essa velha política terá os dias contados.
Prefiro me aposentar da política a virar um político a procura de sobrevivência. 
Anisio Maia

MPB

Governo deve reaver áreas cedidas para construção no Polo Turístico do Cabo Branco

O Governo da Paraíba deve iniciar o processo de retomada de áreas concedidas para a construção de hotéis e outros equipamentos de hospedagem no Polo Turístico do Cabo Branco, que não receberam investimentos até o momento. "Pelo menos oito, das 19 concessões, devem ser rescindidas devido ao descumprimento do cronograma de execução" , explicou o secretário executivo de Turismo da Paraíba, Ivan Burity, durante entrevista ao programa Rádio Verdade da Arapuan FM, nesta segunda (20),
De acordo com o Ivan Burity, apesar do projeto de criação do Polo Turístico ter ficado mais de 25 anos parado, em 2013, o Governo do Estado deu o pontapé inicial para tirar o projeto, que deve alavancar o turismo em João Pessoa, do papel e convocou os investidores para renovar a parceria público-privada celebrada na década de 80 . "Em 2013, o governador Ricardo Coutinho entregou o Certificado de Regularidade Jurídica para os empresários e acordou que eles deveriam começar a construção dos hotéis e de outros equipamentos de hospedagem", lembrou o gestor.
A construção do Polo Turístico do Cabo Branco deverá dobrar a capacidade hoteleira de João Pessoa, com hotéis, pousadas e albergues construídos numa área de 620 hectares, que foi dividida em 19 lotes. No decreto n° 33.743/2013, assinado pelo governador Ricardo Coutinho, a parceria público-privada foi 'renovada". O projeto foi criado durante a gestão do então governador Tarcísio Burity, em 1988.  "O Governo cumpriu a sua parte, proporcionar a infraestrutura necessária para os empreendimentos e agora aguarda a contrapartida dos empresários", destacou Burity, alertando para a possibilidade de rescisão desses contratos de parcerias. 

Click

Depois de sofrer acidente de moto, vereador sertanejo morre após complicações de saúde


Depois de sofrer acidente de moto, vereador sertanejo morre após complicações de saúdeFaleceu na noite dessa segunda-feira (20), no Hospital de TRauma de Campina Grande, o vereador José Petrônio Dantas de Sousa, conhecido por "Dedé de Boalô" (PSDB), 44 anos de idade, da cidade de São José de Espinharas, no Sertão.
José Petrônio sofreu um acidente na PB-247 entre as cidades de Patos e São José de Espinharas, na última quarta-feira (15). De acordo com informações do Portal Patos Metrópole, a moto, que o vereador pilotava colidiu violentamente na traseira de uma carroça de tração animal e com o impacto o joelho de José Petrônio teve uma fratura exposta. Após o acidente a vítima foi socorrida, inicialmente para o Hospital Regional de Patos e em seguida transferida para Campina Grande.
Por conta de complicações nos rins o estado de saúde do vereador acabou se agravando, inclusive ele chegou a ter problemas nas artérias necessitando amputar uma de suas pernas. O vereador acabou não resistindo.
O corpo que deve seguir para Patos e ser velado em sua residência em Patos na rua Capitão Crizanto, bairro Santo Antônio. Nesta quarta-feira (22) o corpo do vereador será trasladado para São José de Espinharas, cidade onde exerceu mandato de vereador por 2 (duas) legislaturas, pelo o PSDB, e depois de velado na Câmara Municipal, será sepultado no cemitério local, às 17h.


FPF faz alterações na tabela dos jogos na reta final do Campeonato Paraibano



Resultado de imagem para federação paraibana de futebolA Federação Paraibana de Futebol (FPF) realizou alterações na tabela do Campeonato Paraibano  e divulgou os jogos da reta final da primeira fase. Com as mudanças o clássico entre Botafogo-PB e Campinense, no Estádio Almeidão, foi remarcado para o próximo domingo, dia 26, além de que, a última e decisiva rodada da fase de classificação vai ser disputada numa sexta-feira à noite, no dia 8 de maio.

As alterações foram feitas já que os clubes paraibanos estão fora de vez da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil e podem se dedicar exclusivamente ao estadual.

A FPF também reprogramou quatro jogos atrasados: três da Raposa e um do Belo. Atlético-PB x Campinense, ainda pela nona rodada, vai acontecer nesta quarta-feira, no Perpetão. CSP x Campinense, da 10ª rodada, no Almeidão, foi agendado para o dia 5 de maio. E Sousa x Campinense (Marizão) e Santa Cruz-PB x Botafogo-PB (Teixeirão), ambos da 14ª rodada, vão ser realizados no dia 29 deste mês.

Das últimas três rodadas (a 16ª, a 17ª e a 18ª), todas cheias, apenas a última acontece toda no mesmo dia - 8 de maio. A penúltima e a antepenúltima estão desmembradas em pelo menos três dias.

O Paraibano segue nesta quarta-feira, com quatro jogos, todos às 20h30: Atlético-PB x Campinense (Perpetão), Lucena xAuto Esporte (Amigão), Treze x Miramar (Presidente Vargas) e Sousa x Botafogo-PB (Marizão).


Confira a sequência dos jogos:

26 de abril (domingo)

16h - Botafogo-PB x Campinense (Almeidão)

16h - Miramar x Atlético-PB (Tomazão)

29 de abril (quarta-feira)

19h30 - Sousa x Campinense (Marizão)

20h30 - CSP x Atlético-PB (Almeidão)

20h30 - Santa Cruz-PB x Botafogo-PB (Teixeirão)

2 de maio (sábado)

16h - Sousa x CSP (Marizão)

20h30 - Campinense x Santa Cruz-PB (Amigão)

20h30 - Auto Esporte x Treze (Almeidão)

5 de maio (terça-feira)

20h30 - CSP x Campinense (Almeidão)

20h30 - Santa Cruz-PB x Lucena (Teixeirão)

8 de maio (sexta-feira)

20h30 - CSP x Botafogo-PB (Almeidão)

20h30 - Miramar x Sousa (Tomazão)

20h30 - Santa Cruz-PB x Auto Esporte (Teixeirão)

20h30 - Treze x Lucena (Presidente Vargas)

20h30 - Campinense x Atlético-PB (Amigão)


Click