quinta-feira, 19 de março de 2015

Detran firma parceria com a Famup para iniciar licenciamento das cinquentinhas na Paraíba

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) firmou umaparceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) para contribuir no processo de registro e licenciamento dos ciclomotores de 50 cilindradas, as conhecidas cinquentinhas, que circulam na Paraíba.
Detran firma parceria com a Famup para iniciar licenciamento das cinquentinhas na Paraíba


A parceria vai facilitar o contato do Detran-PB com as 23 prefeituras da Paraíba que já possuem o trânsito municipalizado, para responder se irão exercer a competência municipal para registrar e licenciar os ciclomotores no âmbito do seu município ou manifestar interesse em celebrar convênio com o órgão. As demais 200 cidades também receberam a minuta do convênio, mesmo o Detran podendo atuar de ofício, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro.


De acordo com a resolução 002/2014 do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), os municípios têm até o dia 9 de abril para fazer o procedimento de licenciamento ou para conveniar com o Detran. As cidades de João Pessoa e Campina Grande já sinalizaram que pretendem formalizar o convênio para realizar o processo de registro e licenciamento das ‘cinquentinhas’.


Para o registro, o proprietário deve apresentar os seguintes documentos: Nota Fiscal, RG, CPF, comprovante de residência, laudo de vistoria, comprovante de pagamento dos impostos e taxas e seguro obrigatório.


O superintendente do Detran, Aristeu Chaves, lembra que durante esse primeiro momento de registro, não haverá apreensões de ciclomotores em relação ao licenciamento. “Será realizada uma campanha educativa para orientar a população sobre esse importante processo. Atualmente as apreensões acontecem pela falta de equipamento de segurança e habilitação. Infelizmente sabemos que a grande maioria dos proprietários desses veículos são cidadãos de bem, que utilizam para seu trabalho, mas uma pequena parcela faz mau uso e como não existe um mecanismo de distingui-las todos acabam sendo abordados”, explicou o superintendente.


Atualmente, 58 mil ciclomotores de 50 cilindradas estão circulando pelo Estado e o Detran está desenvolvendo um cronograma e um mecanismo para atender a demanda. O cronograma deverá ser divulgado no próximo mês.


Secom-PB

Não consegue emprego? Veja como destacar qualificações e 'aparecer'

Resultado de imagem para COMO CONSEGUIR UM EMPREGO
A procura por profissionais qualificados continua intensa nas empresas. E com essa demanda crescente, saber apresentar qualificações técnicas e comportamentais em diferentes situações pode ser um diferencial na hora de buscar uma promoção ou uma nova oportunidade de emprego.
Para Érica Isomura, especialista em recursos humanos na Vagas.com, muitos candidatos falham na hora de apresentar suas habilidades. "Normalmente não há bom senso nessa hora. Muitos profissionais exageram ou escondem suas qualidades. Tem gente que gosta de vender a sua imagem a qualquer custo e tem aqueles que não contam nem metade do que são capazes de desenvolver. É preciso ponderar essa dose e contar realmente o que interessa ao recrutador", conta.
Veja abaixo como o candidato deve apresentar suas qualificações de maneira adequada em diferentes situações:
No currículo
Destacar as qualidades profissionais é um desafio para muitos profissionais, já que ele precisa destacar seus principais resultados e buscar uma forma de 'aparecer' para o recrutador.
"Alguns profissionais pecam pelo excesso de informações ou informações que vão além de suas experiências; outros pecam pelo excesso de modéstia, pela dificuldade de expressão ou até mesmo de autoconhecimento", diz Érika.
Veja como destacar as qualificações:
1) Seja objetivo, redija de forma objetiva as vivências profissionais mais relevantes;
2) Insira resultados gerados por ideias e projetos que tenha implantado;
3) Destaque as experiências internacionais;
4) Inclua de forma objetiva competências que se destacam, com algum exemplo;
5) Não minta, insira somente as habilidades que realmente existem;
6) Fuja dos clichês e de frases padrão;
7) Revise o currículo para evitar erros de português;
8) Pense que as duas ou três primeiras são o momento de se 'vender'.
Entrevista
Se o candidato foi chamado para a entrevista é porque ele conseguiu demonstrar com clareza e objetividade suas qualificações. Mas quais cuidados são necessários na hora de conversar com o recrutador?
Veja como se destacar na entrevista:
1) Esteja seguro das competências, ou seja, o candidato deve realmente ter todas as qualificações informadas no currículo;
2) Esteja atento ao entrevistador para manter um equilíbrio entre ser objetivo e contar muitas histórias; 
3) Aproveite o tempo da entrevista de forma mais produtiva possível, apresentando experiências relevantes;
4) Valorize seus resultados apresentando números, projetos e ações;
5) Não saia da entrevista sem ter clareza da qualificação esperada da vaga versus a sua qualificação;
No trabalho
As empresas também buscam pessoas que demonstram ter habilidades sociais, já que o trabalho em equipe é essencial para as empresas.
Veja as características valorizadas pelas empresas:
1) Bom relacionamento interpessoal;
2) Boa comunicação verbal e escrita;
3) Integridade, ética e respeito às pessoas;
4) Autogestão e administração do tempo;
5) Autoconhecimento e gestão de pessoas (para líderes);
6) Inteligência emocional e resiliência.

G1

Lucy Alves vence prêmio nos EUA

Lucy Alves vence prêmio nos EUA

A participante do #TeamBrown no The Voice Brasil, Lucy Alves, venceu o prêmio de “Melhor Show on Tour” nos Estados Unidos. A cantora concorria com outros nomes da música brasileira, entre eles: Caetano Veloso, Milton Nascimento, Roberto Menescal e Marcos Valle.

A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 9 de maio no Amaturo Theater do Broward Center for the Performing Arts, em Fort Lauderdale.


The Voice BR

Câmara aprova entrada do Brasil em pesquisa que custará quase R$ 1 bi

Em meio às medidas de ajuste fiscal do governo, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (19) a entrada do Brasil em uma organização de pesquisa astronômica da União Europeia que, se concretizada, exigirá um investimento de 270 milhões de euros (cerca de R$ 945 milhões).
O projeto de decreto legislativo aprovado pelos deputados agora segue para votação no Senado. Se aprovado no Senado, será promulgado pelo Congresso.
A proposta valida uma convenção firmada em 2010 entre o governo brasileiro e a Organização Europeia para Pesquisa Astronômica no Hemisfério Sul, que envolve 14 países. O acordo permite ao país ter acesso a telescópios e equipamentos científicos de grande porte em diversas localidades do deserto do Atacama, no Chile.
Durante a votação, alguns deputados da oposição e da base aliada criticaram a adesão  ao projeto de pesquisa sob o argumento de que o Brasil passa por uma crise econômica.
“É um absurdo gastar 1 bilhão para construir um telescópio que vai ficar na cordilheira no Chile, enquanto falta dinheiro para reajustar o salário dos aposentados”, disse o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS).
O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), afirmou que a aprovação do projeto era uma "irresponsabilidade“ "Esses recursos seriam muito mais efetivos se fossem aplicados aqui, para resolver os problemas do Brasil. Seria melhor do que ficar olhando as estrelas”, afirmou.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que, mesmo com a aprovação do projeto pelo Congresso Nacional, o governo poderá renegociar os termos do investimento e segurar a liberação do dinheiro.
“Ninguém está votando aumento de despesa. Se o governo quiser, implementa o acordo. São os termos do acordo. Caberá ao governo executar ou não e renegociar se quiser”, disse.
Pelo acordo, o governo brasileiro terá de investir 270 milhões de euros até 2021, dos quais 130 milhões de euros a título de taxa de adesão e outros 140 milhões de euros correspondentes a anuidades regulares devidas pelos países membros da organização, na proporção da receita nacional líquida.
Conforme o projeto de adesão, 75% dos recursos devem ser revertidos em benefícios ao setor produtivo do país investidor. O Brasil já está usando os equipamentos no Chile, mas ainda não enviou o dinheiro devido já que a convenção ainda não tinha sido aprovada pelo Congresso Nacional.

G1

Entenda o VoIP, tecnologia que permite apps ligarem pela Internet

Entenda o VoIP, tecnologia que permite apps ligarem pela Internet


Cada vez mais surgem aplicativos que permitem que os usuários façam chamadas telefônicas pela Internet, mas poucos conhecem VoIP, a tecnologia por trás desse benefício. Confira algumas explicações simples de como funciona o recurso e quais são as suas vantagens e desvantagens.

O que é o VoIP

VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP (Protocolos de Internet), ou seja, transforma sinais de áudio analógicos, como em uma chamada, em dados digitais que podem ser transferidos através da Internet. O método está cada vez mais presente com softwares que possuem a tecnologia, como SkypeFacebook Messenger, Viber e WhatsApp.

Apesar de ter ganhado destaque no mercado recentemente, a tecnologia surgiu no início da década de 1990 e chegou a ser considerada um fracasso por causa da baixa velocidade de transmissão de dados da época. Porém, com a popularização da Internet banda larga, a tecnologia passou a ganhar mais espaço e foi investido em qualidade de serviço para que o método se tornasse viável.

Como funciona

Para que esse método seja possível, o VoIP captura a voz, que até então é transmitida de forma analógica e a transforma em pacotes de dados que podem ser enviados por qualquer protocolo TCP/IP. Sendo assim, o primeiro passo é instalar algum software que permita a ação. Na prática, a transmissão pode ser feita de duas formas, de um computador para outro ou de um computador para um telefone convencional.



Quando a transmissão é feita entre computadores ou demais dispositivos com Internet, como smartphones, tudo que é falado no headset ou microfone é transformado em informação binária e transmitido através da Internet. Essa é certamente a maneira mais fácil e econômica de usar a tecnologia, já que você não paga nem pelas ligações internacionais de longa distância. Tudo o que você precisa é um app que execute a função, microfone, alto-falantes, placa de som e conexão com a Internet, de preferência a cabo ou com modem DSL.

Já se você usa o computador para fazer uma chamada para um telefone convencional, a voz também é transformada em informação, que passa pela Internet e é alterada para sinais analógicos, o que será recebido nas ligações, nas centrais telefônicas. Caso você queira usar o seu próprio telefone convencional para realizar chamadas com a tecnologia VoIP, também é possível.

Nesse caso, você irá precisar de um dispositivo de chamada ATA (adaptador telefônico analógico), um conversor analógico-digital que permite que você conecte um telefone comum ao seu computador ou sua conexão de Internet para poder usar o VoIP. O dispositivo pega o sinal analógico do seu aparelho telefônico e converte em dados digitais para transmissão pela Internet. Alguns provedores distribuem o ATA gratuitamente, enquanto, em outros, você precisa contratar o serviço.

Telefones IP

É muito comum a confusão entre VoIP e Telefonia IP, mas vale lembrar que eles são diferentes. Enquanto no VoIP utiliza equipamentos convencionais para fazer a transmissão de dados via Internet, os telefones IP são aparelhos específicos que se conectam diretamente à rede de computadores recebendo voz, dados e imagens. Eles se parecem com os telefones  comuns, mas utilizam conectores RJ-45, os mesmos das placas de rede de computadores, em vez do padrão telefônico RJ-11.



Vantagens e desvantagens

São várias as vantagens da tecnologia. Além de baratearem o custo das ligações telefônicas, o VoIP ainda permite que várias chamadas ocupam o mesmo espeço que é preenchido somente por um na telefonia tradicional. Na rede convencional, 10 minutos de ligação consumiam 10 minutos de transmissão a uma taxa de 128 Kbp/s, enquanto com VoIP a mesma ligação pode ocupar somente 3,5 minutos do tempo de transmissão a 64 kbp/s, deixando o restante livre para outras chamadas.

Porém, apesar dos benefícios, há também algumas desvantagens do método, como a dependência de Internet, que provoca diversos contras. Por exemplo, a qualidade da chamada irá depender de uma boa conexão e isso pode acabar atrapalhando, além de não poder contar com a tecnologia em situações de emergência nas quais não temos como ficar online. Ainda assim, o VoIP tem se tornado cada vez mais popular e mostra que vale a pena.

NBrasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), órgão responsável pela regulamentação de telecomunicação no país, esclareceu que um provedor VoIP não que fornece a rede, não precisa de licença para funcionar.


ClickPb

Dilma assina MP da renegociação das dívidas dos clubes de futebol

Resultado de imagem para dilma rousseff financial times
A presidente Dilma Rousseff assinou nesta quinta-feira (19) a medida provisória de refinanciamento das dívidas dos clubes de futebol.
Foram quase dois anos de discussão entre governo, clubes, parlamentares e atletas. Os clubes vão ter até 20 anos para pagar as dívidas com o Governo Federal, com abatimento nas multas e nos juros. Quanto menor o número de parcelas, maior o desconto.
Nos três primeiros anos, as parcelas mensais vão de 0,16% a 0,5% do faturamento anual do clube. Por exemplo, se ele arrecada cem milhões por ano, poderá pagar uma prestação entre R$ 166 mil e R$ 500 mil. Depois deste período, o valor restante será dividido em até 204 parcelas iguais.
O total da dívida dos clubes é de quase R$ 4 bilhões. E a medida provisória atende a todas as entidades desportivas profissionais, não só no futebol.
Durante a cerimônia, a presidente Dilma Rousseff destacou que o Brasil é um berço de craques. Que exporta talentos para o mundo. Mas que o futebol brasileiro foi colocado em xeque, não só pela derrota por sete a um para a Alemanha, na Copa do Mundo, mas pela grave situação vivida pelas equipes. Disse que a ajuda é necessária, mas exige contrapartidas.
“Estamos construindo, juntos, uma grande oportunidade para todos, para os clubes, que será saldar suas dívidas e se tornarem financeiramente saudáveis. Em troca, queremos a contrapartida, que é, também, para a melhoria da situação dos clubes: o cumprimento de regras de governança, transparência, responsabilidade fiscal, em um programa de saneamento sério e transparente”, afirma a presidente Dilma Rousseff.
Os clubes terão que publicar relatórios de prestações de contas e auditados por empresas independentes; pagar em dia todas as contribuições tributárias, previdenciárias, trabalhistas e contratuais, inclusive o direito de imagem dos jogadores; gastar, no máximo, 70% da receita bruta anual com a folha de pagamento do futebol profissional; manter investimento mínimo e permanente nas categorias de base e no futebol feminino; os dirigentes que praticarem gestão temerária, que causem prejuízos, serão responsabilizados.
Os clubes que aderirem ao financiamento só vão poder disputar campeonatos organizados por entidades que tenham mandato de até quatro anos para os dirigentes, com apenas uma reeleição. E os regulamentos das competições devem prever punições, que podem chegar até ao rebaixamento, para o clube que não apresentar as certidões negativas de débito a partir de 2016.
O presidente do Flamengo, representante dos clubes disse que as medidas vão dar um novo fôlego ao futebol.
“Eu acho que o principal são as medidas de responsabilidade que vão fazer com que todo mundo tenha que andar na linha, todo mundo vai ter que pagar imposto, todo mundo vai ter que pagar em dia os funcionários e isso dá uma certa igualdade para todo mundo. E o parcelamento é muito importante pra que os clubes possam se adequar à essa nova realidade”, diz o representante dos clubes, Eduardo Bandeira de Mello.
O Bom Senso Futebol Clube, que representa os jogadores, acredita que as medidas vão beneficiar clubes e atletas.
“Acredito que com essa medida vá fazer com que esse futebol torne a crescer, que os investimentos aconteçam dentro do futebol e que melhore para todo mundo”, afirma Dida, representante do Bom Senso FC.
A CBF não falou sobre a medida provisória porque está analisando o texto. A medida provisória vai ser publicada no diário oficial de sexta-feira (20) e começa a valer imediatamente. Mas ela precisa ser votada pelo Congresso Nacional em um prazo de até 120 dias.
Globo.com

França estuda proibir implantes nos seios após descoberta de novo tipo de câncer

Governo francês estuda proibir próteses mamárias após instituto relacioná-las a tumor no sistema linfático (Foto: Thinkstock/BBC)

Em razão das conclusões dos especialistas, o governo francês estuda atualmente a proibição de próteses mamárias no país.
Os pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer (INC) da França revelaram a existência de uma nova doença, o "linfoma anaplásico de grandes células associado a um implante mamário (LAGC-AIM)" e propõe que esse tipo de câncer seja incluído na classificação de doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).
"Existe uma relação claramente estabelecida entre o surgimento dessa doença e o uso de um implante mamário", diz o relatório do instituto francês. "Esse tipo de câncer não foi diagnosticado em nenhuma mulher sem próteses nos seios."
Os oncologistas franceses estimam que o risco desse linfoma nas mulheres com implantes mamários é 200 vezes maior do que na população feminina em geral.
Eles ressaltam, no entanto, que a frequência dessa complicação médica é muito baixa. Desde 2011, apenas 18 mulheres desenvolveram esse tipo de câncer na França (uma delas já morreu), segundo o INC.
Vigilância
O estudo foi realizado a pedido das autoridades francesas da área de saúde após o rápido aumento de casos desse tipo de câncer em um período relativamente curto.
Apesar do número de pessoas afetadas ainda ser bem limitado, o que preocupa as autoridades é a velocidade da progressão: o total de novos casos passou de dois em 2012 para 11 no ano passado.
A ministra da Saúde, Marisol Touraine, declarou nesta terça-feira que as mulheres com implantes nos seios "não precisam retirá-los" e nem devem ficar "excessivamente preocupadas".
"Nossa vigilância é total", disse a ministra, acrescentando que nenhuma marca de prótese mamária está sendo visada especificamente em relação à descoberta desse novo tumor.
Touraine também afirmou que as informações às mulheres que desejam colocar implantes nos seios será reforçada.

BemEstar

UFCG e empresa chinesa firmam parceria para pesquisa em telecomunicações

UFCG e empresa chinesa firmam parceria para pesquisa em telecomunicações

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) firmou parceria de quatro anos com uma das maiores fabricantes de equipamentos de telecomunicações, a empresa chinesa Huawei. 
Num primeiro momento serão desenvolvidos treinamento e qualificação dos estudantes, com cursos de um ano para cerca de 30 alunos em fase final do curso. A primeira turma começará no próximo mês. Também será trazido o conhecimento da Huawei sobre a área em questão, inclusive com a visita de engenheiros da empresa. Por fim, haverá a transferência de tecnologia em si, com a instalação de um laboratório no campus de Campina Grande para o ensino da área e execução de outros projetos e pesquisas.

"A empresa vem aprofundando as ações no Brasil, principalmente na área de pesquisa e desenvolvimento,  com parcerias no desenvolvimento de projetos em tecnologias inovadoras. A parceria com a UFCG se deve a maturidade da instituição em relação ao campo de computação em nuvem e ao grande potencial que a região em que está inserida apresenta", afirmou o gerente de pesquisa e desenvolvimento da Huawei no Brasil, Tito Ocampos.

Na UFCG, o programa será coordenado pelo professor Kyller Costa Gorgônio, que comemora a parceria. "Este programa é importante para nossos alunos pois possibilitará o acesso às tecnologias que darão suporte ao surgimento de aplicações inteligentes que irão facilitar a vida dos cidadãos. Essas aplicações vão desde sistemas para marcar consultas com seu médico online até sistemas complexos que podem reconfigurar o sistema de tráfego da uma cidade com base no fluxo de veículos. Isso possibilitará a esse aluno colocar-se mais facilmente em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo", diz.

Computação em nuvem

A computação em nuvem, ou cloud, é uma das grandes tendências do mercado global. Atualmente, todas as grandes empresas contam com soluções nessa área. E para que esse segmento tenha seu crescimento, é preciso que os ecossistemas em que atuam amadureçam, o que se alcança com pessoas treinadas e certificadas.

Click

Estudo liga amamentação a QI, salário e escolaridade mais altos

Pesquisadores acompanharam milhares de bebês até a idade adulta para pesquisar beneficios da amamentação (Foto: Thinkstock/BBC)

Um estudo científico identificou uma possível ligação entre a amamentação e a inteligência.
A pesquisa foi realizada no Brasil e acompanhou o crescimento de 3.500 bebês. Ela constatou que aqueles que foram amamentados por mais tempo tiveram desempenhos melhores em testes de QI na idade adulta.
Especialistas disseram que os resultados, apesar de não conclusivos, podem dar suporte à atual recomendação de que bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno por pelo menos seis meses.
Mas os pesquisadores dizem que as mães deveriam ter a chance de escolher se farão isso ou não.
As constatações do estudo foram publicadas na publicação especializada The Lancet GlobalHealth. Elas também apontam para outros fatores além da amamentação que podem ter impacto na inteligência – apesar dos pesquisadores terem tentado excluir fatores como a educação da mãe, renda familiar e peso no momento do nascimento.
O médico Bernardo Lessa Horta, da Universidade de Pelotas, disse que o estudo oferece uma abordagem única porque a amamentação tinha sido adotada por todos os segmentos sociais da população estudada, não apenas pelos mais ricos e educados.
A maioria dos bebês, independente da classe social, foi amamentada por períodos que variavam entre um mês e mais de um ano.
Aqueles que foram amamentados por mais tempo obtiveram melhores resultados em testes de inteligência na idade adulta.
Os pesquisadores também constataram que, em geral, eles tinham salários mais altos e atingiam maiores níveis mais elevados de educação.
Impacto a longo prazo
Amamentação ajudaria a evitar infecções durante a infância, segundo especialistas
Horta disse acreditar que o leite materno oferece vantagens pois é uma boa fonte de substâncias chamadas de ácidos graxos saturados de cadeia longa. Elas são essenciais para o desenvolvimento do cérebro.
Mas especialistas afirmaram que os resultados do estudo não são suficientes para confirmar essas teorias e mais pesquisas científicas são necessárias para explorar possíveis conexões entre amamentação e inteligência.
Kevin Fenton, diretor nacional de saúde e bem estar da agência governamental britânica de saúde pública, disse que há evidências fortes de que o leite materno fornece benefícios aos bebês – reduzindo, por exemplo, a incidência de infecções respiratórias e gastrointestinais durante a infância.
"Permanece o conselho de que a alimentação exclusiva por leite materno nos primeiros seis meses de vida beneficia a saúde dos bebês", disse ele.
"Mas nós reconhecemos que nem todas as mães escolhem ou são capazes de amamentar e por isso a fórmula infantil é a única alternativa ao leite materno para bebês com menos de 12 meses de idade", disse.
Janet Fyle, da organização Royal College of Midwives (entidade que representa as parteiras na Grã-Bretanha), disse que mães inexperientes precisam de auxílio para amamentar.
O médico Colin Michie, presidente do Royal College os Paediatrics and Child Health (a sociedade britânica de pediatria) afirmou: "Houve muitos estudos sobre a ligação entre a amamentação e o QI ao longo dos anos e muitos deles tiveram sua solidez questionada".
"Porém esse estudo tem grande força porque olha para uma série de fatores, inclusive para o nível de escolaridade e o patamar salarial aos 30 anos, além de abranger uma grande amostra da população".
"É importante ressaltar que a amamentação é um dos muitos fatores que podem contribuir para o futuro das crianças."

BemEstar

Água leva nutrição para as células, regula a temperatura e filtra impurezas

Resultado de imagem para pessoa tomando água
A água participa de todos os processos corpóreos, todos os sistemas precisam de água para funcionar e por isso é tão importante. A água leva a nutrição para todas as células; regula a temperatura do corpo e filtra as impurezas.
Quando falamos na ingestão de líquido, tanto faz se for suco, água, chá. Todos terão uma porção de água. Porém, beber água sem nada (nem gás) é permitir maior poder de solução e de dissolução.
Um adulto não deve ficar mais de 12 horas sem ingerir líquidos, explica a doutora Ana. Para um bebê, esse período diminui para seis horas. Nas crianças, os sinais de desidratação são: olhos fundos, falta de lágrima, boca seca e falta de xixi. Nos adultos: falta de saliva, dor de cabeça, coração acelerado, sonolência, tontura, cansaço.

BemEstar