sexta-feira, 19 de junho de 2015

Cartaxo nega orientar ataques a RC, mas questiona críticas de Renato Martins

Luciano CartaxoO prefeito Luciano Cartaxo (PT) afirmou, nesta quinta-feira (18), durante entrevista a emissora de rádio de João Pessoa, que não orienta seus aliados, nem os vereadores de sua base de sustentação na Câmara de Vereadores da Capital a atacar a administração dom governador Ricardo Coutinho (PSB), como vem se especulando nos bastidores da política paraibana.
“Não oriento nenhum vereador ou aliado a atacar ninguém. Meu foco é o trabalho”, afirmou.
A suposta incitação de Cartaxo estaria desagradando o governador Ricardo Coutinho, com quem o prefeito firmou aliança para as eleições estaduais do ano passado.
Apesar de negar qualquer tipo de provocação e estremecimento na aliança, Cartaxo questionou o posicionamento do vereador Renato Martins (PSB), que vem criticando constantemente a gestão municipal.
“”E os que eles dizem da oposição ferrenha feita pelo vereador Renato Martins. Com visitas diárias aos PSF’s e hospitais”, indagou.
As informações foram publicadas na coluna do jornalista Heron Cid, desta sexta-feira (19).
MaisPB

Edital do concurso para servidores da UFPB não sairá mais em junho

Edital do concurso para servidores da UFPB não sairá mais em junho O edital do concurso público para servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) não será publicado em junho como estava previsto. A pró-reitora adjunta de administração, Renata Paz, disse que ainda vai ser publicado o edital de concorrência para contratação da banca examinadora, mas esse processo tem sofrido atraso devido à greve dos servidores. Inicialmente, a previsão era que o edital fosse divulgado até o fim de abril, mas devido mudança no número de vagas, a estimativa passou para o mês de junho.
"Para nós que fazemos parte da licitação ainda não chegou nada para que a gente possa estruturar o edital e publicar. Estamos aguardando que a Comissão Interna se manifeste a respeito. Com a greve, os servidores que compõem essa comissão estão trabalhando de forma reduzida e é muito provável que isso atrase um pouco, não há uma data prevista", explicou a pró-reitora.
De acordo com Renata Paz, após a comissão interna organizadora do concurso enviar as exigências para licitação da empresa examinadora à pró-reitoria de administração, o edital de concorrência deve ser publicado no Diário Oficial da União, e num prazo de 60 a 90 dias, o processo de licitação deve ser finalizado. Mas esse processo depende do trabalho dos servidores que entraram em greve por tempo indeterminado no último dia 28 de maio.
A previsão é de que a universidade realize o concurso oferecendo mais de 150 vagas para os técnicos-administrativos que vão atender todos os campi da UFPB: o campus I [João Pessoa], o campus Areia, Bananeiras e Litoral Norte que compreende Rio Tinto e Mamanguape.  As vagas devem ser distribuídas em cargos de nível médio e superior e a contratação deve ser imediata. A realização do concurso foi anunciada pela reitora Margareth Diniz no início de março.
O último concurso realizado pela UFPB para técnico-administrativo ocorreu em 2012 e ofereceu 149 vagas.

Click

Prévia da inflação oficial tem maior taxa para meses de junho desde 1996


A prévia da inflação oficial ficou em 0,99% em junho, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior taxa para meses de junho desde 1996, quando ficou em 1,11%.
Com o resultado de junho, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) fechou o primeiro semestre com alta 6,28%, a maior para o período desde 2003, quando ficou em 7,75%. Em 12 meses, a taxa acumulada de 8,8% é a maior também desde 2003, segundo o levantamento.
Grupos
No mês de junho, o grupo de despesas pessoai foi o que apresentou o resultado mais elevado, de 1,79%, ante 0,18% no mês anterior.
Dos nove grupos pesquisados, outros cinco tiveram aceleração na taxa de inflação na passagem de maio para junho. Também ficaram maiores as taxas de alimentação e bebidas (de 1,05% para 1,21%), habitação (de 0,85% para 1,032%), artigos de residência (de 0,41% para 0,69%), transportes (de -0,45% para 0,85%), e educação (de 0,09% para 0,18%).
A menor taxa, por sua vez, foi registrada em comunicação, de 0,08%, abaixo dos 0,22% do mês anterior. Ficaram menores, ainda, as taxas de vestuário (de 0,8% para 0,68%) e saúde e cuidados pessoais (de 1,79% para 0,87%).
Despesas pessoais
Entre as despesas pessoais, o IBGE destaca a alta dos preços das loterais, de 37,77%, refletindo o ajuste nos preços das apostas da Caixa Econômica Federal no dia 18 de maio. Também pesou o item empregado doméstico, com alta de 0,65%.
Alimentos
Os destaques de alta entre os alimentos – que respondem a cerca de um terço do índice – vieram dos preços da cebola (40,29%), tomate (13%), cenoura (5,59%), batata inglesa (4,42%), carnes (1,63%), leite longa vida (1,24%), lanche (1,07%) e pão francês (0,98%).
Água e esgoto
Entre os itens que compõem o grupo habitação, a taxa de água e esgoto pesou mais, com alta de 3,76%, influenciada por reajustes em Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador.
Saúde
Já entre os itens de saúde os destaques de alta vieram dos preços dos artigos de higiene pessoal, com alta de 1,08%, e dos remédios, que subiram em média 0,76%.
G1

Biblioteca pública do Espaço Cultural reabre em João Pessoa

Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista, no Espaço Cultural, tem mais de 100 mil títulos no acervo (Foto: Max Brito/Divulgação)Após passar por uma reforma estrutural, a biblioteca pública do Espaço Cultural, em João Pessoa, reabre as portas para a comunidade a partir do sábado (20). A solenidade de reabertura vai acontecer nesta sexta-feira (19) e conta com uma programação cultural com a apresentação do grupo de canto lírico formado por alunos do Cearte e ainda performance da atriz Suzy Lopes inspirada na obra do patrono da casa, Juarez da Gama Batista. As atividades começam a partir das 19h.
O equipamento cultural conta com mais de 100 mil títulos no acervo, que dispõe, inclusive, de publicações datadas da época do descobrimento do Brasil. O fluxo de visitantes é estimado em 600 pessoas por dia. A capacidade da biblioteca acomoda 300 pessoas de uma única vez distribuídas nas mesas dispostas no salão e nas 36 cabines de estudo individual, de duplas e de grupos.

A biblioteca passou por melhorias estruturais com a renovação das instalações elétricas, nova pintura e acabamento. As cabines de estudo foram restauradas e também receberam tratamento acústico e ponto de internet que proporcionam mais conforto e concentração aos usuários. Além da reforma física, o acervo de mais de 100 mil livros passou por higienização específica.

Funcionamento
O ambiente estará aberto ao público de segunda a domingo. De segunda a sexta-feira, o funcionamento será das 7h às 19h. No sábado, o espaço estará aberto das 8h às 17h. Nos domingos, o expediente será das 8h às 13h. Apenas por dois dias a cada mês a biblioteca será fechada para manutenção. O fechamento será quinzenal, sempre aos domingos.

Click

Eduardo Cunha libera deputados do Nordeste para festas juninas


O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou nesta quinta-feira (18) que vai liberar deputados do Nordeste para participar de festas juninas. Os parlamentares da região não terão o salário descontado pelas faltas até as 19h de quarta-feira (24) da semana que vem, dia de São João.
Após assumir a Câmara em fevereiro, Cunha impôs um ritmo maior de trabalho, com sessões nas quintas-feiras e desconto de salário para quem faltar. Para evitar tensão com parlamentares nordestinos, o peemedebista assumiu o compromisso com líderes de flexibilizar a regra na semana que vem, por causa dos festejos tradicionais. A bancada do Nordeste soma 151 deputados de nove Estados.
O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) reclamou do acordo feito só para uma região. “São João é São João de Norte a Sul. Minas Gerais comemora São João. Ou essa casa ou se submete a essa regra ou não é uma Casa democrática”, disse. “Vossa excelência reclame para o seu líder, que fez o acordo”, rebateu Cunha.

Terra