terça-feira, 12 de maio de 2015

Movimento no aeroporto Castro Pinto tem aumento de 18,31% em 2015

Movimento no aeroporto Castro Pinto tem aumento de 18,31% em 2015O movimento de passageiros em 2015 no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, reflete o bom momento em que vive o turismo na Paraíba. Dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) apontam que nos quatro primeiros meses deste ano houve um aumento de 18,31% em relação ao mesmo período do ano passado. 
Se mantiver a média, o aeroporto deverá registrar 1,6 milhão de passageiros embarcando e desembarcando até o final deste ano. Em 2014, foram 1.327.284 passageiros. Em abril, o número de passageiros embarcados registrou uma alta de 25,57%, em relação ao mesmo período  do ano passado. Foram apontados 61.922 embarques em 2015 contra 49.312 em 2014. Já em relação ao número de desembarques, a Infraero registrou um crescimento de 22,49%, comparados os mesmos períodos. Foram 60.026 desembarques em abril de 2015 contra 49.006 registrados em abril do ano passado. 
O Castro Pinto  registrou um  movimento de 512.019 passageiros nos quatro primeiros meses do ano, enquanto que no mesmo período de 2014 havia sido registrada a passagem de 432.752 pessoas nos portões de embarques e desembarques. Os dados foram fornecidos pelas companhias aéreas que operam no aeroporto - TAM, Gol, Avianca e Azul - à Infraero. 
Repercussão - Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, os dados divulgados pela Infraero representam o sucesso das ações que o Governo vem realizando ao longo dos últimos anos. "Nada acontece por acaso", diz a executiva. Segundo a dirigente, a PBTur tem intensificado as ações junto aos agentes e operadores de Turismo do Brasil, promovendo uma série de capacitação do Destino Paraíba e, somente neste ano de 2015, mais de dois mil profissionais já foram treinados para vender os roteiros paraibanos. 
Para o gestor do Centro de Convenções de João Pessoa, Ferdinando Lucena, o bom momento do turismo paraibano vem na esteira do número de eventos que estão sendo realizados na capital paraibana. Dados divulgados pela Associação Nacional de Congressos e Convenções (ICCA) apontam que a cidade está em nona colocação no ranking nacional em realização de eventos internacionais no ano passado. "Há um movimento intenso em todos os setores produtivos do turismo paraibano, sem sombra de dúvidas, graças a uma série de ações que o trade tem desenvolvido nos últimos anos", atesta o executivo.

Secom-Pb

Desemprego chega a 10,8% e DF atinge 4ª pior taxa do país, diz estudo

Resultado de imagem para desempregotaxa de desemprego no Distrito Federal saltou de 8,7% para 10,8% entre a população economicamente ativa no comparativo dos primeiros três meses de 2012 com o primeiro trimestre de 2015 — a maior variação do país para o período. Isso foi o que mostrou um estudo do Conselho Federal de Economia (Cofecon), embasado na Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (PNAD Contínua).
A aumento no número de desempregados fez com que o Distrito Federal passasse do10º lugar para o 4º lugar entre as unidades da federação com pior taxa de desemprego do Brasil. Mas com relação ao rendimento médio mensal dos empregados, o Distrito Federal se manteve no topo entre as regiões brasileiras. Mesmo assim, o crescimento desse redimento médio entre os trabalhadores do DF, que foi de 3,8% para esse período, ficou abaixo da média nacional, em 6,1%. 
O estudo completo será apresentado na tarde desta terça-feira (12/5), às 14h30, durante uma coletiva de imprensa na sede Conselho Federal de Economia (Cofecon), localizado na Quadra 1 do Setor Comercial Sul (SCS).

CB

Pesquisa indica que quase 25% da população brasileira adulta têm pressão alta


Resultado de imagem para hipertensão
Pesquisa divulgada hoje (12) pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) indica que 24,8% da população brasileira adulta têm pressão alta.
Os números mostram que as mulheres são maioria nesse cenário. Elas respondem por 26,8% dos casos, enquanto os homens são 22,5% dos registros. A pesquisa mostra que a quantidade de hipertensos aumenta com o avanço da idade e com a diminuição da escolaridade.
Entre as capitais, Palmas (TO) apresenta o menor número de hipertensos no país, com 15,2%. Porto Alegre (RS) responde pela maior taxa, com 29,2% das pessoas adultas com hipertensão.
O estudo revela ainda que a população brasileira apresenta baixa percepção sobre o consumo de sal em excesso, já que 47,9% dos entrevistados consideram seu consumo de sal adequado. Apenas 2,3% admitem ter onsumo muito alto e 13,2% consumo alto.
A diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde, Deborah Malta, lembrou que doenças crônicas como a hipertensão respondem por 72% das causas de morte na população brasileira.
Segundo ela, os fatores de risco incluem o tabaco, consumo de álcool e a alimentação inadequada, como o alto consumo de sal, de carnes com gordura e de açúcar em excesso.

CMJP aprova relatório sobre Reforma Política e documento segue para o Congresso Nacional


Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, nesta terça-feira (12), o relatório elaborado pelo vereador-relator Lucas de Brito (DEM) como resultado dos trabalhos realizados pela Comissão Especial de Estudos sobre a Reforma Política, que discutiu, no âmbito municipal, as propostas sobre o tema pautado no Congresso Nacional. Agora, o documento será encaminhado para o deputado federal Marcelo Castro (PMDB/PI), relator da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados.

Entre as sugestões constantes no relatório, a Comissão Especial da CMJP sugere a adoção do modelo espanhol do voto distrital com distritos de média magnitude. Segundo Lucas de Brito, o modelo é superior ao voto distrital puro (modelo britânico e americano) e ao voto distrital misto (modelo alemão), por permitir que a representatividade das minorias não seja afetada. “Enquanto a almejada democratização dos partidos políticos não acontece, acreditamos que a divisão do município em conformidade com as zonas eleitorais já estabelecidas pela Justiça Eleitoral, para eleger mais representantes por área, é a melhor opção para a democracia brasileira”, explica.

No relatório, o vereador ainda destacou o trabalho da Comissão Especial na realização de audiências públicas abordando os principais pontos da Reforma Política. Os debates contaram com representantes do Ministério Público Federal, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba, da Universidade Federal da Paraíba, dos movimentos populares e de diferentes categorias profissionais, bem como do deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB/PB), membro titular da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados.

Do mesmo modo, a Comissão Especial também prestigiou debates protagonizados por outras casas legislativas, como na tentativa de encontro realizado na Assembleia Legislativa da Paraíba com o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB/RJ), presidente da Câmara dos Deputados; audiência pública organizada pelo vereador Napoleão Maracajá (PCdoB) em Campina Grande; e de Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal do Recife, com a presença do deputado federal Tadeu Alencar (PSB/PB), 3° vice-presidente da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados.

A sociedade pode participar da elaboração de propostas por meio de fóruns de discussão criados no endereço eletrônico da CMJP e do site institucional do parlamentar. Entre as propostas da população, por meio de pesquisa de opinião, estão o fim da obrigatoriedade do voto; fim da reeleição no Executivo, com aumento do tempo do mandato para cinco anos; e a unificação do calendário eleitoral. “Além de debater com a sociedade civil paraibana os tópicos em tramitação no Congresso Nacional, a Câmara Municipal formulou sugestões a serem apresentadas aos congressistas e, eventualmente, incluídas em forma de emendas ao relatório final que será apreciado em Brasília”, destaca.




CMJP

Por maioria de votos, contas de RC relativas a 2011 e a 2012 e de Maranhão referente a 2010 são aprovadas na AL

Por maioria de votos, contas de RC relativas a 2011 e a 2012 e de Maranhão referente a 2010 são aprovadas na ALAs três contas que estavam em pauta na Assembleia Legislativa da Paraíba referentes ao Governo Ricardo Coutinho (PSB) dos anos de 2011 e de 2012 e de José Maranhão (PMDB) relativas a 2010, foram aprovadas por maioria de votos no plenário da Casa, na sessão desta terça-feira (12), inclusive com o apoio da oposição.

As primeiras contas apreciadas foram às referentes ao exercício de 2012, do governador Ricardo Coutinho.

Nessa votação as contas foram aprovadas por 22 votos contra apenas seis (Frei Anastácio (PT), Camila Toscano (PSDB), Daniella Ribeiro (PP), Renato Gadelha (PSC), Janduhy Carneiro (PTN) e Tovar Correa (PSDB)).

Já as contas relativas ao exercício de 2011, também do governador Ricardo Coutinho, foram aprovadas por um placar um pouco menor - 20 votos contra oito da oposição.

Sobre a apreciação do exercício financeiro de 2010, cuja administração pertencia ao governador José Maranhão (PMDB), as contas também foram apreciadas e aprovadas por unanimidade, contando apenas com a abstenção do deputado Trócolli Jr (PMDB).

Essas contas foram as primeiras a serem votadas pelos deputados estaduais por meio do sistema do voto aberto.

Os três processos originários do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) já haviam passadopela Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) com pareceres favoráveis a aprovação.  

TOTAL FLEX

Os deputados que votam com a oposição, mas que, nessa votação, seguiram a orientação da bancada do governo na apreciação das contas do governador Ricardo Coutinho foram Manoel Ludgério (PSD), Caio Roberto (PR) e o Pastor Jutay Menezes (PRB).

A sessão desta terça-feira (12) ainda contou com a ausência dos oposicionistas Raniery Paulino (PMDB), Gervásio Maia (PMDB), Dinaldo Wanderley (PSDB), João Bosco (PSL) e Bruno Cunha Lima (PSDB).  


PB Agora 

Prefeitura lança concurso na PB para três níveis, com remuneração de até R$ 1,8 mil

Prefeitura lança concurso para três níveis, com remuneração de até R$ 1,8 milA prefeitura de Sousa, a km de João Pessoa, no Sertão do estado, lançou edital para concurso que deve preencher 18 vagas. A remuneração varia de R$ 866,73 a R$ 1.809,76, dependendo dos cargos e níveis de escolaridadeVeja aqui o edital.
Há vagas para professores, profissionais de saúde e engenheiro, para nível superior, e níveis médio e técnico em outras áreas. O procedimento de inscrição pode ser feito somente pela internet a partir do dia 18 de maio até 12 de junho e custa entre R$ 60 e R$ 80, dependendo da vaga pretendida.
Conforme o edital, a seleção será feita em duas etapas, sendo a primeira objetiva, de conhecimentos gerais e específicos, com caráter classificatório e eliminatório. A segunda etapa é de caráter classificatório e vai ocorrer por meio de prova de títulos.

Procon-JP autua as operadoras TIM, Vivo e Claro

Procon-JP autua as operadoras TIM, Vivo e ClaroO Procon-JP autuou as operadoras de telefonia TIM, Vivo e Claro por descumprimento de ofertas pré-contratuais e anúncios publicitários que previam apenas a redução da velocidade de navegação nos planos de internet, mas estão realizando a completa interrupção do serviço. As empresas foram autuadas por prática abusiva e propaganda enganosa e as multas, para cada uma delas, podem chegar a R$ 5 milhões.
 As empresas de telefonia tinham se comprometido com todos os Procons do Brasil, através de compromisso público, a não suspenderem o serviço ao término de contratos para a internet e, sim, diminuírem a velocidade do serviço. "Acontece que estamos recebendo denúncias de que está ocorrendo a interrupção do serviço, inclusive com a chegada de mensagens nos celulares de que o serviço será interrompido, contrariando o que ficou acordado com os órgãos de defesa do consumidor", esclareceu o secretário do Procon-JP, Helton Renê.
O secretário explica que o problema se instalou desde que as telefônicas começaram a anunciar o fim da velocidade reduzida da internet após o término dos planos contratados, ainda em 2014. "Os Procons do Brasil entendem que tal medida é abusiva, porque fica caracterizada uma transgressão ao Código de Defesa do Consumidor (CDC)". Ele esclarece que o Procon-JP autou a TIM, Claro e Vivo baseado nos artigos 37 (propaganda enganosa) e 39 (prática abusiva) do CDC.

Click

Mulher invade funerária e esfaqueia corpo de ex-namorado morto

Mulher invade funerária e esfaqueia corpo de ex-namorado mortoA americana Shaynna Sims, de 26 anos, está sendo acusada de invadir uma casa funerária e cortar o corpo de seu ex-namorado com uma faca. Ela foi detida pela polícia e deve responder por vandalizar o cadáver na cidade de Tulsa, em Oklahoma, nos Estados Unidos.
O gerente da empresa onde o corpo estava logo acionou as autoridades para relatar o ocorrido. Ele disse que um membro da família havia reclamado do fato de o corpo estar completamente desfigurado. O ataque aconteceu quando o corpo já estava dentro do caixão.
A polícia recuperou uma faca, tesoura e um cortador que foram usados no ataque de Sims. John Wilson, um agente funerário que trabalha no local, disse que jamais viu nada parecido em todos os anos de trabalho no ramo. As informações são do jornal Metro.

Extra.Globo

Estiagem provoca perda de quase 100% da safra na região de Patos, no Sertão da Paraíba


chuva irregular provocou a perda de quase 100% do plantio realizado esse ano (2015) na zona rural de Patos. A informação foi repassada na manhã desta segunda-feira (11/05) ao repórter Higo de Figueiredo (Rádio Espinharas), pelo secretário de agricultura do município de Patos, Sebastião dos Santos Lima.
Segundo o secretário, a perda chega quase a totalidade em algumas localidades. As principais culturas da região, como milho e feijão, foram completamente atingidas pela falta de chuva no momento de suas formações.
A inexistência da colheita passa dos 80% para muitos agricultores de Patos. Para eles (agricultores atingidos), a secretaria já trabalha para incluí-los no Programa Segura Safra, do Governo Federal, que tem a finalidade de liberar parcelas ao longo do ano, com o objetivo de amenizar os efeitos da estiagem.
Com relação a pastagem para o rebanho, Sebastião adiantou que a situação é melhor, pois mesmo irregular a chuva deixou uma fina camada de vegetal para os animais.

Click

Juiz acusado de baixar calças na frente de promotora em CG se defende



Juiz acusado de  baixar calças na frente de promotora em CG se defendeEm entrevista à TV Paraíba, o juiz Bartolomeu Correia confirmou se justificou das acusações de que teria baixado as calças na frente de uma promotora, após audiência no Fórum Afonso Campus em Campina Grande. Demonstrando estar tranquilo, o magistrado esclareceu o porquê de ter baixado as calças. Ele disse que só tentou compartilhar a sua dor com a colega, pois recentemente sofreu um acidente de moto, e mesmo ferido foi trabalhar, visto que não tinha outro juiz para substituí-lo.

“Nós começamos a conversar a respeito do assunto que foi um acidente de motocicleta que eu sofri e houve a curiosidade de saber o quanto eu sofri e eu quis compartilhar com todos a dor que eu estava sentindo, que naquela data, na semana passada, eu ainda estava com todos os ferimentos. Como ela própria mostrou no documento, eu mostrei apenas a lateral da minha perna”, relatou.

O procurador-geral de Justiça Bertrand Asfora explicou que vai encaminhar a denúncia para o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ), que é o órgão responsável por investigar a conduta de magistrados. A assessoria de imprensa do TJ informou que, até as 16h30 desta segunda-feira (11), não recebeu o documento.


Ele pediu desculpas, por ter mostrado uma arma a promotora e explicou que todo magistrado anda armado e que não quis deixar o objeto no carro porque o veículo estava sendo lavado. “Não uso bala na agulha. Coloquei do lado do meu birô, do meu lado, sem nenhuma ameaça a ninguém", disse.

O presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, Horácio Melo, disse que o juiz deve ter o direito de se defender e que vai esperar a apuração dos fatos para só então se manifestar sobre esse caso.  

A promotora de Justiça fez uma denúncia formal ao Ministério Público da Paraíba contra o juiz Bartolomeu Correia Lima Filho, de Campina Grande. No documento ela pede ao procurador Geral de Justiça da Paraíba, Bertrand Asfora, que o Ministério Público tome providências contra o juiz Bartolomeu Correia Lima Filho por conduta inadequada do magistrado.

Segundo a 22ª promotora de Justiça Auxiliar, Elaine Cristina Pereira Alencar, o juiz presidente mostrou uma arma para os presentes durante uma sessão ordinária da 2ª Turma Recursal da comarca de Campina Grande, no Fórum Affonso Campos, e, em seguida, baixou as calças para mostrar alguns machucados resultantes de um acidente de moto. Conforme documento encaminhado ao Ministério Público, o caso ocorreu na última sexta-feira (9).

Na sala do Fórum, estavam a promotora que fez a denúncia e uma servidora pública. No documento, a promotora descreve que “no início da sessão, o juiz lançou de arma de fogo (modelo Pistola) que trazia consigo; demuniciou a arma, e passou a exibi-la aos presentes. Após alguns relatos sobre a aquisição e manuseio da arma, o Sr. Bartolomeu Correia colocou a arma sobre a mesa de reunião, ao lado do pente com as munições".

O outro incidente aconteceu quando os presentes aguardavam a conclusão da digitação da ata de reunião, segundo a promotora Elaine. "Escutávamos breve relato feito pelo senhor juiz presidente referente a pequeno acidente de moto que sofrera há poucos dias e lhe deixou algumas machucaduras. Em dado momento, o senhor juiz presidente levantou-se de seu assento e posicionou-se ao lado da mesa de reunião, desabotoou as fechaduras da calça e deixou-a cair ao chão", relatou no documento. Ela ainda explicou que a justificativa do magistrado foi de exibir as lesões que ele sofreu na lateral da perna direita.


PbAgora

Empresário dá US$ 1 milhão a 'melhor professor do mundo'

 Indiano Sunny Varkey diz querer recuperar o status e o reconhecimento que a docência um dia já teve  (Foto: BBC)Neste ano, o vencedor foi a americana Nancie Atwell que anunciou que iria doar o dinheiro para sua escola, no Estado americano do Maine.
Entre os que participaram da premiação, estavam o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e o bilionário Bill Gates, que parabenizou Atwell por videoconferência.
O fundador e financiador do projeto é o indiano Sunny Varkey, que diz querer recuperar o status e o reconhecimento que a docência um dia já teve, além de dar à profissão um pouco de brilho e glamour.
No entanto, Varkey lembra que antes de lançar a iniciativa quase todos lhe disseram que sua ideia era terrível.
O empresário ouviu de muitas pessoas que dar um prêmio em dinheiro a um professor seria tratá-lo como uma estrela de cinema ou um banqueiro e, portanto, contra o espírito da educação.
Mas ele ignorou as críticas e seguiu seu instinto.
'A profissão mais importante'
"A docência é a profissão mais importante do mundo e deve ser respeitada como tal", defende Varkey.
Ele diz ficar irritado ao ver como as celebridades dos reality shows têm mais espaço nos meios de comunicação que as pessoas que realmente influenciam vidas, como professores.
Segundo Varkey, seguir seus instintos, apesar das críticas que recebeu, era agir como um verdadeiro empreendedor.
"Tem sido a história da minha vida", diz ele.
O multimilionário de origem indiana, que vive em Dubai, é um dos empresários mais bem sucedidos do mundo na área da educação.
O grupo comandado por Varkey administra escolas públicas e privadas em 14 países, a maioria delas no Golfo Pérsico, embora seu "império" se estenda também por Oriente Médio, Ásia, África, Europa e Estados Unidos.
Agora ele planeja expandir suas operações para mercados como o Extremo Oriente, América Latina e África.
História
Pais de Varke eram professores cristãos que emigraram para Dubai em 1959 da região de Kerala, no sul da Índia (Foto: BBC)
professores cristãos que emigraram para Dubai em 1959 da região de Kerala, no sul da Índia (Foto: BBC)

Varkey leva a educação em seu sangue.
Seus pais eram professores cristãos que emigraram para Dubai em 1959 da região de Kerala, no sul da Índia.
"Chegando aonde chegamos foi uma tarefa hercúlea", lembra ele.
A família viajou de barco para o Golfo e ali lançou um negócio de aulas particulares, abrindo, logo depois, uma escola para a comunidade local de indianos.
Sendo o mais jovem, Varkey ajudava a dirigir o ônibus escolar.
"Eu me lembro do respeito com que eles (alunos) tratavam meus pais. Na Índia, os professores também são muito respeitados".
No entanto, ele diz estar "chocado" com a perda de status da docência ultimamente.
"Por trás de primeiros-ministros, presidentes e cientistas, há professores que não são percebidos por ninguém", adverte ele.
Quando em uma ocasião pôde participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, afirma ter notado o mesmo desdém da elite política. "Ninguém falou sobre professores e educação".
Varkey criou o prêmio em Dubai, uma cidade que fala vários idiomas e não deixa nada passar em branco.
A primeira cerimônia de premiação atraiu líderes mundiais, e alguns dos finalistas chegaram a se encontrar com o papa Francisco, no Vaticano.
Para Varkey, a mensagem é que o ensino não deve ser sempre um "desconhecido".
Falta de professores
Falta de professores é problema em países em desenvolvimento
No entanto, em grande parte do mundo em desenvolvimento, um dos grandes problemas das escolas é a falta de professores.
A ONU advertiu que, nos próximos 15 anos, serão necessários mais de 4 milhões de professores de níveis primário e secundário somente na África subsaariana.
Varkey, que é embaixador da boa vontade da Unesco, o braço das Nações Unidas para educação, financiou o treinamento de 12 mil professores em Uganda por meio de sua fundação e planeja expandir esse número para 250 mil.
A meta é ousada: para cada estudante privado a quem é dada instrução, o objetivo do empresário é educar outros 100 alunos de escolas públicas.
Seu grupo também tem uma unidade de inovações, na qual testa o uso de novas tecnologias na sala de aula para melhorar o processo de ensino ou ajudar os professores a chegar a mais alunos.
"A tecnologia tem feito muito para as outras indústrias e eu acho que a educação será adicionada à lista; é só uma questão de tempo", conclui.

G1