quarta-feira, 18 de março de 2015

PRENÚNCIO? Estela Bezerra acredita que paraibanos estarão em lista de políticos envolvidos na CPI do HSBC

PRENÚNCIO? Estela Bezerra acredita que paraibanos estarão em lista de políticos envolvidos na CPI do HSBC

A deputada estadual Estela Bezerra, do PSB, casou polêmica em comentário a respeito da CPI do HSBC. de acordo com a parlamentar o escândalo do HSBC é de grande proporções e deve repercutir também no cenário político paraibano. “Vai atingir políticos e empresários de todo oBrasil e a Paraíba está inserida com certeza”, garante Estela Bezerra.

Na opinião da socialista, as investigações irão confirmar o envolvimento de paraibanos no escândalo e, segundo ela, será muito ruim para o estado. “Eu tenho defendido sempre a autoestima do nosso estado. Um estado que está dando exemplo de equilíbrio econômico e isso não se faz apenas com o governo, isso se faz com os segmentos político, empresarial e trabalhador”, destaca a parlamentar.

A ex-secretária de comunicação da gestão RC concluiu dizendo que “infelizmente a desonestidade tem desvitalizado o Estado e a sociedade de evoluírem e de produzirem equidade”.

Entenda

O pedido de CPI foi feito pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que diz ser necessário investigar irregularidades praticadas pelo HSBC na abertura de contas, em que mais de U$ 100 bilhões foram potencialmente ocultados ao Fisco de mais de 100 países, dentre os quais há cerca de 8 mil brasileiros, com uma estimativa preliminar de mais de US$ 7 bilhões, que se furtaram a cumprir suas obrigações tributárias, evidenciando a potencial prática de crimes que vão de evasão de divisas a inúmeras fraudes fiscais.

O escândalo veio a público com o vazamento de informações sobre supostas contas na Suíça do banco e foi chamado de SwissLeaks. No pedido de abertura da chamada CPI do HSBC, o senador Randolfe apelidou o caso de “Suiçalão”, numa alusão ao “mensalão”.

Segundo Randolfe, o que há é um esquema de acobertamento de uma instituição financeira. “O esquema beneficiou mais de 106 mil correntistas, de mais de 102 nacionalidades, e cuja monta total de recursos manejados perfaz um cifra superior a U$ 100 bilhões, entre o período de 1998 a 2007, em que 8.667 deste total são de brasileiros”, diz o requerimento.



PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário