quinta-feira, 26 de março de 2015

De novo: obrigatoriedade do extintor ABC é prorrogado

De novo: obrigatoriedade do extintor ABC é prorrogado

E a polêmica em torno da obrigatoriedade dos veículos terem que estar equipados com extintores do tipo ABC ganha novo capítulo. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) emitiu uma nota confirmando a informação que foi divulgada recentemente e confirmou a prorrogação do prazo para obrigatoriedade do uso dos extintores ABC. Depois de ser adiado no início do ano, o prazo para exigência do equipamento sofre o segundo adiamento seguido.
nova data para que todos os veículos em circulação no país apresentem os extintores do tipo ABC é o dia 1º de julho. Dessa forma, até a data limite nenhum motorista poderá ser multado por não contar com o dispositivo. A medida, mais uma vez, foi ocasionada pela escassez do produto nas lojas.
Os extintores ABC substituem os BC que são capazes de combater apenas chamas causadas por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos (bateria, fiação, etc.). Os novos, por sua vez, são eficazes também para eliminar chamas que se propagam por materiais sólidos, como bancos, tapetes, papel e painéis do carro. O mais antigo tem validade de três anos, com direito a uma recarga, enquanto o novo vale por até cinco anos, sem reabastecimento.
Vale salientar que a medida foi anunciada em 2009, tornando obrigatório que todos os carros novos saíssem de fábrica com o extintor ABC. Os modelos mais antigos é que têm de se adequar à nova regra. Conduzir veículo sem equipamento obrigatório é infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme define o Código de Trânsito Brasileiro.

Click

Nenhum comentário:

Postar um comentário