quarta-feira, 11 de março de 2015

Integrantes do MST realizam protestos em vários pontos da Paraíba

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizam protestos em vários pontos da Paraíba na manhã desta quarta-feira (11). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), até as 10h20, os manifestantes interditavam sete trechos de rodovias no Estado, cada um com cerca de 50 manifestantes ocupando os dois sentidos da via. Mas o próprio movimento informou que são 11 pontos de interdição.

Segundo a PRF, há 50 manifestantes em cada ponto de interdição do protesto do MST na Paraíba (Foto: Plínio Almeida/TV Cabo Branco)

As interdições, de acordo com a PRF,  acontecem entre os municípios de Monteiro eSumé, no Cariri paraibano, na cidade de Sobrado, na Zona da MataRemígio, no Agreste; nos municípios de SousaPatos, Olho D'água e Condado, no Sertão paraibano. Já o MST afirma que também está em Alhandra, Campina Grande, Taperoá e Queimadas.
As manifestações começaram por volta das 7h e o trânsito está parado nas estradas. A PRF explica que a manifestação é pacífica e que agentes estão nos trechos interditados para garantir a segurança dos manifestantes e orientar os motoristas. Por volta das 10h40, uma equipe da TV Cabo Branco esteve em Sobrado e confirmou que os manifestantes estavam liberando os veículos para que seguissem viagem, abrindo o fluxo durante cinco minutos em cada sentido.
Segundo Augusto Belarmino, da coordenação do MST na Paraíba, "as manifestações aderem a uma pauta nacional em busca da efetivação da reforma agrária e contra o modelo de produção transgênica". Ele  disse que havia onze pontos de interdição de estradas federais e estaduais em toda a Paraíba e que a mobilização deve continuar até que o Ministério das Cidades dê alguma resposta às reinvindicações.
Prevenção
Desde o início da manhã, uma equipe de 60 policiais militares em dez viaturas se posicionaram ao redor do quarteirão em que funciona o Centro Administrativo do estado. Segundo a polícia, o grupo se preparou para uma possível mobilização do MST no local.
Mulheres
Na terça-feira (10), um protesto do MST interditou por seis horas os dois sentidos da Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa. O grupo realizou uma manifestação em frente às agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. O protesto teve como objetivo exigir que a Caixa libere recursos para a construção das casas nos assentamentos rurais.
As mulheres estão acampadas na sede do Incra, em João Pessoa, desde então e nesta quarta-feira (11), uma comissão deve participar de uma reunião na Granja do Governador às 10h para discutir a pauta com o governo do estado.
Polícia reforçou segurança no Centro Administrativo estadual, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário