segunda-feira, 11 de maio de 2015

Tecnologia exclusiva no país auxilia no trabalho de vistoria veicular na PB


Desde janeiro deste ano, o serviço de vistoria e inspeção de veículos está mais ágil, prático e seguro na Paraíba, graças a tecnologia exclusiva adotada pelo Detran/PB em parceria com o Registro Nacional de Vistorias e Inspeções (Renavin): o Scanvin. Com isso, são 12 postos instalados em todas as regiões do Estado, oferecendo uma vistoria completa com duração média de 8 a 15 minutos.
O Scanvin é um equipamento utilizado nos Estados Unidos e em outros países de primeiro mundo, que permite a leitura espectral de imagens de chassis e motor veicular gravados em superfícies metálicas, ferrosas ou qualquer tipo de estrutura. Ele utiliza feixe de luzes de LED ultravioleta e brancas, garantindo a leitura da imagem e permitindo maior visão no momento da coleta dos códigos de identificação do veículo.
A tecnologia de luzes de LED ultravioleta faz a conversão da imagem em espectrograma, e as luzes de LED brancas realizam a leitura correta dos códigos de chassi e motor em qualquer ângulo, facilitando o trabalho do técnico. Assim, o Scanvin traz a visão exata dos códigos e transfere os dados para um módulo de processamento. Este equipamento vem configurado para fazer a leitura de dados de modelos nacionais e importados, e identifica, nanometricamente, se existe diferença na gravação do código do chassi na peça.
Com a imagem coletada, o aparelho envia os dados para o sistema gestor do Renavin. Nele, os dados são analisados e, caso não haja conformidade das informações, o equipamento dispara um alarme, indicando que o chassi ou motor do veículo não estão válidos.
A tecnologia Scanvin, vistoria óptica espectral, permite a leitura dos códigos de chassi e motor do veículo, validando com o padrão mundial de montagem. O equipamento identifica os indícios de fraudes ou adulterações nos veículos, fazendo em minutos o trabalho de três áreas distintas: vistoria, sistema e auditoria.
Com isso, a perícia feita pelo Instituto de Polícia Científica (IPC) - exame químico metalográfico - só é necessária quando encontrado algum indício de crime no veículo.
Com alto padrão de tecnologia, rapidez e colaboradores qualificados, o Renavin traz para a Paraíba excelência de atendimento ao consumidor, assim como praticidade e comodidade.
Roubo de carros cresce 13% ao ano
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, referente a 2013, o roubo de veículos no Brasil aumentou quase 13% em um ano. O levantamento mostra que quase 229 mil veículos foram roubados no país naquele ano. Ou seja, a cada hora, 26 veículos desaparecem das ruas do Brasil.
Os carros roubados no Brasil têm três destinos principais: 1) São desmanchados para abastecer o mercado clandestino de peças usadas, 2) Adulterados e revendidos no mercado interno, 3) São levados para países vizinhos (lá são vendidos ou trocados por drogas ou armas).

Click

Nenhum comentário:

Postar um comentário