quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Número de delegacias caiu 8% no Brasil de 2009 a 2014; na PB existe uma para cada 423 habitantes


Resultado de imagem para delegacias na paraibaA Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que a quantidade de delegacias no País caiu 8%, passando de 4.660 em 2009 para 4.283 em 2014. Das 27 unidades da federal, 8 não possuem Plano de Segurança Pública e 8 não têm plano de redução e prevenção de acidente. O levantamento foi divulgado nesta ontem (26/8). Outro dado interessante aponta que na Paraíba existe 1 PM para cada 423 habitantes.

A publicação mostra que, de 2009 a 2014, quase dobrou o número de municípios que apresenta estrutura específica para essa área. Todas as unidades da federação dispõem de um órgão estadual para o setor. Segundo o estudo, apenas 6,8% dos municípios têm unidades de cumprimento de medidas socioeducativas para menores (como internação), o que faz com que os jovens fiquem longe de suas famílias em muitos casos.

O levantamento mostra também que 14,9% dos municípios não possuem qualquer órgão responsável por receber, registrar e acompanhar violações de denúncias de violação de direitos humanos, como ouvidorias e serviços de defesa do cidadão.

O Estado é o 2º do Nordeste e o 10º do Brasil com melhor índice de PMs por habitantes. O problema é que o efetivo não é distribuído corretamente. O secretário Cláudio Lima (Segurança) disse que mais 520 PMs vão entrar na corporação em novembro Paraíba é o 2º Estado do Nordeste e 10º do Brasil com paraibanos 1 PM melhor índice de policiais militares por habitantes, a proporção é de um para 423. São 9.263 PMs. Apenas 700 mulheres compõem o quadro.

O destaque negativo é que o Estado, junto ao Rio Grande do Norte e Mato Grosso, aparece como não tendo plano de distribuição regional do efetivo, que leva em conta a densidade demográfica, incidência da criminalidade, existência de presídios, fronteira e polos industrial e comercial. 

Pbagora

Nenhum comentário:

Postar um comentário