Essa data pouco conhecido e difundida foi instituída em 11 de maio de 1934 por Getúlio Vargas, através do decreto 24.224. Segundo a versão oficial, a opção pelo dia 13 se deu por conta da inauguração da primeira rodovia no país totalmente pavimentada com placas de cimento, que aconteceu exatamente no dia 13 de maio de 1926. Essa rodovia fazia a ligação entre a então capital do país, Rio de Janeiro, à cidade de Petrópolis.
Ainda existe uma segunda versão sobre a data. Alguns historiadores e estudiosos acreditam que a data foi escolhida para comemorar a produção do Belcar, tido como o primeiro carro de passeio brasileiro. O modelo da Vemag - Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. teria motor 1.0 de dois tempos com bloco da também verde-amarela Sofunge. A unidade número um do automóvel teria saído da linha de produção em 1958, ou seja, 24 anos depois do decreto de Getúlio Vargas.
Hoje, o país tem mais de 45 milhões de automóveis em circulação no território nacional, e produz mais de 3 milhões de veículos por ano, colocando o Brasil entre um dos 5 maiores produtores automotivos mundiais e provando que mesmo sendo considerado um dos maiores poluidores do planeta, ainda é um objeto cultuado e cobiçado nos dias de hoje, não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

Click
Nenhum comentário:
Postar um comentário