segunda-feira, 16 de março de 2015

Obras da ‘Praça dos Três Poderes’ serão refeitas pela 3ª vez por erros da construtora

As obras de reforma da Praça João Pessoa, localizada no Centro da Capital, serão refeitas mais uma vez. É que a Prefeitura Municipal identificou, pela terceira vez, falhas na construção, que está sob os cuidados da Alliance construtora. A informação foi revelada nesta segunda-feira (16) pelo jornalista Heron Cid, colunista do jornal Correio da Paraíba. 

A Alliance realiza a obra no regime de contrapartida social. De acordo com o colunista, a Prefeitura Municipal de João Pessoa estuda cassar as licenças da construtora. O motivo são os supostos erros na obra, que impedem a conclusão da reforma da Praça.
Popularmente conhecida como “Praça dos Três Poderes”, a Praça João Pessoa é um dos principais cartões postais da capital paraibana. O espaço exige cuidados especiais por estar inserido no perímetro de tombamento do Centro Histórico, delimitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

O projeto
O prefeito Luciano Cartaxo fez o anúncio da reforma em julho do ano passado. Na ocasião, ele revelou que a intervenção contaria com investimentos de cerca de R$ 510 mil. 

O projeto tinha a previsão da instalação de novos bancos e a manutenção dos já existentes, e a reparação dos postes e luminárias, além de uma total restauração do monumento central. Os canteiros também seriam arborizados e ganhariam novas palmeiras imperiais, retomando o paisagismo original.

O projeto ainda afirmava a reforma do piso, que seria padronizado com ladrilho hidráulico (20 cm x 20 cm) nas cores cinza claro e cinza escuro. Também seriam substituídos todos os meios-fios, e feita a manutenção das grades de contorno dos canteiros.

História
A Praça foi inaugurada em 1803. Na época, era tratada como o jardim público da cidade e denominada de Praça Comendador Felizardo. Atualmente, o local é conhecido como Praça dos Três Poderes, devido à localização estratégica, tendo em seu perímetro as sedes dos poderes Executivo (Palácio da Redenção), Legislativo (Assembleia Legislativa) e Judiciário (Tribunal de Justiça da Paraíba).

Wscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário