quarta-feira, 15 de abril de 2015

Governadores querem royalties e ICMS eletrônico para estados do Nordeste


Ricardo Coutinho, durante reunião da bancada com os governadores do NordesteOs governadores do Nordeste, liderados pelo governador paraibano Ricardo Coutinho (PSB), decidiram, durante reunião na manhã desta quarta-feira (15), com toda a bancada federal nordestina em Brasília, no auditório Nereu Ramos na Câmara Federal, que irão formar uma comissão para acompanhar os projetos de Leis que estão em tramitação no Congresso e são de interesse comum para a região.
Na reunião, também ficou decido que os governadores irão se reunir, na tarde de hoje, com a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia, para discutir ação que garante a divisão dos royalties obtidos com a exploração do petróleo do pré-sal entre Estados produtores e não-produtores.
Com relação à coletânea de Leis, o secretário de representação Institucional em Brasília, Lindoldo Pires (DEM), explicou que o objetivo da comissão, que será composta por um senador, um deputado federal e um representante dos governos estaduais, é acompanhar a votação de projetos de interesse dos estados do Nordeste.
Lindolfo citou como exemplo o projeto do ICMS eletrônico, que será apreciado na Câmara dos Deputados já nesta quinta-feira (16), e determina que o “tributo seja destinado para o estado onde o produto foi vendido e não onde foi comprado”.
“Hoje a Lei funciona da seguinte forma: se o consumidor paraibano, por exemplo, compra uma geladeira pela internet em São Paulo, o imposto vai para São Paulo. Os estados nordestinos não consideram esta forma de tributação correta. Queremos que o ICMS venha para onde a venda aconteceu”, comentou.
“O objetivo é que a nossa bancada fique atenta, com este Fórum permanente, tentando sensibilizar os demais deputados e senadores do Brasil, a votarem em matérias de interesse do Nordeste”, acrescentou.
Lindolfo revelou também que a próxima reunião das bancadas com os governadores do Nordeste acontecerá em Natal (RN), no dia 08 de maio.
Ao todo, a bancada nordestina é composta de 177 parlamentares: 150 deputados e 27 senados.
Os temas discutidos na reunião foram referentes a investimentos no Nordeste nas áreas de saúde, turismo, segurança e seca.

MaisPb

Nenhum comentário:

Postar um comentário